Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Melhores cursos com bolsas de estudo de Psicologia em Muriaé

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de psicologia, com as melhores faculdades da cidade de Muriaé para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Psicologia pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

1

2
As melhores faculdades de Psicologia pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

Dúvidas sobre o curso de Psicologia

Como é a faculdade de Psicologia?

O curso de Psicologia forma profissionais aptos a intervir no comportamento humano, com base em conhecimentos teóricos e práticos.

Durante o curso, os estudantes aprendem a analisar o comportamento humano, entender as emoções, identificar transtornos psicológicos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar os indivíduos a lidar com seus problemas.

O curso tem uma duração média de 5 anos e é dividido em disciplinas teóricas e práticas, que abrangem diferentes áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, do desenvolvimento, organizacional, entre outras.

As disciplinas teóricas fornecem as bases conceituais e metodológicas necessárias para o entendimento da psicologia, enquanto as disciplinas práticas proporcionam a vivência e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Além disso, os estudantes de Psicologia têm a oportunidade de realizar estágios em instituições públicas ou privadas, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Ao final do curso, os alunos se formam como bacharéis em Psicologia e estão aptos a atuar em diferentes áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras, seja como profissionais autônomos ou em instituições públicas ou privadas.

No Brasil, a idade mínima para fazer faculdade de Psicologia é de 18 anos. A partir dessa faixa etária, os estudantes podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros vestibulares, como forma de ingresso na graduação.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2022, o curso de Psicologia está entre os que mais acolhem beneficiários de programas do governo de acesso ao ensino superior, como Fies e Prouni. Em 2022, a área teve 12.639 matrículas de beneficiários do Fies. Além disso, a formação teve 28.115 matrículas dos beneficiários do Prouni no mesmo período. O número corresponde a 6,2% e concede o quinto maior número de matrículas para essa modalidade, atrás de Direito (57.851), Administração (38.166) e Enfermagem (29.778), Pedagogia (29.613).

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.

Confira as últimas notícias sobre Psicologia

CFP reafirma na Câmara dos Deputados que psicólogas e psicólogos são profissionais da Educação:

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reiterou seu apoio, na Câmara dos Deputados, à inclusão das(os) psicólogas(os) como parte integrante da equipe educacional da educação básica. Em uma audiência pública realizada na quinta-feira (9/5) pela Comissão de Educação, discutiu-se a inserção de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), conforme proposto no Projeto de Lei 3.599/2023 em análise na Casa.

A conselheira Raquel Guzzo, representante do CFP, enfatizou a importância de fortalecer a educação pública através da formação de equipes multifuncionais de apoio e acompanhamento nas escolas. Ela destacou que essa medida possibilitaria uma compreensão mais ampla do desenvolvimento escolar das crianças, promovendo uma relação mais próxima com suas famílias, sem recorrer à patologização ou medicalização.

Raquel Guzzo, que também é professora titular e pesquisadora na área da Psicologia Escolar na PUC-Campinas, ressaltou que a educação brasileira enfrenta diversos desafios, e que a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social, em conjunto com gestores e educadores, pode trazer mudanças significativas para o ambiente escolar.

Ela enfatizou: "Por isso, é fundamental que profissionais da Psicologia e do Serviço Social estejam presentes diariamente na escola, compreendendo os conflitos e a dinâmica escolar. Sem essa participação, a compreensão do contexto escolar fica incompleta".

Comissão de Saúde aprova política de assistência à saúde na rede pública de ensino:

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece a Política Nacional de Saúde na Escola (PNSE). Essa medida visa contribuir para a formação completa dos alunos da rede pública de ensino básico por meio de ações voltadas para prevenção, promoção e atenção à saúde. As informações foram divulgadas pela Agência Câmara de Notícias.

De acordo com o projeto, os objetivos da PNSE incluem proporcionar condições para a formação completa dos alunos, contribuir para a construção de um sistema de cuidado e desenvolvimento social focado na promoção da cidadania e dos direitos humanos, fortalecer o enfrentamento de vulnerabilidades na saúde, cultura, esporte e lazer, e garantir a comunicação e troca de informações entre escolas públicas e os serviços de saúde, cultura, esporte e medidas socioeducativas.

As ações de promoção da saúde podem abranger avaliações diagnósticas, como clínica, nutricional, oftalmológica, auditiva e odontológica, atualização e controle do calendário de vacinação e medidas de peso e altura. Propõe também a educação permanente em saúde com foco em alimentação saudável, prevenção do tabagismo e do consumo de álcool e drogas, redução da morbimortalidade por acidentes e violência, promoção de atividades físicas e controle de fatores de risco de câncer.

Este projeto será agora analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Qual a grade curricular de Psicologia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Psicologia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Recursos Humanos I
  • Análise de Dados
  • Análise Experimental do Comportamento
Ver mais sobre a grade curricular de Psicologia