Engenharia Metalúrgica na FASAR - Santa Rita
- 72 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 26,96
Como é o curso de Engenharia Metalúrgica na FASAR - Santa Rita?
A engenharia metalúrgica é um ramo da engenharia que se dedica ao estudo, desenvolvimento e aplicação de processos metalúrgicos para a produção, transformação e utilização de metais. O campo abrange desde a extração de minérios metálicos até a fabricação de produtos finais, passando por processos como fundição, conformação, tratamento térmico e análise de materiais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: Até 18 meses
O que você vai aprender?
Física Geral I
Algorítmos Para Engenharia
Cálculo Iii
Laboratório Química Analítica
Como é a faculdade FASAR - Santa Rita
Resumo da faculdade
- mais de 800 alunos matriculados
- mais de 80 docentes
- 18 cursos de graduação
- 1 unidade no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
A Fasar realiza simpósios de iniciação científica para apresentação de pesquisas feitas pelos alunos. Ex-alunos da Fasar e graduandos de outras IESs também podem participar. Após inscrição do resumo do trabalho científico, são desenvolvidas apresentações orais e na modalidade banner.
Além disso, a instituição possui nota 4 (em escala máxima até 5) no indicador de Conceito Institucional (CI), atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2017.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Metalúrgica possui, em sua grade curricular, um núcleo de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.
O núcleo de conteúdos básicos, que corresponde a cerca de 30% da carga horária mínima do curso, contém as seguintes disciplinas:
Metodologia Científica e Tecnológica;
Comunicação e Expressão;
Informática;
Expressão Gráfica;
Matemática;
Física;
Fenômenos de Transporte;
Mecânica dos Sólidos;
Eletricidade Aplicada;
Química;
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Administração;
Economia;
Ciências do Ambiente;
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.
Inicialmente, os estudantes se familiarizam com conteúdos das ciências exatas, como matemática, física, química e desenho técnico. À medida que avançam na programação, os alunos são introduzidos a disciplinas específicas, que abrangem desde a extração de metais a partir de minérios até a produção de peças metálicas por meio de processos como fundição, soldagem, laminação e forjamento.
De forma complementar, os estudantes têm contato com laboratórios equipados, que permitem a realização experimentos que simulam os processos industriais. A metodologia de ensino incentiva o trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração entre os estudantes.
A engenharia metalúrgica é um ramo da engenharia que se dedica ao estudo, desenvolvimento e aplicação de processos metalúrgicos para a produção, transformação e utilização de metais. O campo abrange desde a extração de minérios metálicos até a fabricação de produtos finais, passando por processos como fundição, conformação, tratamento térmico e análise de materiais.
O curso de Engenharia Metalúrgica estuda as propriedades dos materiais metálicos, suas características mecânicas, térmicas e elétricas, bem como as tecnologias utilizadas na produção industrial. Ele é fundamentado na área de ciências exatas, com ênfase em disciplinas como química, física, matemática e termodinâmica.
Além das disciplinas teóricas abordadas durante a graduação, os estudantes têm a oportunidade de participar de laboratórios práticos, projetos de pesquisa e estágios em indústrias metalúrgicas.
Os profissionais formados em engenharia metalúrgica podem atuar em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, automotivas, aeroespaciais, de mineração, entre outras.
Além disso, o conhecimento adquirido durante o curso os capacita a trabalhar em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e processos, buscando soluções inovadoras para os desafios da indústria metalúrgica.
Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Metalúrgica