Em certos números, podemos ficar em dúvida de como aproximar a ordem de grandeza do mesmo.
Um exemplo é o número 50. A ordem de grandeza é de 101, ou de 102?
O mesmo acontece com o número 5000. A ordem de grandeza dele é de 103, ou de 104?
Por conta disso, existem dois critérios diferentes para aproximação de um número em sua ordem de grandeza. Um critério é feito utilizando a média aritmética, e outro utilizando a média geométrica.
Média aritmética
Nesse caso fazemos a média aritmética entre o número 1 e o número 10, que são os dois extremos que o número que multiplica o fator de 10 pode ter.
Desta forma, temos:
Com isso estabelecemos um critério. Dado um número na forma de notação científica:
Temos:
- m menor que 5,5 (m < 5,5)
Se m for menor que 5,5, então a ordem de grandeza do número será 10n.
- m maior que 5,5 (m > 5,5)
Se m for maior que 5,5, então a ordem de grandeza do número será 10n+1.
Média geométrica
Nesse caso fazemos a média geométrica entre o número 1 e o número 10, que são os dois extremos que o número que multiplica o fator de 10 pode ter.
Desta forma, temos:
Com isso estabelecemos um critério. Dado um número na forma de notação científica:
Temos:
- m menor que 3,16 (m < 3,16)
Se m for menor que 3,16, então a ordem de grandeza do número será 10n.
- m maior que 3,16 (m > 3,16)
Se m for maior que 3,16, então a ordem de grandeza do número será 10n+1.
Qual utilizar?
Fica o questionamento de qual média utilizar, a geométrica ou a aritmética?
Valores abaixo de 3,16 terão a ordem de grandeza de 10n nos dois casos. Valores acima de 5,5 terão a ordem de grandeza de 10n+1 nos dois casos também.
Ficamos na dúvida na faixa de valores que é maior que 3,16 e menor que 5,5 (3,16 < m < 5,5), pois se utilizarmos um método teremos 10n e se utilizarmos outro teremos 10n+1.
Como não há uma convenção de qual método utilizar, os exercícios de vestibulares evitam pegar valores entre 3,16 e 5,5 para não gerar confusão na resolução.
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