Melhores cursos com bolsas de estudo de Educação Física em Jundiaí

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de educação física, com as melhores faculdades da cidade de Jundiaí para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Educação Física pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

As melhores faculdades de Educação Física pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Educação Física

Como é a faculdade de Educação Física?

A faculdade de Educação Física é composta por conteúdos da área de Ciências Biológicas, como fisiologia, anatomia e ortopedia, que fundamentam às práticas físicas no combate ao sedentarismo e estimulo do bem-estar.

Para o desenvolvimento do curso, o aluno pode optar pela licenciatura ou bacharelado. A licenciatura é voltada à formação de educadores, que atuam em escolas e ambientes pedagógicos. Já o bacharelado amplia as perspectivas profissionais, para a atuação em academias, hospitais, clínicas e outros ambientes.

A duração média da graduação em Educação Física é de quatro anos, com estágio obrigatório. O curso pode ser desenvolvido de forma presencial ou à distância.

O curso de Educação Física EaD apresenta as disciplinas de forma on-line, permitindo que o aluno desenvolva seus estudos quando e onde quiser, por meio da plataforma virtual da instituição. Além disso, o estudante conta com o apoio de ferramentas e recursos digitais, como videoaulas, chats interativos e materiais on-line. Já na modalidade presencial, o estudante tem acesso à infraestrutura da instituição de ensino, incluindo os laboratórios e quadras demandadas para a realização do curso.

Após formado, o profissional graduado em Educação Física pode ingressar em uma pós-graduação, seja de nível lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

O mestrado em Educação Física forma pesquisadores e professores com habilidade para realizar ensaios e propagar os conhecimentos da área. O programa inclui disciplinas teóricas avançadas e a realização de uma pesquisa original, que culmina na defesa de uma dissertação. Já o doutorado, que geralmente dura cerca de quatro anos, aprofunda-se ainda mais no contexto dissertativo, formando pesquisadores capazes de produzir novos conceitos ligados às práticas físicas.

Entre as possibilidades de pós-graduação destinadas a profissionais formados em Educação Física, destacam-se:

  • Educação Física Escolar;
  • Treinamento Desportivo;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Personal Training;
  • Gestão Esportiva;
  • Musculação e Condicionamento Físico.

Por fim, também é possível realizar o curso de Educação Física como segunda graduação. Esse nível de ensino é destinado a licenciados que desejam se aprofundar nos estudos das práticas físicas, para lecionar em escolas.

O curso de Educação Física é o oitavo curso de graduação com o maior número de matrículas no Brasil em 2022. 254.383 estudantes realizaram matrículas no curso, sendo a maioria na modalidade EaD (171.756). Vale destacar que Educação Física (licenciatura) é o nono curso em número de vagas ofertadas na modalidade EaD para instituições privadas de ensino (248.954).

Saiba as últimas notícias sobre Educação Física

Nova lei permite projetos esportivos de pessoas físicas com incentivo fiscal

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei 14.933/24, que permite a apresentação por pessoas físicas de projetos esportivos com incentivos fiscais. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).

As informações foram veiculadas primeiramente pela Agência Câmara de Notícias.

Antes dessa nova norma, a Lei de Incentivo ao Esporte restringia a apresentação dos projetos a pessoas jurídicas, como federações esportivas, organizações não governamentais ligadas a esportes, instituições de ensino, governos e prefeituras.

Empresas e pessoas físicas já estavam autorizadas a investir no esporte parte do Imposto de Renda devido. Agora, a Lei de Incentivo ao Esporte está equiparada à Lei Rouanet, que, desde a origem, permite projetos culturais de pessoas físicas.

A norma sancionada decorre do Projeto de Lei 9241/17, do ex-deputado Édio Lopes (Roraima). O texto tramitou em caráter conclusivo e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019. No Senado, passou em julho, com ajuste na redação.

Enade das Licenciaturas: publicado edital da edição de 2024

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 22 de julho. As informações foram veiculadas primeiramente pelo site do MEC.

O documento oficializa os procedimentos, as regras e o cronograma do Enade das Licenciaturas, que será implementado já na edição de 2024, a fim de aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente. A estimativa é que participem dessa edição mais de 370 mil alunos, distribuídos por todas as unidades da Federação.

O MEC fez a reformulação do Enade no início de julho, por meio da Portaria nº 610/2024. O Inep aplicará o novo formato conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria nº 611/2024, também publicada no início deste mês. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso.

O exame contará não só com um novo modelo de itens, mas com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Assim, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada um. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

O prazo para serem efetuados os primeiros procedimentos operacionais relacionados ao exame, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começa nesta segunda-feira, 22 de julho. As inscrições para a prova teórica devem ser realizadas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática se iniciará em 16 de setembro.

O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

O Inep aplicará as provas teóricas do Enade 2024 no dia 24 de novembro.

Qual a grade curricular de Educação Física?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Educação Física em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Atividade Formativa I
  • Atividade Formativa II
Ver mais sobre a grade curricular de Educação Física