Alguns acontecimentos históricos são tão impactantes que chegam a marcar uma geração ou até mesmo uma época. Confira, a seguir, 12 fatos históricos que fazem aniversário redondo em 2022. Conheça melhor cada um deles, já que os temas podem ser cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros vestibulares.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
São acontecimentos culturais, científicos e políticos que marcaram época e são estudados por conta das consequências, positivas ou negativas, que geraram.

Leia mais: Twitter, TikTok e Youtube: veja 9 perfis com dicas de estudo para seguir
+ Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova
Confira 12 fatos históricos que fazem aniversário redondo em 2022
1. 450 anos do poema Os Lusíadas (1572)
O poema "Os Lusíadas" é um clássico da Língua Portuguesa. Tanto é que se você procurar por uma lista das principais obras do idioma, provavelmente o poema estará presente em 10 listas das 10 que forem consultadas. Publicado no dia 12 de março de 1972, por Luís Vaz de Camões (1524-1580), "Os Lusíadas" é considerado o principal poema épico do nosso idioma.
A obra conta a história de Portugal durante as grandes navegações. Para isso, o autor utiliza 10 cantos, divididos em 1.102 estrofes, com diferentes rimas e cadências.
+ Como estudar Literatura para o Enem e outros vestibulares?
2. 440 anos do calendário gregoriano (1582)
Você já deve ter ouvido fala sobre o calendário maia. E sobre outros tipos de calendários, como o judaico, o romano e o gregoriano, sendo este último o utilizado no mundo atualmente. Só que nem sempre foi assim.
No dia 24 de fevereiro de 1582, o papa Gregório XIII (1502-1585) assinou a bula Inter Gravíssimas, um documento que realizou uma série de alterações no calendário juliano, que era o modelo utilizado na época. Desse modo, surgiu o calendário gregoriano, em que o ano é dividido em 365 dias, agrupados em 12 meses.
3. 200 anos da Independência do Brasil (1822)
No feriado do dia 7 de setembro, o Brasil comemora sua independência de Portugal. O fato, conhecido pelo grito de "Independência ou morte", de D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, marcou o fim dos quase 300 anos de período colonial do Brasil (1530-1822).
A partir dessa data, o Brasil passou a ser um país politica e economicamente independente de Portugal, com autonomia para gerir o seu território e a sua população. Após essa data, teve início o Primeiro Reinado do Brasil.
+ Confira 12 curiosidades sobre o Brasil Império
4. 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo (1922)
A Semana de Arte Moderna de 1922, chamada também de "Semana de 22", durou cinco dias, de 13 a 18 de fevereiro, e foi um dos principais eventos culturais do Brasil no século XX.
Isso porque a Semana foi um marco do Modernismo no Brasil e intensificou o processo de valorização da cultura nacional, com influência na Literatura, na Dança, na Música, no Teatro e nas Artes Plásticas.
A participação de escritores e de artistas consagrados, como Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Graça Aranha (1868-1931), Tarsila do Amaral (1886-1973), entre outros, deram visibilidade e importância ao evento.
+ Semana de Arte Moderna de 1922: veja como o tema pode ser cobrado no Enem
5. 90 anos de Revolução Constitucionalista (1932)
Em 1932, houve um levante no estado de São Paulo contra o autoritarismo do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A chamada Revolução Constitucionalista durou de 09 de julho a 02 de outubro de 1932 e acabou vencida pelas tropas do governo federal.
Mesmo sendo reprimido, o movimento chamou atenção para a insatisfação popular da época em relação ao governo federal. Desse modo, em 1933, foram convocadas novas eleições e, em 1934, foi promulgada a segunda Constituição da República.
+ Veja 7 revoltas da história do Brasil que podem cair no Enem
6. 60 anos da Crise dos Mísseis (1962)
O período da Guerra Fria (1947-1989) foi marcado pelo mundo bipolar e pela tensão entre as duas potência globais da época, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Nesse contexto, entre 16 e 28 de outubro de 1962 aconteceu um dos conflitos diplomáticos mais marcantes do século XX: a Crise dos Mísseis. Isso porque Cuba, governada por Fidel Castro e vizinha dos Estados Unidos, aceitou instalar bases de lançamento de mísseis atômicos em seu território.
