
Semipresencial tem novas regras definidas pelo MEC, veja o que muda no EAD 2025
Isabella Baliana | 19/05/25Entenda quais cursos não poderão mais ser oferecidos a distância (EAD) e quais os novos critérios do ensino semipresencial, segundo o MEC
Entenda quais cursos não poderão mais ser oferecidos a distância (EAD) e quais os novos critérios do ensino semipresencial, segundo o MEC
Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) instituiu novas regras para o ensino a distância (EAD) no Brasil, com um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda será publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Uma das principais mudanças diz respeito à regulamentação oficial do modelo semipresencial, que, embora já existisse em diversas instituições, ainda não havia sido oficialmente reconhecido pelo MEC.
Além disso, cursos como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial.
Abaixo, entenda quais são as principais mudanças no ensino EAD em 2025 e a partir de quando as novas regras começam a valer!
Com a nova regulamentação do MEC, o modelo semipresencial foi oficialmente reconhecido, estabelecendo um equilíbrio entre o ensino remoto e o presencial.
A modalidade permitirá que parte do curso seja realizada à distância, mas exigirá que os alunos compareçam presencialmente em momentos-chave, como avaliações, estágios e atividades práticas, veja quais são os critérios do novo modelo semipresencial:
Ao longo dos últimos anos, muitas universidades e faculdades já ofereciam programas semipresenciais, mas sem uma regulamentação clara. Agora, com a nova regra, as instituições precisarão ajustar seus cursos para atender aos critérios definidos pelo MEC.
A nova política do MEC proíbe a oferta de cursos de Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia na modalidade EAD, sendo exigido que sejam ministrados exclusivamente de forma presencial. Veja abaixo os detalhes das principais mudanças:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Formatos de oferta permitidos:
Estudantes já matriculados em cursos EAD que foram proibidos não serão afetados pelas novas regras, podendo concluir seus cursos conforme o formato em que foram matriculados.
Isso porque o MEC estabeleceu um período de dois anos para a transição, permitindo que as instituições se adaptem gradualmente às novas exigências. Durante esse tempo, os alunos poderão seguir com o formato de ensino vigente no momento da matrícula, sem prejuízo para sua conclusão.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.