A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira (6) e vai até o dia 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Este evento atrai leitores ávidos, editoras, escritores e importantes figuras do entretenimento.
Além de lançamentos literários, a programação inclui debates sobre temas variados, como cultura brasileira, redes sociais, ficção científica e true crime. Essa edição do evento conta com a presença de autores nacionais e internacionais, como Conceição Evaristo, Paula Pimenta, Jeff Kinney e Lynn Painter.
A Bienal também é uma oportunidade para os estudantes. Isso porque muitas leituras que caem no vestibular estão disponíveis no evento. Trata-se também de uma forma de adquirir repertório sociocultural para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando que todas as obras agregam conhecimento e podem ser citadas no texto.
5 obras para procurar na Bienal do Livro de SP, se você é estudante
A Bienal do Livro de São Paulo pode ser um lugar de grandes achados para estudantes e leitores apaixonados. Seja para descobrir novas obras e autores renomados, seja para ir atrás das leituras obrigatórias dos vestibulares.
A seguir, confira algumas sugestões de obras que você, estudante, deveria procurar durante a 27ª Bienal do Livro de São Paulo, porque vai te ajudar nas provas que estão por vir:
Se você vai prestar o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esse livro é para você. Trata-se de uma das obras obrigatórias para as provas de 2025 dessas faculdades.
“A Falência” narra a história de Camila, uma mulher casada com Francisco Teodoro, um rico comerciante que enfrenta dificuldades financeiras. A obra explora as tensões entre a ascensão social, o papel da mulher na sociedade, e a crise do capital.
“Alguma Poesia”, publicado em 1930, é a primeira obra de Carlos Drummond de Andrade, e marca o início de sua trajetória como um dos maiores poetas da literatura brasileira.
O livro é uma coletânea de poemas que reflete o espírito modernista da época, trazendo uma linguagem coloquial e temas do cotidiano, rompendo com a tradição formal da poesia anterior.
Trata-se de uma obra indicada para estudantes, pois ela é obrigatória no vestibular da Fuvest, prova que permite entrada na Universidade de São Paulo (USP).
Primeiramente, vale destacar que a Conceição Evaristo é uma das atrações da Bienal do Livro de São Paulo 2024. Em segundo lugar, a obra “Olhos d’água” é cobrada no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Este livro, publicado em 2014, é uma coletânea de contos, que traz histórias sobre a vivência de personagens marginalizados, sobretudo mulheres negras. A autora retrata as dores, resistências e lutas dessas pessoas em meio a uma sociedade marcada pela desigualdade social e racial.
O livro “Quarto de Despejo” é um diário que Carolina Maria de Jesus escreveu enquanto vivia na favela do Canindé, onde narra o cotidiano de uma mulher negra, mãe solo e catadora de papel, lutando para sobreviver em meio à extrema pobreza.
Vale destacar que a obra foi cobrada no vestibular da Unicamp durante várias edições e agora ela também cai na prova da UFPR.
Esse clássico é muito importante para vestibulandos, porque ele é cobrado na Fuvest e na prova da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A trama segue a história de Rubião, um homem simples que herda a fortuna de Quincas Borba e se muda para o Rio de Janeiro, onde tenta se inserir na alta sociedade.
Ao longo da narrativa, Rubião é manipulado por pessoas de seu novo círculo social, como o casal Palha e Sofia, que exploram sua ingenuidade. À medida que sua situação financeira e emocional se deteriora, Rubião começa a perder o contato com a realidade, mergulhando em um processo de loucura.
Se você vai prestar o Enem, é hora de correr na preparação. Pensando em te ajudar com isso, a Quero Bolsa oferece um plano de estudo 100% grátis para a prova. Basta baixar o cronograma e começar a preparação.