Design Gráfico na FACHA
- Graduação
- 4 semestres
- 30 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 691,29
Boa
(1)
Como é o curso de Design Gráfico na FACHA?
Design Gráfico é a área responsável por criar soluções visuais que transmitem informações e mensagens, considerando elementos como: cores, formas, tipografia e imagens. Seus princípios permitem a formulação de identidades gráficas para campanhas publicitárias, embalagens, materiais editoriais e mídias digitais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciênicas Sociais Aplicadas
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Fotografia
Optativa
Computação Gráfica Aplicada Ao Design Gráfico I
História Das Artes
Como é a faculdade FACHA
Avaliação dos Alunos
Boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 1.620 alunos matriculados
- mais de 120 docentes
- 12 cursos de graduação e 92 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Rio de Janeiro
Dúvidas mais frequentes
Entre os diferenciais da UNIFACHA, está o departamento de estágio. Esse setor é responsável por firmar parcerias com grandes empresas do mercado do Rio de Janeiro para atrair oportunidades de estágio aos alunos.
Há também a parceria com a Fundação Mudes, que mantém um núcleo de atendimento na UNIFACHA (Botafogo) aberto para a comunidade interna e para alunos de outras instituições, e a parceria com a plataforma Atados, especializada em estágio voluntário.
A faculdade de Design Gráfico tem o objetivo de formar designers capazes de desenvolver projetos visuais que integrem estética e funcionalidade, considerando o impacto social, cultural e econômico de suas criações. Durante a formação, os alunos analisam tópicos de história e teoria do design, técnicas de ilustração, tipografia, fotografia, animação e desenvolvimento de identidades visuais.
Oferecido em nível de bacharelado, e com uma carga horária mínima de 2.400 horas, o curso tem duração média de quatro anos, período em que os alunos desenvolvem lições teóricas e práticas. Além disso, percorrem um estágio curricular supervisionado, fortalecendo a interface entre os estudos e a prática profissional.
O curso também aborda o uso do design para plataformas digitais, incluindo UX/UI, criação de websites e aplicativos, além de produção gráfica para mídias impressas e digitais. Dessa forma, os alunos qualificam-se para gerir projetos de marketing, compreendendo como administrar o ciclo de vida de um produto ou serviço de design, desde a concepção até a entrega.
Ao final do percurso, o estudante desenvolve um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consolida suas habilidades em um projeto autoral.
Quais são as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de Rio Verde - UNIRV | 4 | Rio Verde-GO |
Centro Universitário Braz Cubas | 4 | Mogi das Cruzes-SP | EaD |
Faculdade Senac Goiás - SENAC Goiás | 4 | Goiânia-GO |
Universidade Estadual de Londrina - UEL | 4 | Londrina-PR |
Universidade Tiradentes - UNIT | 4 | Aracaju-SE |
Centro Universitário Curitiba | 4 | Curitiba-PR |
Centro Universitário do Distrito Federal - UDF | 4 | Brasília-DF |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE | 4 | Presidente Prudente-SP |
Centro Universitário UniRuy - UNIRUY | 4 | Salvador-BA |
Universidade Federal de Goiás - UFG | 4 | Goiânia-GO |
Que tal estudar Design Gráfico? Confira bolsas de estudo para o curso de Design Gráfico em instituições parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Design Gráfico é a área responsável por criar soluções visuais que transmitem informações e mensagens, considerando elementos como: cores, formas, tipografia e imagens. Seus princípios permitem a formulação de identidades gráficas para campanhas publicitárias, embalagens, materiais editoriais e mídias digitais.
O campo tem o objetivo de comunicar ideias e informações de maneira convincente, utilizando elementos visuais alinhados à identidade de marcas e projetos editoriais. Ele combina aspectos artísticos e técnicos, considerados para a criação de logotipos, manuais de marca, layouts para sites e aplicativos, e peças publicitárias para mídias digitais.
Os profissionais da área podem diagramar revistas, livros e materiais corporativos, atuando para que os elementos visuais reforcem a mensagem e promovam uma experiência positiva ao usuário.
As cores, formas e tipografias propostas pelo designer influenciam o comportamento do consumidor, fortalece marcas e melhora a compreensão de mensagens. Quando bem executado, a prática gera um impacto emocional e promove engajamento, consolidando-se como uma ferramenta para o sucesso em diversos setores.