Psicólogo do esporte: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha com a saúde mental de equipes esportivas

Profissional atua em comissões multidisciplinares responsáveis pelo bem-estar dos atletas

psicólogo do esporte

Sobre a profissão

O psicólogo do esporte é um profissional essencial para a saúde psíquica de equipes de atletas. Ele é responsável por garantir o desenvolvimento e o equilíbrio emocional dos esportistas, e por fornecer apoio na lida com os fatores psicológicos que influem no dia a dia dos esportistas.

Trata-se de um profissional que trabalha em comissões multidisciplinares que garantem a saúde dos atletas em todos os níveis. Nessas comissões, há a presença de profissionais como médicos ortopedistas, nutricionistas, bem como seus treinadores e técnicos, entre outros.

O psicólogo do esporte deve entender em profundidade como é o esporte praticado por seus pacientes. As demandas de um esportista do futebol serão diferentes das demandas do esportista do vôlei, ou do remo, por exemplo, e por isso é de fundamental importância que esse profissional tenha conhecimento elevado sobre as condições em que as atividades são praticadas.



Com base nessa experiência, o psicólogo do esporte consegue identificar, por exemplo, os possíveis gatilhos de ansiedade em cada momento da prática esportiva, as fontes de estresse, para então definir estratégias de controle emocional e de desenvolvimento de habilidades psíquicas que permitam à equipe esportiva conquistar melhores resultados nas competições.

O salário médio de um psicólogo do esporte no país é de R$ 4.171,47, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).



O psicólogo do esporte pode atuar com equipes de atletas, em centros de treinamento esportivo, em projetos sociais relacionados a esportes, em escolas e centros esportivos para crianças e adolescentes, e em centros de reabilitação para esportistas.

Por que ser um Psicólogo do esporte?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Psicólogo do esporte

    Como se tornar um Psicólogo do esporte?

    O psicólogo do esporte, após graduar-se no curso de Psicologia e obter o registro regularizado no CRP do estado, pode realizar uma pós-graduação na área de Psicologia do Esporte e buscar empregos na área.

    Se você gostaria se de profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Psicologia, veja as ofertas disponíveis no site da Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as oportunidades de especialização em Psicologia do Esporte no site da QB.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.