Quem nunca passou horas sentado à mesa – ou no chão – juntando as pecinhas do quebra-cabeça até formar a figura completa? A sensação de encaixar a última peça era demais, não é mesmo? Mas além disso, há diversos benefícios do quebra-cabeça.
Mas, engana-se quem pensa que o puzzle é apenas um passatempo. Em um mundo tomado pelastelas, o quebra-cabeça se torna uma ótima opção para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais da criança,além de ser uma forma de proporcionar um momento em família.
Por isso, neste post vamos falar sobre os benefícios deste jogo na educação infantil, além de dar dicas de puzzles gratuitos para você imprimir e brincar com seu filho.
Qual objetivo do quebra-cabeça na educação infantil?
Assim como outros jogos pedagógicos, o quebra-cabeça tem a função de educar a criança por meio da brincadeira. Principalmente na infância, os brinquedos se apresentam como recursos didáticos alternativos, tornando as aulas mais divertidas e significativas, motivando os alunos na construção do conhecimento.
Por sua versatilidade, o puzzle pode ser trabalhado em diferentes disciplinas, abordando conceitos e temas que vão desde o reconhecimento de padrões – habilidade importante na matemática – à coordenação motora fina, importantíssima para desenvolver a escrita.
Ao manusear as peças com a mão e os olhos, a criança também desenvolve competências que auxiliam na leitura. Além disso, o jogo trabalha também a colaboração e a interação social entre os alunos.
O quebra-cabeça promove o desenvolvimento integral da criança, estimulando diversas habilidades, como:
Capacidade de concentração e foco;
Noção espacial;
Desenvolvimento neurológico e psicomotor;
Raciocínio lógico;
Memória;
Resolução de problemas;
Persistência;
Fortalecimento de laços com amigos e familiares;
Promove o relaxamento.
Além disso, o jogo faz com que a criança treine sua criatividade, elaborando teorias e testando hipóteses até encontrar a combinação correta entre as peças. Essa capacidade pode ser estimulada ainda mais se a criança fizer o seu próprio quebra-cabeça, partindo do desenho a ser formado até a separação das peças que serão remontadas depois.
A habilidade de reconhecer padrões e estabelecer relações também é estimulada com o quebra-cabeças. Isso porque, quando a criança divide as peças em grupo por cores e formas, ela aprende a antecipar resultados e prever desdobramentos, desenvolvendo também a intuição.
Ferramenta lúdica que pode ser aplicada para o desenvolvimento de diversas habilidades, o quebra-cabeça torna o aprendizado algo orgânica, fazendo com que o individuo trabalhe suas deficiências de maneira divertida e visual. Abaixo, listamos mais algumas habilidades desenvolvidas no quebra-cabeça:
Concentração;
Memória;
Agilidade;
Criatividade;
Visão Espacial;
Imaginação;
Foco;
Melhora autoconfiança.
Quais habilidades motoras o quebra-cabeça desenvolve?
O quebra-cabeça é uma ótima ferramenta educacional para trabalhar o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças e pessoas com dificuldades relacionadas a estas habilidades.
Os principais pontos trabalhados pelo quebra-cabeça são as noções de distância e manipulação de objetos, neste caso as peças, fazendo com que o individuo precise constantemente observar a imagem e formato da peça com o objetivo de efetivar o encaixe correto.
Além disso, quando montamos um quebra-cabeça, estamos constantemente trabalhando o movimento de pinça com as mãos, utilizando polegar e indicador, para pegar e avaliar as peças. Por esse motivo, o quebra-cabeça trabalha habilidades essenciais para o desenvolvimento de diversas habilidades utilizadas no dia a dia.
Tipos de quebra-cabeça mais adequado para cada idade
Não existe uma idade mínima para começar a jogar quebra-cabeça. A criança pode brincar desde pequena, porém, o ideal é que o nível de dificuldade aumente gradualmente conforme o seu crescimento, estimulando assim o seu desenvolvimento cognitivo.
Abaixo, separamos os tipos de quebra-cabeça para cada idade:
2 a 3 anos de idade
Dê preferência para quebra-cabeças com no máximo quatro peças. Você pode auxiliar a criança, mostrando o jogo feito, desmontando-o e ajudando ela a juntar as peças novamente. Nessa idade, é legal que o quebra-cabeça tenha texturas diferentes e cores chamativas, estimulando os sentidos dos pequenos.
3 a 4 anos de idade
Para crianças dessa faixa etária, o puzzle pode ter até 12 peças.
4 a 5 anos de idade
Além de aumentar o número de peças, o quebra-cabeça também pode começar a ter desenhos e histórias.
5 a 9 anos de idade
A partir dos 5 anos, você pode escolher jogos com mais de 48 peças, aumentando a dificuldade do quebra-cabeça conforme a idade da criança.
A partir dos 10 anos de idade
Nesta fase, o raciocínio lógico e a noção espacial da criança já estão mais desenvolvidos, dessa forma, os quebra-cabeças podem ter um grau de complexidade maior. Os formatos em 3Dsão uma ótima pedida para passar o tempo da garotada.
Quebra-cabeça infantil gratuito
Se os benefícios de montar quebra-cabeças te impressionaram e você quer começar a praticar, saiba que é possível fazer isso de formas bem acessíveis.
Seja online ou para imprimir, existem diversas opções gratuitas de quebra-cabeça para crianças. Selecionamos algumas para você, confira:
Quebra-cabeça infantil Disponível no Google Play e no iTunes, esse jogo educativo possui diversas figuras para crianças de até quatro anos montarem.
Jogos 360 A plataforma conta com uma variedade de quebra-cabeças para crianças de todas idade. Frozen, Rei Leão, e muito mais!
Quebra-cabeça do abecedário Esse quebra-cabeça é perfeito para as crianças em idade de alfabetização. O modelo, criado pela pedagoga Adriana, pode ser baixado gratuitamente para você imprimir e jogar com o seu filho. Uma dica é colar as peças recortadas em uma cartolina, facilitando na hora de encaixar.
Letras e animais A professora Carla Santana, fundadora do blog “Ideias e Palavras”, criou um documento com mais de 50 puzzles gratuitos para pais e professores usarem com as crianças. Para baixar o jogo, basta utilizar a senha “IDEIASEPALAVRAS.”