logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Quem vai suceder a rainha Elizabeth II? Veja como funciona a monarquia britânica

por Isabella Baliana em 08/09/22 8,8 mil visualizações

Na tarde desta quinta-feira (08), a rainha do Reino Unido, Elizabeth II, de 96 anos, faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi realizado pelos canais oficiais da família real britânica. O reinado da monarca durou 70 anos. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

De acordo com um comunicado anterior do Palácio de Buckingham, a rainha já estava sob observação médica no castelo e membros da família real, assim como todos os seus quatro filhos, Charles, Andrew, Anne e Edward, haviam viajado ao seu encontro nesta tarde. 

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", informou a Casa Real britânica em post na rede social Twitter. 

Desde outubro do ano passado, a saúde da rainha era motivo de preocupação quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a "exames" médicos que até hoje não foram especificados. Desde então, ela aparecia aos eventos públicos acompanhada de uma bengala. 

Leia mais: História: Profissões para quem quer trabalhar na área
Confira 12 fatos históricos que fazem aniversário redondo em 2022

Rainha Elizabeth II com seu marido, já falecido Príncipe Philip e seus quatro filhos

Quem sucede a rainha Elizabeth no trono?

Com a morte da rainha, quem assume o trono do Reino Unido e dos outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, é o seu filho mais velho, o príncipe Charles, que recebe o título de Charles III. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei. 

Apesar de ser o sucessor na linha do trono, uma pesquisa do Yougov deste ano revelou que, enquanto o índice de aprovação da rainha pelos britânicos era de 75%, a aprovação de Charles era de 42%. Já para o seu segundo filho, príncipe William, era de 66%.

Veja: Esquenta Enem: Dicas de História e Geografia
50 melhores faculdades de História, segundo o MEC

Qual é a ordem da sucessão britânica? 

A ordem de sucessão estabelece qual membro da Família Real assume como rei ou rainha quando o existente vem a falecer ou abdica do trono. O primeiro na linha de sucessão, portanto, é o filho primogênito do monarca, neste caso, o príncipe Charles.

Depois dele, é o primeiro filho do Charles com a Princesa Diana, o príncipe William (neto da rainha Elizabeth II) que assume o trono. Caso este faleça ou abdique do trono, este passa automaticamente para o seu filho primogênito com Kate Middleton, príncipe George, que nasceu em 2013. 

Confira: Atualidades Enem: tensões entre China e Taiwan
Atualidades Enem: aborto legal

Como funciona a monarquia britânica?

Atualmente, a monarquia britânica é uma das poucas que ainda se mantém em funcionamento, entretanto, ela não possui o mesmo "poder" que detinha anos atrás, uma vez que o sistema de governo da época era absolutista, com o rei ou rainha sendo o chefe do Estado e também o chefe de governo.

Atualmente, o sistema de governo do Reino Unido é a monarquia constitucional, também chamada como monarquia parlamentar, na qual os poderes dos executivos são limitados pela constituição e devem prestar conta ao parlamento. 

Ou seja, apesar de ter reis, rainhas e príncipes, quem de fato exerce o posto de chefe do governo na monarquia parlamentar é o primeiro-ministro, o qual é tradicionalmente designado pelo monarca da época e presta contas ao Parlamento. 

Assim, de uma forma geral, no sistema parlamentarista, existe uma diferenciação entre a figura do Chefe de Estado e o Chefe de Governo. O primeiro é exercido por um monarca, no caso de uma monarquia, ou por um presidente, no caso de uma república, e o segundo, pelo presidente do conselho de ministros (ou primeiro-ministro).

Além do Reino Unido, outros vários países possuem a monarquia constitucional/parlamentar como sistema de governo, como por exemplo:  Austrália, Noruega, Suécia, Canadá, Japão e Dinamarca

Aproveite para ler: 7 podcasts brasileiros para estudar História
Historiador: conheça as possibilidades de atuação para esse profissional
50 melhores faculdades de História, segundo o MEC

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54