Marketing na FMU
- Graduação
- 4 semestres
- 10 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 111,03
Boa
(34)
Como é o curso de Marketing na FMU?
Marketing é o conjunto de estratégias que visam promover e vender produtos ou serviços, atendendo às necessidades dos clientes e beneficiando empresas ou marcas.
Resumo do curso
-
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
-
Duração: em média, 4 anos
Como é a faculdade FMU
Avaliação dos Alunos
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- Localização
Resumo da faculdade
- mais de 64.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 82 cursos de graduação e 373 de pós-graduação
- 464 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FMU é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de tradição. Dentre seus diferenciais estão a sua ampla oferta de cursos, que abrange desde graduações até pós-graduações e MBAs, além da sua tecnologia disponibilizada que proporciona uma experiência acadêmica inovadora.
A FMU também se destaca pelo seu corpo docente qualificado e por suas parcerias com empresas e organizações, o que garante uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado de trabalho.
Outro diferencial da instituição é o seu compromisso com a inclusão social, oferecendo programas de bolsas de estudo e projetos de responsabilidade social em diversas áreas de atuação.
A atuação da FMU voltada às questões sociais garantiu, no mês de novembro, a renovação do Selo Instituição Socialmente Responsável, garantindo pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Desde 2005, a honraria é creditada às instituições engajadas em causas sociais.
Além disso, a FMU obteve nota 4, sendo o máximo 5, em 39 cursos pelo Guia da Faculdade 2023, uma avaliação anual realizada pelo jornal O Estado de S.Paulo em parceria com a Quero Bolsa.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino oferecem a opção de bacharelado.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o curso de Marketing é voltado para a formação de profissionais aptos para coordenar equipes de marketing, assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos, serviços e marcas, além de planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.
O programa também enfatiza o desenvolvimento de competências para avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing, identificar e analisar canais de distribuição, e planejar estratégias de comunicação com os consumidores.
Após a conclusão do curso, que possui uma carga horária total de 1600 horas, os graduados têm a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação na área de Administração, entre outras.
A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Em [nível técnico](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/marketing/bolsas?l=tecnico], a duração é de, em média, 800 horas. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.
Diferente da graduação tecnológica, o bacharelado possui extensão superior e profundidade de análises, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. Atualmente, nove instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Marketing em nível de bacharelado, segundo consulta aos dados do e-MEC. São elas:
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR)
- Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estácio de Sá
- Universidade Anhembi Morumbi
- Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
- Universidade Vila Velha (UVV)
- Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA)
- Centro Universitário Farias Brito
De acordo com o Censo da Educação Superior 2022, o curso de Marketing ocupa a décima posição entre as formações da modalidade EaD com maior número de matriculados. Ao todo, 84.681 estudantes se matricularam no programa para esse modelo de ensino.
Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!
Marketing é o conjunto de estratégias que visam promover e vender produtos ou serviços, atendendo às necessidades dos clientes e beneficiando empresas ou marcas.
Ele envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição, com o objetivo de identificar e fidelizar clientes.
A faculdade de Marketing estuda as estratégias de comunicação com o público e fidelização de clientes, por meio de pesquisa de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. O objetivo geral da formação é capacitar profissionais para compreender e fomentar a dinâmica do mercado, impulsionando a visibilidade de uma empresa e a interação com os clientes.
Durante o curso, o aluno aprende a desenvolver e implementar estratégias de marketing, planejar campanhas e analisar as tendências do mercado, por meio dos principais recursos do Marketing.
A formação também estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, além de apresentar aspectos de posicionamento de mercado e uso da tecnologia.
A grade curricular do curso garante o contato dos alunos com disciplinas como Pesquisa de Mercado, que analisa a coleta estratégica de dados para entender as preferências e comportamentos do consumidor, e Estratégias de Marketing, que estuda a criação e implementação de planos de marketing eficazes. De forma complementar, a disciplina de Comportamento do Consumidor aborda a psicologia dos consumidores e aspectos de decisão de compra.
Outro aspecto enfatizado no curso é o estudo da Gestão de Marca, que ensina como criar e manter a identidade e reputação de uma marca, além do Marketing Digital, que apresenta as técnicas empregadas no meio digital para a promoção de um negócio.
A metodologia de ensino do curso é caracterizada pela combinação entre teoria e prática. Os estudantes participam de estudos de caso, projetos em grupo, e simulações de mercado. Muitos cursos também oferecem estágios e parcerias com empresas.
O Marketing, como campo de estudo e prática profissional, abrange diversas aplicações especializadas. Cada uma delas se concentra em aspectos individuais da comunicação e estratégia de mercado. Algumas das principais áreas do Marketing incluem:
- Marketing de Conteúdo: Visa a criação e distribuição de conteúdo para atrair e engajar um público-alvo definido.
- Search Engine Optimization (SEO): Envolve a otimização de websites e conteúdo online para melhorar a visibilidade e o ranking nas páginas de resultados dos motores de busca, como Google.
- Marketing de Mídia Social: Utiliza plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, para promover produtos ou serviços, criar engajamento com a marca e se conectar com o público.
- Customer Relationship Management (CRM): Refere-se às práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar interações e dados do cliente, com o objetivo de melhorar os relacionamentos comerciais.
- Marketing Digital: Abrange todas as iniciativas de marketing no ambiente digital. Utiliza canais digitais como motores de busca, websites, mídias sociais, e-mail e aplicativos móveis.
- E-mail Marketing: Envolve o envio de mensagens comerciais usando o e-mail.
- Marketing de Influência: Foca em usar líderes de opinião, celebridades ou indivíduos influentes nas redes sociais para ampliar a mensagem de uma marca para um mercado maior.
- Publicidade Paga: Utiliza recursos financeiros para impulsionar um produto ou marca por meio de anúncios em diferentes canais, como o Google.
- Marketing de Afiliados: É baseado em desempenho, garantindo a recompensa da empresa por cada visitante ou cliente trazido pelos esforços do afiliado.
- Marketing Analítico: Foca na coleta e análise de dados para compreender padrões de comportamento do consumidor e otimizar estratégias de marketing.
- Branding e Gestão de Marca: Envolve o processo de criar e gerenciar a imagem e identidade de uma marca no mercado.
Marketing de Relacionamento: Visa criar e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes.
As melhores vagas da FMU perto de você
No Quero Bolsa a FMU oferece vagas com até 75% de desconto! São 65558 cursos com mensalidades a partir de R$ 89,91. Confira as opções de vagas disponíveis.