Os Estados Unidos, então, fizeram uma ofensiva diplomática para reverter a ação da URSS. O episódio ficou marcado pela tensão e pelo medo medo do início de um conflito atômico.
7. 50 anos do atentado nas Olimpíadas de Munique (1972)
A Olimpíadas de Munique de 1972 ficou marcada pelo maior ataque terrorista em um evento esportivo da história. No total, dezessete pessoas morreram: seis treinadores e cinco atletas de Israel, cinco terroristas e um policial da Alemanha Ocidental.
O ataque aconteceu no dia 05 de setembro de 1972. O grupo terrorista, chamado de Setembro Negro, reivindicava a liberação de mais de 230 palestinos que tinham sido presos pelo governo israelense.
+ Teste: o que você sabe sobre as olimpíadas?
+ Olímpiadas: conheça as profissões por trás do evento
8. 40 anos da Guerra das Malvinas (1982)
O Guerra das Malvinas aconteceu entre 02 de abril e 14 de junho de 1982. O conflito entre o Reino Unido e a Argentina foi motivado pela disputa do controle territorial das Ilhas Malvinas, que ficam a apenas 500km da costa argentina.
No caso, a Argentina ordenou a ocupação do território, dando início a guerra. Como resposta, o Reino Unido enviou 27 mil soldados e 111 navios de guerra. O conflito chegou ao fim após a rendição do exército argentino que ocupava o arquipélago.
9. 30 anos do impeachment de Fernando Collor (1992)
No dia 30 de dezembro de 1992, o Senado brasileiro aprovou o impeachment do primeiro presidente eleito pelo voto direto depois da ditadura militar. No caso, o então presidente Fernando Collor de Mello foi afastados de suas funções e ficou inelegível por 8 anos.
O seu governo foi marcado pela hiperinflação, pelo confisco da poupança, por crise econômica e acusações de desvio de dinheiro público. Além disso, na época, a ação dos "caras-pintadas", que eram manifestantes que exigiam a deposição do presidente, foi decisiva para a aprovação do impeachment.
+ Entenda o que foi o Movimento dos Caras-Pintadas
10. 30 anos da ECO-92 (1992)
Atualmente, temas relacionados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável são debatidos pela sociedade civil e pelos países. Mas, nem sempre foi assim. Nesse contexto, a Conferência Rio-92, ou Eco-92, possui valor histórico por ter sido uma das mais importantes conferência ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), já que o evento abordou a relação entre Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Por isso, a Rio-92 é considerado um marco das políticas internacionais de desenvolvimento sustentável. Na ECO-92, o tema foi discutido a partir de diferentes perspectivas, como a científica, a politica e a diplomática, que buscaram melhorar as condições ambientais do planeta.
+ Conheça as principais conferências ambientais do mundo
+ Atualidades Enem: desenvolvimento sustentável
11. 20 anos do pentacampeonato brasileiro na Copa do Mundo FIFA (2002)
Há exatos vinte anos, a seleção brasileira de futebol masculino ergueu a taça do pentacampeonato da Copa do Mundo FIFA, realizada em Yokohama (Japão). No caso, a seleção brasileira venceu a seleção alemã por 2 a 0.
Assim, o Brasil passou a ser o primeiro, e até agora o único, país a ser pentacampeão na Copa do Mundo, com vitórias em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
+ Copa do Mundo de 2022: conheça os jogadores que já fizeram faculdade
12. 10 anos da promulgação da Lei das Cotas (2012)
O ano de 2012 ficou marcado pela institucionalização da política de cotas no Brasil. Isso porque em agosto desse ano a então presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que prevê a reserva de, pelo menos, 50% das vagas de universidades públicas e de institutos técnicos federais a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos ou indígenas.
Por ser promulgada na metade do ano, a lei passou a ter efeito a partir de 2013. Também em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF), julgou constitucional o sistema de cotas étnico-racial.
+ USP passa a ter maioria dos alunos formada por ex-estudantes de escolas públicas