Tudo que você precisa saber sobre cursos técnicos:
entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso,
carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a
opção ideal para você.
Qual curso você quer estudar?
Em quais faculdades?
Em que cidade quer estudar?
O curso técnico capacita os alunos para atividades técnicas do setor produtivo. O conteúdo do curso combina conhecimentos teóricos e práticos e, geralmente, é relacionado a profissões específicas. É possível se formar nesta categoria durante ou após o Ensino Médio.
Os cursos técnicos não são como os cursos de faculdade. Eles são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. O objetivo dos cursos técnicos é formar pessoas para o mercado de trabalho, ao contrário das universidades, que são voltadas para os estudos acadêmicos.
No Brasil, há três tipos de curso técnico: técnico integrado, técnico externo ou concomitante e técnico profissionalizante ou subsequente.
Combina Ensino Médio e Ensino Técnico-Profissionalizante. Pode ser feito logo depois do Ensino Fundamental ou após o primeiro ano do Ensino Médio. Ao se formar, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.
É separado do Ensino Médio, mas feito ao mesmo tempo; exemplo: o estudante cursa o técnico de manhã, em uma instituição, e o Ensino Médio à tarde, em outra instituição. O aluno pode iniciar este modelo após o primeiro ano do Ensino Médio. Neste caso, ao se formar, também recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma na formação técnica escolhida.
Destinado a quem já concluiu o Ensino Médio. É focado na formação para o mercado de trabalho e é mais rápido que um curso de graduação. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio.
Os cursos técnicos não são iguais aos tecnólogos. O técnico é de nível médio e o tecnólogo é de nível superior.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos técnicos são divididos nas seguintes áreas:
Para ingressar em um curso técnico, é preciso ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental. Considerando isso, após escolher o curso de sua preferência, é necessário procurar as instituições que oferecem essa modalidade. Lembre-se de buscar por referências sobre as instituições e ter certeza de que elas são reconhecidas pelo MEC.
Outra maneira de iniciar um curso técnico é por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Neste sistema, as instituições oferecem vagas gratuitas a alunos que tenham realizado o Enem. É possível concorrer às vagas duas vezes por ano.
Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos pelo Brasil. Pensando nisso, separamos quais são as mais procuradas pelos alunos do Quero Bolsa. São ótimas opções que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.