Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Por que incentivar o uso do quebra-cabeça para as crianças?

por Luiza Padovam Vieira em 26/02/21

Menina loira montando um quebra-cabeça na mesa. O jogo é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais nas crianças.

Quem nunca passou horas sentado à mesa - ou no chão - juntando as pecinhas do quebra-cabeça até formar a figura completa? A sensação de encaixar a última peça era demais, não é mesmo? 

Mas, engana-se quem pensa que o puzzle é apenas um passatempo. Em um mundo tomado pelas telas, o quebra-cabeça se torna uma ótima opção para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais da criança, além de ser uma forma de proporcionar um momento em família.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Por isso, neste post vamos falar sobre os benefícios deste jogo na educação infantil, além de dar dicas de puzzles gratuitos para você imprimir e brincar com seu filho.

Qual objetivo do quebra-cabeça na educação infantil?

Assim como outros jogos pedagógicos, o quebra-cabeça tem a função de educar a criança por meio da brincadeira. Principalmente na infância, os brinquedos se apresentam como recursos didáticos alternativos, tornando as aulas mais divertidas e significativas, motivando os alunos na construção do conhecimento.

Por sua versatilidade, o puzzle pode ser trabalhado em diferentes disciplinas, abordando conceitos e temas que vão desde o reconhecimento de padrões - habilidade importante na matemática - à coordenação motora fina, importantíssima para desenvolver a escrita. 

Ao manusear as peças com a mão e os olhos, a criança também desenvolve competências que auxiliam na leitura. Além disso, o jogo trabalha também a colaboração e a interação social entre os alunos.

Benefícios do quebra-cabeça para crianças

O quebra-cabeça promove o desenvolvimento integral da criança, estimulando diversas habilidades, como:

  • Capacidade de concentração e foco;

  • Noção espacial;

  • Desenvolvimento neurológico e psicomotor;

  • Raciocínio lógico;

  • Memória;

  • Resolução de problemas;

  • Persistência;

  • Fortalecimento de laços com amigos e familiares;

  • Promove o relaxamento.

Além disso, o jogo faz com que a criança treine sua criatividade, elaborando teorias e testando hipóteses até encontrar a combinação correta entre as peças. Essa capacidade pode ser estimulada ainda mais se a criança fizer o seu próprio quebra-cabeça.

A habilidade de reconhecer padrões e estabelecer relações também é estimulada com o quebra-cabeças. Isso porque, quando a criança divide as peças em grupo por cores e formas, ela aprende a antecipar resultados e prever desdobramentos, desenvolvendo também a intuição. 

+ Veja brincadeiras sensoriais para fazer com as crianças

Tipos de quebra-cabeça mais adequado para cada idade

Não existe uma idade mínima para começar a jogar quebra-cabeça. A criança pode brincar desde pequena, porém, o ideal é que o nível de dificuldade aumente gradualmente conforme o seu crescimento, estimulando assim o seu desenvolvimento cognitivo.

Abaixo, separamos os tipos de quebra-cabeça para cada idade:

2 a 3 anos de idade

Dê preferência para quebra-cabeças com no máximo quatro peças. Você pode auxiliar a criança, mostrando o jogo feito, desmontando-o e ajudando ela a juntar as peças novamente. Nessa idade, é legal que o quebra-cabeça tenha texturas diferentes e cores chamativas, estimulando os sentidos dos pequenos.

3 a 4 anos de idade

Para crianças dessa faixa etária, o puzzle pode ter até 12 peças.

4 a 5 anos de idade

Além de aumentar o número de peças, o quebra-cabeça também pode começar a ter desenhos e histórias.

5 a 9 anos de idade

A partir dos 5 anos, você pode escolher jogos com mais de 48 peças, aumentando a dificuldade do quebra-cabeça conforme a idade da criança.

A partir dos 10 anos de idade

Nesta fase, o raciocínio lógico e a noção espacial da criança já estão mais desenvolvidos, dessa forma, os quebra-cabeças podem ter um grau de complexidade maior. Os formatos em 3D são uma ótima pedida para passar o tempo da garotada.

Quebra-cabeça infantil gratuito

Seja online ou para imprimir, existem diversas opções gratuitas de quebra-cabeça para crianças. Selecionamos algumas para você, confira:

Quebra-cabeça infantil
Disponível no Google Play e no iTunes, esse jogo educativo possui diversas figuras para crianças de até quatro anos montarem.

Jogos 360
A plataforma conta com uma variedade de quebra-cabeças para crianças de todas idade. Frozen, Rei Leão, e muito mais!

Quebra-cabeça do abecedário
Esse quebra-cabeça é perfeito para as crianças em idade de alfabetização. O modelo, criado pela pedagoga Adriana, pode ser baixado gratuitamente para você imprimir e jogar com o seu filho. Uma dica é colar as peças recortadas em uma cartolina, facilitando na hora de encaixar. 

Letras e animais
A professora Carla Santana, fundadora do blog “Ideias e Palavras”, criou um documento com mais de 50 puzzles gratuitos para pais e professores usarem com as crianças. Para baixar o jogo, basta utilizar a senha “IDEIASEPALAVRAS."

Leia também:
+ 10 brincadeiras divertidas para fazer em família


Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54