Neuropsicologia na USCS
- Pós-graduação
- 8 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 52,90

Muito boa
(10)
Como é o curso de Neuropsicologia na USCS?
A Neuropsicologia é a área da Psicologia que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, com foco na reabilitação de funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e raciocínio.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da saúde
Duração: 6 meses a 2 anos
O que você vai aprender?
Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurofármaco
Histórico E Teorias Neuropsicológica
Neuropsicologia Infantil E Adolescencente
Neuropsicologia Do Adulto E Do Idoso
Como é a faculdade USCS
Avaliação dos Alunos
Muito boa
10 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 8.000 alunos matriculados
- mais de 670 docentes
- 340 cursos de pós-graduação
- 44 unidades
Dúvidas mais frequentes
Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1967 para cursos presenciais e desde 2013 para cursos EaD, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul se destaca por ser uma referência no ensino superior, combinando tradição com inovação para preparar profissionais prontos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Outro diferencial inclui a presença da Pós USCS em múltiplas localidades além de São Caetano do Sul, incluindo cidades do Brasil, como Fortaleza, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano do Sul, São Luís e São Paulo.
Além disso, a Pós USCS conta com alunos até mesmo de outros países graças à modalidade EAD e aos mais de 250 cursos das mais diversas áreas do conhecimento como Administração, Arquitetura, Comunicação, Economia, Direito, Educação, Educação Física, Saúde, Engenharia, Estética, Filosofia, Psicologia e Tecnologia da Informação.
O curso de Neuropsicologia é uma especialização que ensina sobre a relação entre o cérebro e o comportamento humano.
A abordagem capacita psicólogos, médicos e outros profissionais de saúde para intervir e tratar alterações cognitivas, comportamentais e emocionais causadas por disfunções neurológicas.
Durante o curso, os estudantes aprendem a identificar sintomas de disfunções cognitivas, interpretar laudos de exames neurológicos e realizar intervenções personalizadas.
Além disso, desenvolvem habilidades para trabalhar em equipe multidisciplinar e prestar suporte a familiares e pacientes em processo de reabilitação.
Ao final da especialização, o profissional está pronto para atuar em clínicas, hospitais, centros de reabilitação ou instituições de pesquisa, respeitando os limites de sua formação original e as diretrizes do conselho profissional da sua categoria.
A formação é desenvolvida em nível de pós-graduação, e tem duração média de 12 a 24 meses, a depender da instituição e da carga horária. O percurso pode ser desenvolvido nas modalidades presencial, semipresencial ou EaD, permitindo que o aluno escolha concilie a formação acadêmica com sua rotina profissional.
Quais faculdades têm o curso de Neuropsicologia?
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 400 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Neuropsicologia. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
Quem pode fazer pós em Neuropsicologia?
A pós-graduação em Neuropsicologia é indicada para profissionais da área de saúde, formados em Psicologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia e áreas afins.
A Neuropsicologia é a área da Psicologia que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, com foco na reabilitação de funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e raciocínio.
Seu objetivo é investigar o impacto de lesões, disfunções ou alterações neurológicas no desempenho psicológico e nas habilidades ocupacionais do ser humano.
A partir de testes, a Neuropsicologia identifica padrões e fornece suporte para o diagnóstico clínico de condições como traumatismo craniano, AVC, transtorno de déficit de atenção, dislexia, Alzheimer, autismo, entre outras.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Neuropsicologia
Para que serve a Neuropsicologia?
A Neuropsicologia é aplicada para avaliar as funções cognitivas e comportamentais que estão relacionadas ao funcionamento do cérebro.
Seus princípios permitem o diagnóstico e o tratamento de distúrbios neurológicos e psíquicos, ajudando a identificar e tratar condições como dificuldades de memória, problemas de linguagem, déficits de atenção e outras alterações cognitivas causadas por lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas ou distúrbios psiquiátricos.