Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: 8 estratégias para as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação

por Giovana Murça em 01/11/19 1,1 mil visualizações

No próximo domingo (03), é o primeiro dia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma maratona de 90 questões e uma redação em 5 horas e 30 minutos. Se você pensou que o Enem é uma prova de resistência, você acertou!

Para você fazer o Enem de boa, a Revista Quero conversou com vários professores do Anglo Vestibulares e lançou o Esquenta Enem, uma série de vídeos com revisões de todas as matérias. Se inscreva gratuitamente no botão abaixo:

Se inscreva no Esquenta Enem

Infelizmente, não adianta só se garantir nos conteúdos, é preciso entender a melhor forma de se fazer essa prova longa e cansativa. Para você arrasar nesse primeiro dia de maratona, confira 8 estratégias de prova para Linguagens, Ciências Humanas e Redação!

Antes de tudo, se garanta antes da prova: Checklist do Enem: tudo o que você precisa saber antes de sair de casa

1. Leia o tema de redação primeiro

Ao abrir a prova, a primeira tarefa que você tem a fazer é ler o tema de redação e os textos de apoio. Muitos professores recomendam que você faça a redação antes das questões. Mas, mesmo que você não faça a redação primeiro, ao ler pelo menos o tema, você poderá pensar em ideias e argumentos para seu texto enquanto responde às questões. Lembre-se que você deve fazer sua redação em até 1h30 para não prejudicar o resto da prova.

Baixe gratuitamente o Guia sobre a Redação do Enem

2. Não perca tempo na interpretação de texto

A prova de Linguagens e Ciências Humanas é uma prova com muitos textos e de caráter interpretativo. Ou seja, em muitas questões não será testado o conteúdo em si, mas a sua habilidade de interpretar os textos.

Antes de começar a ler o texto, veja o que a questão pede, muitas vezes não será necessário ler o texto inteiro. Nos casos em que seja necessário ler o texto de fato, é preciso manter a concentração e agilidade para não ler o texto mais de uma vez e perder tempo.

Para não perder tempo nessa leitura, a dica é ler primeiro a referência do texto, para você entender sobre o que o texto se trata, e depois ler o trecho grifando as palavras-chave. A resposta de muitas questões é simplesmente o resumo da ideia central do texto. 

3. Responda de acordo com o texto

Sabe quando você fica em dúvida entre duas questões aparentemente certas? Para esses casos, o conselhos dos professores é que você escolha a alternativa que diz algo verdadeiro de acordo com o texto e não com sua visão de mundo. “Quando o enunciado pede o que está de acordo com o texto, a questão não é se aquilo é verdade ou mentira, mas se o texto diz aquilo”, enfatiza Henrique Braga, professor de Português do Anglo Vestibulares.

4. Comece pelas questões mais fáceis

Por conta do sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI) usado no Enem, sua prova deve haver uma coerência. Portanto, não irá adiantar acertar as questões difíceis e/ou médias e errar as consideradas fáceis. Comece sempre pela disciplina que você tem mais facilidade e que, provavelmente saberá responder melhor.

Veja: Nota do Enem: como funciona a TRI

Para evitar que você erre as questões fáceis por desatenção, cansaço ou falta de tempo, use a técnica “pega-varetas”, em que você deve fazer três leituras da prova. Na primeira leitura, resolva as questões fáceis e que levam menos tempo; na segunda responda às de nível médio; e, por fim, faça uma última leitura da prova para tentar fazer as questões mais difíceis. 

5. Não insista em questões

Menos de um minuto é o tempo que você irá levar para identificar se sabe ou não responder à questão. Se a resolução for demorar mais de três minutos e você ainda estiver na primeira leitura da prova, passe para a próxima questão. O mesmo vale para quando ocorrer um “branco” em sua mente, mantenha a calma e continue a prova. Ao voltar na questão depois, você saberá melhor quanto tempo tem para fazê-la e poderá ter se recordado do seu conteúdo.

esquenta enem estrategias linaguagens ciencias humanas redação

6. Saiba chutar

Em algumas questões será necessário dar o famoso chute. Mas, como o Enem possui o sistema TRI que é “anti-chute”, é preciso chutar de forma consciente. Comece eliminando as questões absurdas, aquelas que fazem afirmações contrárias ao solicitado no comando da questão e as que ferem os direitos humanos. 

Leia: Qual é a melhor forma de fazer um chute certo em questões do Enem?

Em humanidades, os professores também recomendam que se desconfie das alternativas que trazem afirmações como “sempre” ou “nunca”, afinal se tratando de humanas, nada é exato.

7. Descanse durante a prova

Quando sentir que está começando a se desconcentrar ou que está cansado, é preciso descansar para que seu tempo renda mais depois. Pare para comer algo, vá ao banheiro, beba água ou simplesmente olhe para um canto vazio da sala. Outra dica para dar um respiro ao cérebro mas aproveitar o tempo é passar as questões já respondidas para o gabarito. 

8. Não se esqueça do gabarito

É preciso deixar, pelo menos, 30 minutos para que você preencha o gabarito no final da prova. O gabarito não pode ser rasurado e nem substituído, por isso, antes de começar, limpe as mãos e certifique-se que sua caneta está com tinta vazando. Caso você consiga preencher parte do gabarito durante a prova, mais tranquilo será no minutos finais. 


Não existe fórmula mágica para enfrentar essa prova. Ao longo dos meses de estudo e simulados, cada um descobre seu melhor método de fazer prova. Mas, lembre-se que agora não é momento de se desesperar. Chegue à prova descansado e faça o Enem de boa!

esquenta enem estrategias linaguagens ciencias humanas redação

Veja também: Esquenta Enem: 3 dicas de última hora para mandar bem na Redação
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Linguagens
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências Humanas
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54