Design Gráfico no FIAM FAAM
- Graduação
- 4 semestres
- 30 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 165,94
Regular
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Como é o curso de Design Gráfico no FIAM FAAM?
Design Gráfico é a área responsável por criar soluções visuais que transmitem informações e mensagens, considerando elementos como: cores, formas, tipografia e imagens. Seus princípios permitem a formulação de identidades gráficas para campanhas publicitárias, embalagens, materiais editoriais e mídias digitais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciênicas Sociais Aplicadas
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Fotografia
Optativa
Computação Gráfica Aplicada Ao Design Gráfico I
História Das Artes
Como é a faculdade FIAM FAAM
Avaliação dos Alunos
Regular
2 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 5.000 alunos matriculados
- mais de 160 docentes
- 82 cursos de graduação e 196 de pós-graduação
- 389 unidades
Dúvidas mais frequentes
O FIAM-FAAM faz parte da rede internacional de educação Laureate, formada por mais de 80 instituições de ensino superior no mundo. A metodologia de ensino adotada pelo centro universitário foca bastante a preparação dos aluno para o mercado de trabalho, por isso possui programas de orientação de carreira e proporciona experiências internacionais e oportunidades para que os estudantes consigam um bom estágio ou emprego. Além disso, conta também com iniciativas em que os alunos possam colocar o aprendizado em prática e ainda prestar serviços à comunidade.
A FIAM-FAAM foi avaliada com nota 4, sendo o máximo 5, em dois indicadores do Ministério da Educação (MEC): Conceito Institucional (CI) e Conceito Institucional EaD (CI-EaD).
A faculdade de Design Gráfico tem o objetivo de formar designers capazes de desenvolver projetos visuais que integrem estética e funcionalidade, considerando o impacto social, cultural e econômico de suas criações. Durante a formação, os alunos analisam tópicos de história e teoria do design, técnicas de ilustração, tipografia, fotografia, animação e desenvolvimento de identidades visuais.
Oferecido em nível de bacharelado, e com uma carga horária mínima de 2.400 horas, o curso tem duração média de quatro anos, período em que os alunos desenvolvem lições teóricas e práticas. Além disso, percorrem um estágio curricular supervisionado, fortalecendo a interface entre os estudos e a prática profissional.
O curso também aborda o uso do design para plataformas digitais, incluindo UX/UI, criação de websites e aplicativos, além de produção gráfica para mídias impressas e digitais. Dessa forma, os alunos qualificam-se para gerir projetos de marketing, compreendendo como administrar o ciclo de vida de um produto ou serviço de design, desde a concepção até a entrega.
Ao final do percurso, o estudante desenvolve um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consolida suas habilidades em um projeto autoral.
Quais são as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de Rio Verde - UNIRV | 4 | Rio Verde-GO |
Centro Universitário Braz Cubas | 4 | Mogi das Cruzes-SP | EaD |
Faculdade Senac Goiás - SENAC Goiás | 4 | Goiânia-GO |
Universidade Estadual de Londrina - UEL | 4 | Londrina-PR |
Universidade Tiradentes - UNIT | 4 | Aracaju-SE |
Centro Universitário Curitiba | 4 | Curitiba-PR |
Centro Universitário do Distrito Federal - UDF | 4 | Brasília-DF |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE | 4 | Presidente Prudente-SP |
Centro Universitário UniRuy - UNIRUY | 4 | Salvador-BA |
Universidade Federal de Goiás - UFG | 4 | Goiânia-GO |
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Design Gráfico é a área responsável por criar soluções visuais que transmitem informações e mensagens, considerando elementos como: cores, formas, tipografia e imagens. Seus princípios permitem a formulação de identidades gráficas para campanhas publicitárias, embalagens, materiais editoriais e mídias digitais.
O campo tem o objetivo de comunicar ideias e informações de maneira convincente, utilizando elementos visuais alinhados à identidade de marcas e projetos editoriais. Ele combina aspectos artísticos e técnicos, considerados para a criação de logotipos, manuais de marca, layouts para sites e aplicativos, e peças publicitárias para mídias digitais.
Os profissionais da área podem diagramar revistas, livros e materiais corporativos, atuando para que os elementos visuais reforcem a mensagem e promovam uma experiência positiva ao usuário.
As cores, formas e tipografias propostas pelo designer influenciam o comportamento do consumidor, fortalece marcas e melhora a compreensão de mensagens. Quando bem executado, a prática gera um impacto emocional e promove engajamento, consolidando-se como uma ferramenta para o sucesso em diversos setores.