Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Tecnólogo ou pós-graduação em Recursos Humanos: existe diferença?

por Caroline Sassatelli em 20/05/19 230 visualizações

A área de Recursos Humanos (RH) é muito procurada por estudantes que desejam construir uma carreira relacionada diretamente ao público (seja ele externo ou parte de uma mesma empresa). De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), hoje existem cerca de 190 mil profissionais atuando nesse segmento.

recursos humanos

Fazer um tecnólogo ou uma pós-graduação em Recursos Humanos é uma boa opção para quem deseja aprender mais sobre esse assunto. Apesar de parecerem muito similares, existem grandes diferenças entre esses cursos - principalmente no que se refere ao momento de procurá-los. Dê uma olhada nas principais:

Leia também:
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Veja o salário médio de um tecnólogo em Recursos Humanos

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

O curso tecnólogo de Recursos Humanos forma tecnólogos capazes de lidar com as questões que envolvem os trabalhadores das empresas, como a gestão de contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias. Além disso, ele é o responsável por planejar estratégias que melhorem o ambiente de trabalho e criem uma maior interação entre os funcionários da empresa.

Esse estudante pode atuar nas áreas Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos, por exemplo, dentro de uma empresa.

Ao contrário de uma graduação (que tem duração média de 4 a 5 anos), um curso tecnólogo em nível superior dura de 2 a 3 anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho.

Ele é considerado uma formação superior, que dá aos alunos todos os direitos de quem realiza um curso de quatro ou cinco anos, além do diploma como tecnólogo. Ou seja, é possível atuar no mercado de trabalho ou realizar uma pós-graduação posteriormente. Porém, é importante ficar de olho, pois algumas faculdades restringem a matrícula de tecnólogos em suas especializações.

As graduações tecnológicas, tanto na modalidade presencial, quanto a distância (EaD) são igualmente reconhecidas pelo MEC. Além disso, para cursá-las é preciso ter concluído o Ensino Médio e participar do vestibular da instituição, que pode ser substituído pela apresentação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em algumas faculdades ou universidades.

panda bravo
O profissional de RH é essencial para gerenciar crises na empresa

Pós-graduação em Recursos Humanos

Primeiramente, é importante dizer que uma pós-graduação não vale como formação superior, mas sim, complementar. Ou seja, o aluno, para cursá-la (independentemente sua modalidade), necessita ser formado em uma graduação ou em um tecnólogo - os quais, não necessariamente, precisam ser na mesma área da especialização. 

A pós-graduação serve como uma prolongação de um determinado assunto. Elas duram, no mínimo, 360 horas, e se estendem, geralmente, até 2 anos. Ao final, o estudante recebe um certificado de conclusão e não um diploma

Leia também:
Posso cursar uma pós-graduação tendo diploma de tecnólogo?
Qual a diferença entre graduação e pós-graduação?
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

Hoje existem diversas opções de cursos nessa área, tanto como pós ou MBA. Os mais comuns são os voltados para treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, gestão de pessoas ou medicina do trabalho.

No geral, as disciplinas nos cursos de pós em RH podem mudar de acordo com a instituição escolhida, mas é comum que o estudante aprenda mais sobre sobre comunicação e Marketing interno e gerenciamento de conflitos. 

Ou seja, a pós é considerada uma continuidade dos estudos focando em determinada área ou propósito. Um MBA, por exemplo, é bastante indicado para quem deseja assumir cargos de gestão corporativos. Em ambos os casos existem diversas opções voltadas para RH. 

Quer fazer uma pós-graduação?

Se você já é graduado e está em busca de uma pós-graduação em Recursos Humanos, fique de olho nas bolsas de estudo oferecidas pelo Quero Bolsa. O site possui parceria com centenas de instituições de ensino espalhadas pelo Brasil que oferecem cursos tanto na modalidade presencial, quanto a distância. O melhor de tudo é que os descontos chegam a ser de até 75% nas mensalidades. Confira:

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE BOLSAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma bolsa de estudo até o final do curso.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de bolsas de estudo disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE BOLSAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores bolsas de estudo chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54