Os principais verbos intransitivos são:
- Verbo nascer;
- Verbo morrer;
- Verbo viver;
- Verbo voltar;
- Verbo chegar;
- Verbo andar;
- Verbo chorar;
- Verbo cair;
- Verbo dormir;
- Verbo deitar;
- Verbo sentar;
- Verbo levantar;
- Verbo sofrer;
- Verbo casar;
- Verbo suceder;
- Verbo proceder
Vejamos, a seguir, alguns desses verbos sendo utilizados em outros exemplos:
A criança caiu.
Nesse exemplo, a ação “cair” não necessita de um complemento, pois todas as informações necessárias ao entendimento da ação verbal estão dispostas entre a relação que se estabelece entre o sujeito (“a criança”) e a forma verbal utilizada.
O bebê dormiu.
Assim como no exemplo anterior, o verbo “dormir” dispensa a utilização de um objeto que complemente o sentido da forma verbal, visto que ela, ao se referir ao próprio sujeito (no caso, “o bebê”), já apresenta todos os elementos necessários para a compreensão da ação designada.
É importante lembrar que um verbo pode se comportar de maneira diferente de acordo com o contexto em que está inserido. Isso significa que um mesmo verbo pode ser, em um contexto, intransitivo e, em outra situação, transitivo. Veja um exemplo em que isso ocorre:
Meu irmão namora muito.
Nesse caso, o verbo “namorar” é intransitivo, pois não admite complemento verbal, já que a ação se refere ao sujeito da frase.
Veja outra frase com o mesmo verbo:
Estou namorando esse vestido há dias.
Neste outro exemplo, o verbo “namorar” vem acompanhado de um complemento verbal que não precisa de preposição (“esse vestido”), ou seja, de um objeto direto.
Esses simples exemplos podem mostrar como é importante analisar cada forma verbal em seu contexto de uso, para ter certeza de que a transitividade verbal foi classificada de forma adequada.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Você sabe a diferença entre verbos intransitivos e verbos auxiliares? Basicamente, os intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para fazer sentido em uma oração. Já os auxiliares acompanham outro verbo (o verbo principal) e funcionam para modular o verbo principal.