Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Alcenos

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 13/6/2019

Introdução

Os alcenos, que também podem ser chamados de alquenos ou olefinas, tratam-se de hidrocarbonetos alifáticos, ou seja, de cadeia aberta, e insaturados, apresentando uma dupla ligação entre dois carbonos da cadeia principal. Os alcenos dão origem a substâncias com aspecto oleoso, o que explica o nome olefinas (do latim oleum = óleo + affinis = afinidade).

Se um alceno possuir mais de três átomos de carbono, a dupla ligação poderá estar localizada em diferentes posições da cadeia, resultando, assim, em diversos compostos diferentes. Por isso, é muito importante a utilização de um número na nomenclatura deste composto para indicar a localização da insaturação. A numeração da cadeia irá começar a partir do carbono mais próximo da dupla ligação. O número indicando a posição da insaturação deve ser o menor possível e tem que anteceder o nome do composto, do qual é separado por hífen.

Observe os exemplos a seguir:

1-buteno: CH2 = CH – CH2 – CH3

2-hexeno: H3C – CH = CH – CH2 – CH2 – CH3

A fórmula geral dos alcenos é CnH2n.

É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente. Ele é produzido durante o amadurecimento das frutas e é usado para produzir diversos polímeros e álcool etílico, também conhecido como etanol ou álcool comum, conforme podemos ver na equação química a seguir:

Na tabela a seguir serão apresentados alguns exemplos de moléculas que são classificadas como alcenos, mostrando a fórmula estrutural, a fórmula molecular e a fórmula geral de cada uma das substâncias.

Observação: Não podemos nos esquecer que também existem os cicloalcenos, como por exemplo o composto mostrado abaixo, cujo nome é 3,4-dimetil-ciclopenteno.


Este composto apresenta fórmula molecular  C7H12 não seguindo a fórmula geral  CnH2n mas sim CnH2n-2

Propriedades Físicas dos Alcenos

Os alcenos apresentam as seguintes propriedades físicas: são insolúveis em água e solúveis em solventes apolares; são menos densos que a água e os pontos de ebulição aumentam de forma igual segundo o número de carbonos na cadeia.

Além disso, podemos dizer que os alcenos são mais reativos que os alcanos por possuírem uma ligação dupla, que é mais fácil de ser quebrada. Sofrem reações de adição e também 


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Conhecendo a fórmula molecular de um único alceno, podemos determinar sua fórmula geral. Sabendo que o buteno possui a molécula descrita pela fórmula C4H8, marque a alternativa correspondente à fórmula geral dos alcenos:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...