O pericárdio, endocárdio e miocárdio são camadas que formam a estrutura do coração.
O pericárdio é uma membrana fibrosa que envolve o coração, protegendo-o e mantendo-o no lugar.
Ele é composto por duas camadas, uma externa e uma interna, separadas por uma pequena quantidade de líquido. A camada externa é chamada de pericárdio parietal e a camada interna é chamada de pericárdio visceral, ou epicárdio.
O endocárdio é a camada mais interna do coração, que reveste as cavidades do átrio e do ventrículo. Ele é formado por um tecido fino e liso, que ajuda a facilitar o fluxo sanguíneo dentro do coração.
Já o miocárdio é a camada muscular do coração. Ele é responsável por contrair e relaxar, permitindo que o coração bombeie o sangue para todo o corpo.
Para bombear o sangue, o coração utiliza dois movimentos: a sístole e a diástole. A sístole é o movimento de contração do coração. Nesse movimento, o sangue é enviado para o corpo. A diástole é o movimento de relaxamento do coração. Durante esse movimento, o coração recebe o sangue. Assim que se enchem de sangue, os átrios se contraem, na sístole, e as válvulas se abrem de modo que o sangue possa ser bombeado para os ventrículos relaxados, em diástole.
Logo em seguida, ocorre a contração dos ventrículos, ou sístole, que faz com que o sangue seja pressionado para os vasos. Ocorre então o “enchimento” dos átrios que estão em diástole.

DrJanaOfficial, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons
No átrio direito está presente o nó ou nódulo sinoatrial, um pequeno conjunto de células musculares cardíacas especializadas. Esse conjunto é conhecido como o marca passo cardíaco, pois, através de impulsos elétricos, determina o ritmo do coração.
O miocárdio é composto por células musculares especializadas, chamadas de miócitos, que trabalham em conjunto para gerar a força necessária para bombear o sangue.