
Como escrever uma tese para redação do Enem?
giovana murça | 04/04/25A tese deve ser objetiva e direta, posicionando-se de maneira convincente já na introdução
Aprenda como se preparar de forma estratégica para as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma maratona de 90 questões e uma redação em 5 horas e 30 minutos. Se você pensou que o Enem é uma prova de resistência, você acertou!
Baixe: Guia de redação gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação
Infelizmente, não adianta só se garantir nos conteúdos, é preciso entender a melhor forma de se fazer essa prova longa e cansativa. Para você arrasar nesse primeiro dia de maratona, confira 8 estratégias de prova para Linguagens, Ciências Humanas e Redação!
Confira: Isenção do Enem 2025 começa dia 14 de abril; veja como pedir
+ Enem 2025: Quero Bolsa lança plano de estudo grátis para a prova
Além de estar por dentro dos conteúdos cobrados nas provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, vale a pena ter estratégias na hora do exame. Isso vai potencializar suas chances de ir bem no Enem.
Ao abrir a prova, a primeira tarefa que você tem a fazer é ler o tema de redação e os textos de apoio. Muitos professores recomendam que você faça a redação antes das questões.
Mas, mesmo que você não faça a redação primeiro, ao ler pelo menos o tema, você poderá pensar em ideias e argumentos para seu texto enquanto responde às questões. Lembre-se que você deve fazer sua redação em até 1h30 para não prejudicar o resto da prova.
Baixe gratuitamente o Guia sobre a Redação do Enem
A prova de Linguagens e Ciências Humanas é uma prova com muitos textos e de caráter interpretativo. Ou seja, em muitas questões não será testado o conteúdo em si, mas a sua habilidade de interpretar os textos.
Antes de começar a ler o texto, veja o que a questão pede, muitas vezes não será necessário ler o texto inteiro. Nos casos em que seja necessário ler o texto de fato, é preciso manter a concentração e agilidade para não ler o texto mais de uma vez e perder tempo.
Para não perder tempo nessa leitura, a dica é ler primeiro a referência do texto, para você entender sobre o que o texto se trata, e depois ler o trecho grifando as palavras-chave. A resposta de muitas questões é simplesmente o resumo da ideia central do texto.
Entenda melhor: 6 atores sociais para usar em qualquer proposta de intervenção na redação do Enem
Sabe quando você fica em dúvida entre duas questões aparentemente certas? Para esses casos, o conselhos dos professores é que você escolha a alternativa que diz algo verdadeiro de acordo com o texto e não com sua visão de mundo.
“Quando o enunciado pede o que está de acordo com o texto, a questão não é se aquilo é verdade ou mentira, mas se o texto diz aquilo”, enfatiza Henrique Braga, professor de Português do Anglo Vestibulares.
Confira: 7 conselhos de psicólogas para manter a calma no Enem
Por conta do sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI) usado no Enem, sua prova deve haver uma coerência. Portanto, não irá adiantar acertar as questões difíceis e/ou médias e errar as consideradas fáceis. Comece sempre pela disciplina que você tem mais facilidade e que, provavelmente saberá responder melhor.
Para evitar que você erre as questões fáceis por desatenção, cansaço ou falta de tempo, use a técnica “pega-varetas”, em que você deve fazer três leituras da prova. Na primeira leitura, resolva as questões fáceis e que levam menos tempo; na segunda responda às de nível médio; e, por fim, faça uma última leitura da prova para tentar fazer as questões mais difíceis.
Saiba também: 5 passos para garantir mais de 800 na redação do Enem
Menos de um minuto é o tempo que você irá levar para identificar se sabe ou não responder à questão. Se a resolução for demorar mais de três minutos e você ainda estiver na primeira leitura da prova, passe para a próxima questão.
O mesmo vale para quando ocorrer um “branco” em sua mente, mantenha a calma e continue a prova. Ao voltar na questão depois, você saberá melhor quanto tempo tem para fazê-la e poderá ter se recordado do seu conteúdo.
Saiba mais: 16 autores que podem cair na prova de Linguagens do Enem
Em algumas questões será necessário dar o famoso chute. Mas, como o Enem possui o sistema TRI que é “anti-chute”, é preciso chutar de forma consciente. Comece eliminando as questões absurdas, aquelas que fazem afirmações contrárias ao solicitado no comando da questão e as que ferem os direitos humanos.
Em humanidades, os professores também recomendam que se desconfie das alternativas que trazem afirmações como “sempre” ou “nunca”, afinal se tratando de humanas, nada é exato.
Confira: Qual é a melhor forma de fazer um chute certo em questões do Enem?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quando sentir que está começando a se desconcentrar ou que está cansado, é preciso descansar para que seu tempo renda mais depois.
Pare para comer algo, vá ao banheiro, beba água ou simplesmente olhe para um canto vazio da sala. Outra dica para dar um respiro ao cérebro mas aproveitar o tempo é passar as questões já respondidas para o gabarito.
Leia também: Enem: veja os temas mais recorrentes nas últimas provas
É preciso deixar, pelo menos, 30 minutos para que você preencha o gabarito no final da prova. O gabarito não pode ser rasurado e nem substituído, por isso, antes de começar, limpe as mãos e certifique-se que sua caneta está com tinta vazando. Caso você consiga preencher parte do gabarito durante a prova, mais tranquilo será no minutos finais.
Não existe fórmula mágica para enfrentar essa prova. Ao longo dos meses de estudo e simulados, cada um descobre seu melhor método de fazer prova. Mas, lembre-se que agora não é momento de se desesperar. Chegue à prova descansado e faça o Enem de boa!
Veja também: Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Linguagens
+ Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências Humanas
O Plano de Estudos Enem de Boa é um cronograma gratuito que oferece resumos, exercícios corrigidos, videoaulas e dicas semanais para otimizar a preparação para o Enem 2025. Ele é ideal para quem quer se preparar de forma eficiente e focada nos conteúdos mais relevantes do exame.
Além de ser totalmente gratuito, o plano inclui estratégias para a redação e suporte contínuo com atualizações. Criado por um especialista, o plano cobre o período de abril a outubro.
Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.