Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Alcenos

Química - Manual do Enem
Sara Nahra Publicado por Sara Nahra
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

Os alcenos, que também podem ser chamados de alquenos ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos, ou seja, de cadeia aberta, e insaturados, apresentando uma dupla ligação entre dois carbonos da cadeia principal. Os alcenos dão origem a substâncias com aspecto oleoso, o que explica o nome olefinas (do latim, oleum = óleo + affinis = afinidade).

Se um alceno possuir mais de três átomos de carbono, a dupla ligação poderá estar localizada em diferentes posições da cadeia, resultando, assim, em diversos compostos diferentes. Por isso, é muito importante a utilização de um número na nomenclatura desse composto para indicar a localização da insaturação. A numeração da cadeia irá começar a partir do carbono mais próximo da dupla ligação. O número indicando a posição da insaturação deve ser o menor possível e tem que anteceder o nome do composto, do qual é separado por hífen.

Observe os exemplos a seguir:

1-buteno: CH2 = CH – CH2 – CH3

2-hexeno: H3C – CH = CH – CH2 – CH2 – CH3

A fórmula geral dos alcenos é CnH2n.

Exemplos de alcenos

É muito raro encontrarmos os alcenos na natureza. Um dos principais exemplos desse composto é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente. Ele é produzido durante o amadurecimento das frutas e é usado para produzir diversos polímeros e álcool etílico, também conhecido como etanol ou álcool comum, conforme podemos ver na equação química a seguir:

Na tabela a seguir, serão apresentados alguns exemplos de moléculas que são classificadas como alcenos, mostrando a fórmula estrutural, a fórmula molecular e a fórmula geral de cada uma das substâncias.

Observação: não podemos nos esquecer de que também existem os cicloalcenos, como o composto mostrado abaixo, cujo nome é 3,4-dimetil-ciclopenteno.


Esse composto apresenta fórmula molecular  C7H12, não seguindo a fórmula geral  CnH2n, mas sim CnH2n-2

Quais as características dos alcenos?

Os alcenos apresentam as seguintes propriedades físicas: são insolúveis em água e solúveis em solventes apolares; são menos densos que a água e os pontos de ebulição aumentam de forma igual, segundo o número de carbonos na cadeia.

Além disso, podemos dizer que os alcenos são mais reativos que os alcanos, por possuírem uma ligação dupla, que é mais fácil de ser quebrada. Sofrem reações de adição e de polimerização.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Quero Bolsa

Conhecendo a fórmula molecular de um único alceno, podemos determinar sua fórmula geral. Sabendo que o buteno possui a molécula descrita pela fórmula C4H8, marque a alternativa correspondente à fórmula geral dos alcenos:

A CnH2n+2
B CnH2n
C CnH2n-2
D C2nH2n+2
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail