Sobre o curso de Materiais
Última atualização: 24/01/2024
O curso na área de Materiais engloba o estudo, análise e aplicação de diferentes materiais no setor da tecnologia e da indústria. O programa explora a relação entre a estrutura dos objetos, suas propriedades, o processamento e o desempenho em aplicações práticas. O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver materiais eficazes e otimizar a produção em indústrias.
O curso de Materiais tem duração de 1 a 2 anos, em grau tecnológico. As modalidades de ensino incluem presencial e EaD, embora as aulas práticas e laboratoriais complementem o plano pedagógico do curso.
A estrutura curricular abrange desde disciplinas básicas de ciências exatas, como matemática, física e química, até matérias mais específicas, como ciência dos materiais, metalurgia, polímeros, cerâmicas e compósitos.
Como é o curso de Materiais?
O curso de Materiais é caracterizado por uma abordagem teórica e prática. Nos primeiros anos, os estudantes são introduzidos a disciplinas como química, física e matemática. Essa base teórica contribui para o estudo de temas especializados, abordados em sequência.
Com o avanço no curso, os alunos são expostos a disciplinas específicas, como termodinâmica dos materiais, ciência dos polímeros, metalurgia, cerâmicas e materiais compósitos, que apresentam a aplicação dos materiais em diferentes esferas, desde construção civil até tecnologias avançadas, como aeroespacial e biomédica.
Aulas em laboratórios e projetos práticos também são componentes do curso, proporcionando a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos estudantes em situações reais.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Materiais?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Materiais em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Materiais?
No curso de Materiais, os estudantes aprendem a manipular e estruturar as propriedades dos materiais para criar soluções aplicáveis em setores industriais.
As disciplinas do curso envolvem a ciência dos polímeros, que trata de materiais plásticos e suas aplicações, e a metalurgia, que explora metais e suas ligas. Complementarmente, a ciência dos materiais cerâmicos e dos compósitos é abordada.
O curso também pode possuir módulos dedicados à nanotecnologia e aos materiais avançados. Neles, os estudantes aprendem como materiais de escala nanométrica podem ter propriedades aplicáveis.
Quanto custa uma faculdade de Materiais?
No site da Quero Bolsa, o curso de Engenharia de Materiais pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 29,97. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Materiais ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Materiais
Onde o profissional de Materiais pode trabalhar?
Após a conclusão do curso de Materiais, os profissionais podem encontrar oportunidades no setor industrial, especialmente em áreas como automotiva, aeroespacial, eletrônica, biomédica e construção civil.
Além disso, há uma demanda crescente por profissionais de materiais em setores emergentes, como energia renovável e nanotecnologia.
Como ingressar na profissão de Materiais?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Materiais?
O mercado de trabalho para profissionais da área de Materiais requer a compreensão das propriedades dos materiais e suas aplicações em situações práticas.
Habilidades de comunicação e colaboração também são importantes, assim como o conhecimento em softwares de design e simulação.