Quem fez Administração pode fazer pós-graduação em Psicologia?
Se você fez Administração e agora quer mudar de carreira, veja alguns 'poréns' que da pós-graduação em Psicologia
* Texto escrito pela colaboradora Érica Valério
Qualquer pessoa com um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização) e/ou stricto sensu (mestrado e doutorado) em qualquer área.
Ou seja, se você é formado em Administração não há problema em fazer uma pós-graduação em Psicologia, mas temos alguns “poréns” pela frente.
+ Pós-Graduação em TI: conheça 7 cursos de especialização em Tecnologia
Se o objetivo do curso for a mudança de carreira, saiba que a sua atuação será limitada – ou seja, o profissional ficará impossibilitado de trabalhar na área clínica oferecendo atendimento a pacientes, por exemplo. Mas os conhecimentos adquiridos durante os meses de estudo serão positivos e adequados ao contexto atual sem dificuldades.
Este foi o caso de Fernanda Louzada, 37 anos, graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Psicologia Organizacional. Ela atua como gerente de Recursos Humanos em uma multinacional do ramo de bebidas e conta que o curso, concluído em 2018, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, agregou questões que colaboram com processos ainda mais assertivos na empresa.
Leia também:
+ Mestrado em Psicologia: tire todas as suas dúvidas
+ 10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
+ Teste Vocacional de Administração
“O importante é entender que o curso é um adicional para o desenvolvimento de profissionais que almejam enriquecer sua carreira. Quando optei pela pós em Psicologia eu sabia que não poderia abrir o meu consultório, mas na empresa eu tenho a chance de ajudar, de maneira bem próxima, aqueles que precisam de um direcionamento. Esse é o grande diferencial”, comenta.
Mas você sabe quais são os cursos disponíveis em uma pós em Administração? A equipe da revista Quero Bolsa te dá uma mãozinha:
1. Psicologia infantil
Aqueles que cursarem psicologia infantil irá trabalhar com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, uma vez que, por meio de brincadeiras, ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar eventuais acontecimentos traumatizantes. É, basicamente, ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. O estudante conclui o curso em até nove meses.
Veja também: Teste Vocacional para Psicologia
2. Psicologia social
Trata-se de uma vertente da Psicologia mais tradicional, só que focada no estudo do comportamento humano nas relações sociais. É um estudo mais coletivo, em que todos os indivíduos são levados em conta durante o levantamento de dados.
A pós-graduação em Psicologia Social promove não só a formação crítica do aluno, como também o aprofundamento dos conhecimentos relativos à área a partir de diversas concepções. A duração também é de nove meses.
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
3. Psicologia hospitalar
Com duração de dez meses, essa pós é direcionada para estudantes com diploma em Psicologia, Medicina, Enfermagem e demais esferas da saúde, e que estão interessados em se especializar e aprimorar seus conhecimentos relativos a essa área. Este curso irá formar profissionais para trabalhar com a saúde mental do paciente internado.
4. Neuropsicologia
Voltada aos graduados em Psicologia, a pós-graduação em Neuropsicologia se faz completa após oito meses de estudo e vai ajudar o estudante a entender melhor as relações entre o cérebro e o comportamento humano. É uma área com avanço significativo nos últimos anos, principalmente por conta do amento no volume de pesquisas sobre o cérebro.
Leia também: + 7 fatos sobre a carreira de Psicologia
+ Quanto custa uma especialização em Psicologia?
5. Psicanálise
Aqui serão dez meses de dedicação ao curso para estudantes (ou seja, profissionais) que já são psicólogos, médicos e demais interessados, desde que a formação seja relacionada a área da saúde.
Durante as aulas, o profissional aprenderá técnicas derivadas da prática de grandes nomes do ramo, como Sigmund Freud. Essas técnicas podem ir desde a análise dos sonhos e associação livre, já conhecidas desde o início da psicanálise, a outras incorporadas mais recentemente à atuação.
6. Psicologia Clínica
Voltada para psicólogos, essa pós tem duração de dez meses e fornece embasamento para a melhor compreensão sobre a mente humana e a sua interlocução com a atualidade. A formação visa aprimorar o exercício do psicólogo em escutar o paciente, ouvir suas histórias e, com isso, ajudá-lo em um diagnóstico.
Leia também:
+ Como é o curso de Psicologia?
+ Áreas da Psicologia: saiba quais são as 14 áreas em crescimento
7. Psicologia do Esporte
O objetivo do psicólogo do esporte é compreender como os fatores psicológicos influenciam o aperformance física e entender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, saúde e bem-estar do ser humano nessa atmosfera. É um curso elaborado para profissionais de Educação Física, Psicologia e outros cursos da área da saúde que atuam com o esporte e áreas relacionadas.
8. Psicomotricidade
O curso contribui para a formação do profissional e enfatizará a aprendizagem focada na estruturação do esquema corporal. O objetivo é estimular a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança para um melhor desenvolvimento de sua personalidade. O estímulo das áreas correspondentes a essa ciência é imprescindível para as pessoas.
Veja mais: + 4 áreas da Psicologia que mais contratam
++ Veja todas as informações sobre o curso de Psicologia
Bora começar a sua pós?
Se a resposta for sim, fique ligado: o site Quero Bolsa oferece mais de 110 mil vagas com desconto de até 80% em diversas pós-graduações espalhadas pelo Brasil. São centenas de opções para que você vire um especialista na área que desejar, inclusive em Psicologia.
Veja algumas instituições que oferecem boas condições para ingressantes na pós-graduação:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.