Trapézio
Um trapézio é todo quadrilátero que contém um par de lados opostos paralelos. Na figura a seguir, temos o trapézio \( ABCD\) com os lados \( \bar{AB}\) e \( \bar{CD}\) paralelos entre si.
No trapézio, os lados paralelos são chamados de bases do trapézio enquanto que os outros dois lados são ditos os lados oblíquos. No trapézio da figura acima, as suas bases são \( \bar{AB}\) e \( \bar{CD}\) e os seus lados oblíquos, \( \bar{AD}\) e \( \bar{BC}\).
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Paralelogramo
Um paralelogramo é um quadrilátero que contém dois pares de lados opostos paralelos. No paralelogramo \( ABCD\) abaixo, os lados \( \bar{AB}\) e \( \bar{CD}\) são opostos entre si, bem como \( \bar{AD}\) e \( \bar{BC}\).
Note que, pela definição, todo paralelogramo é um trapézio, mas o contrário não é verdadeiro.
Retângulo
Todo paralelogramo que possui os quatro ângulos internos congruentes é chamado de retângulo.
Como a soma dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é sempre 360º, então necessariamente os ângulos internos de um retângulo valem todos 90º.
Losango
Um losango é todo paralelogramo com os quatro lados congruentes entre si. Abaixo, no losango \( ABCD\) vemos que \( AB=BC=CD=AD\).
Quadrado
Um paralelogramo que tem os quatro ângulos internos de mesma medida e os quatro lados congruentes entre si é chamado de quadrado. Ou seja, um quadrado é uma “junção” das definições de retângulo e losango.
Os ângulos internos de um quadrado são necessariamente ângulos retos.