Sobre o curso de Fisiologia do Exercício
Última atualização: 08/03/2023
O curso de Fisiologia do Exercício apresenta uma abordagem múltipla dos principais conceitos referentes à prescrição de exercícios físicos, acompanhamento muscular e recuperação física. Desse modo, o profissional formado estará apto para acompanhar atletas e demais indivíduos que demandem a realização de atividades físicas, prescrevendo as melhores sequências que atendam às necessidades do atendido.
Durante o processo de especialização, o aluno compreenderá os processos fisiológicos ocasionados pela realização de atividades físicas, bem como os benefícios promulgados pelas práticas. Com base nos saberes destacados, o estudante será capaz de relacionar diretamente a necessidade do paciente com a prescrição dos exercícios mais adequados.
Para ingressar na formação, o aluno deve dispor da graduação inicial em áreas correlatas, como Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, entre outras possibilidades de cursos da área da saúde. Esse requisito é obrigatório, tendo em vista que a formação em Fisiologia do Exercício é uma pós-graduação.
Como é o curso de Fisiologia do Exercício?
O curso de Fisiologia do Exercício é uma formação superior, ofertada em nível de pós-graduação, que disponibiliza, aos profissionais já inseridos na área da saúde, as principais temáticas que englobam a realização de exercícios físicos, riscos e benefícios das práticas, fatores anatômicos e fisiológicos ligados às diferentes manifestações de atividades físicas, entre outros conteúdos relacionados.
A especialização possui, como objetivo, formar profissionais aptos para compreender os processos biológicos resultantes das atividades físicas, o que engloba os fatores fisiológicos que incidem sobre os músculos e tecidos do corpo humano. Desse modo, o especialista, já formado, será capaz de prescrever as atividades ideais, que atendam às demandas fisiológicas de seu paciente.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 400 instituições de ensino superior disponibilizam a pós-graduação em Fisiologia do Exercício. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
Qual a grade curricular de Fisiologia do Exercício?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Fisiologia do Exercício em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Fisiologia do Exercício?
O curso de Fisiologia do Exercício apresenta as temáticas diretamente relacionadas aos fatores biológicos e fisiológicos das atividades físicas, o que engloba os benefícios das práticas, combate às doenças e disfunções, anatomia humana, lesões musculares, entre outros conteúdos relacionados.
Vale ressaltar que, por se tratar de uma pós-graduação, a grade curricular do curso não é diretamente especificada pelo Ministério da Educação (MEC), tarefa que fica à critério das instituições de ensino superior. Por esse motivo, é comum que as disciplinas variem de acordo com a faculdade, universidade ou centro universitário.
Ainda assim, é comum que determinados conteúdos estejam presentes na grade curricular. Veja, como exemplo, o conteúdo oferecido durante o curso na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL):
Bioquímica Básica e Metabolismo
Sistema Imune e Exercício
Músculo Estriado Esquelético
Fisiologia Endócrina
Fisiologia Cardiorrespiratória e Renal
Potencias Recursos Ergogênicos e Doping
Nutrição Ideal para o Exercício Físico
Bases de Treinamento
Quanto custa uma faculdade de Fisiologia do Exercício?
No site da Quero Bolsa, o curso de Fisiologia do Exercício pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 39,90. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar na formação com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas para o curso em sua região.
Procure o curso de Fisiologia do Exercício ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Fisiologia do Exercício
Onde o profissional de Fisiologia do Exercício pode trabalhar?
A presença do profissional formado em Fisiologia do Exercício é demandada em ambientes de realização de exercícios físicos. Entre as possibilidades mais comuns, é possível mencionar:
Academias;
Centros esportivos;
Comissões técnicas de times e clubes esportivos;
Universidades.
Como ingressar na profissão de Fisiologia do Exercício?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisiologia do Exercício?
Para atuar na área, o profissional deve dispor dos principais conhecimentos referentes à prescrição de exercícios físicos, bem como os impactos das atividades no corpo humano. Para o desenvolvimento de tais competências, o especialista deve ingressar em uma graduação inicial em áreas da saúde, como Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Após a conclusão da formação inicial, o aluno deve, ainda, realizar a pós-graduação em Fisiologia do Exercício.