Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

14 datas importantes que podem cair no Enem e em vestibulares de 2018

por Juliana Espinosa em 24/10/18 3,9 mil visualizações

No ano de 2018, diversos eventos históricos, nacionais e internacionais, completarão aniversários redondos - ou seja, alcançarão 50, 70, 100 anos, entre outros números cheios.

Por conta disso, estes assuntos tornam-se destaques e podem ser fontes de informações para as questões do Enem e de outros vestibulares.

Pensando nisso, a Revista Quero preparou um resumo com os aniversários mais importantes deste ano, no Brasil e no mundo.

Mundo

100 anos do fim da Primeira Guerra

A Grande Guerra, conhecida como Primeira Guerra Mundial, aconteceu no período entre 1914 e 1918. O conflito envolveu, principalmente, grandes potências imperialistas europeias, mas também teve a participação de países de outros continentes.

Durantes os confrontos, cerca de 10 milhões de soldados morreram, 21 milhões foram feridos e 13 milhões de civis perderam suas vidas.

100 anos do nascimento de Nelson Mandela

Nelson Mandela foi um líder rebelde e um dos principais representantes do movimento contra o apartheid, um regime de segregação racial, adotado de 1948 a 1994, na África do Sul.

14 datas importantes que podem cair no ENEM - Revista Quero
Estátua de Nelson Mandela em Pretória, na África do Sul.

Mandela nasceu em 1918, atuou como presidente do país de 1994 a 1999 e foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz no ano de 1993. Era considerado um terrorista pelo governo sul-africano e, por conta disso, viveu 30 anos na cadeia.

70 anos do Estado de Israel

Devido à perseguição aos judeus durante a ascensão do nazismo e às atrocidades cometidas no holocausto ao longo da Segunda Guerra Mundial, o povo judeu passou a migrar para a Palestina.

Com a migração, os conflitos entre judeus e árabes-palestinos foram intensificados e houve uma pressão internacional para a criação de um Estado judaico.

Em 1947, um comitê especial da ONU foi montado para discutir a divisão da Palestina e, ao final da votação, 33 países se posicionaram a favor. Apesar da rejeição dos árabes, o projeto foi proclamado no ano seguinte.

Veja também: 75 dicas de como estudar para o Enem: todas as disciplinas

70 anos da Independência da Coreia do Norte

No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as forças japonesas se renderam aos soviéticos, que ocuparam o norte da Coreia (atual Coreia do Norte), e aos Estados Unidos, que ocuparam a parte sul do país (atual Coreia do Sul).

Foram criados dois países distintos, cada um com um legítimo representante. Alguns anos depois, em 1948, foi declarada a independência da Coreia do Norte.

50 anos da morte de Martin Luther King

Martin Luther King Jr. é um símbolo da luta contra o racismo nos Estados Unidos. Foi assassinado aos 39 anos, em 1968, por James Earl Ray, que o considerava um traidor da pátria - Earl acreditava que Martin enfraquecia o país politicamente e economicamente.

Antes de morrer, King se manifestou para 250 mil pessoas na Marcha de Washington por Empregos e Liberdade. Lá, proferiu o famoso discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”), referindo-se à possibilidade de vivermos em sociedade sem nos julgarmos pela cor da pele.

50 anos da Ofensiva de Tet, na Guerra do Vietnã

No contexto da Guerra Fria, ocorreu a Guerra do Vietnã, um conflito entre o Vietnã do Norte (apoiado pela União Soviética) e os Estados Unidos, no período de 1959 a 1975.

Em 1968, um ataque surpresa das milícias vietcongues chamado de Ofensiva de Tet enfraqueceu as forças americanas e mudou o rumo da guerra.

Quando os EUA se preparavam para deixar o confronto, os vietcongues deram uma última investida e derrotaram os americanos.

50 anos da Revolta de Maio de 1968 na França

O mês de maio de 1968 marcou uma revolta estudantil que paralisou a França. Foi uma grande onda de protestos que reivindicou reformas no setor educacional. Apesar de ter sido iniciado por estudantes, o movimento envolveu trabalhadores e outros setores e tornou-se a maior greve geral da Europa.

A revolta enfraqueceu o governo do general Charles de Gaulle, presidente do país na época, que acabou renunciando um ano depois.

50 anos da Primavera de Praga

A Primavera de Praga foi resultado da insatisfação da sociedade da Tchecoslováquia com o autoritarismo do regime comunista imposto no país pelos soviéticos. Em 1968, tanques da União Soviética invadiram o território checoslovaco para tentar conter o movimento.

Percebendo que não iriam vencer, os soviéticos decidiram assinar os Acordos de Moscou, visando a normalização da situação e das relações entre URSS e Tchecoslováquia.

10 anos da renúncia de Fidel Castro

Fidel Castro foi uma importante figura da esquerda latino-americana. Decidiu renunciar a presidência de Cuba após quase 50 anos no poder, deixando como legado um dos últimos regimes comunistas do mundo.

Imagem: Reprodução.
14 datas importantes que podem cair no Enem - Revista Quero
Fidel Castro é uma das figuras mais importantes da história latino-americana.

Após sua saída, quem passou a comandar o país foi seu irmão, Raúl, sucedido por Miguel Díaz-Canel em abril deste ano.

Brasil

130 anos da Lei Áurea

A Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em 1888, colocou um ponto final na escravidão em território nacional.

O Brasil foi o último país americano independente a acabar com a prática dos trabalhos escravos.

110 anos da imigração japonesa

Há 110 anos, chegava aos portos brasileiros a primeira embarcação com imigrantes japoneses. Mais de 700 pessoas desembarcaram do navio Kasato Maru para trabalhar em cafezais paulistas.

Imagem: Wikipedia.
14 datas importantes que podem cair no Enem - Revista Quero
A embarcação Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

Atualmente, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão fica no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

50 anos do AI nº 5 (Ditadura Militar brasileira pós-1964)

Sob o pretexto de uma ameaça comunista, os militares deram o golpe de 1964, que pôs fim ao governo de João Goulart e instaurou uma ditadura militar no Brasil.

Ao longo do regime, ocorrido entre 1964 e 1985, os militares definiram diversos atos institucionais que modificaram a constituição e anularam direitos políticos.

Em 1968, houve o decreto do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o mais severo dos atos institucionais estabelecidos pelo presidente da época, Artur da Costa e Silva.

Durante onze anos, o AI-5 estabeleceu forte censura aos meios de comunicação no país, além de ter repreendido e torturado estudantes, intelectuais e religiosos.

Veja as principais matérias para o Enem no Manual do Enem

30 anos da Constituição Cidadã de 1988

A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 1988, na Assembleia Nacional Constituinte, convocada pelo deputado Ulysses Guimarães.

O documento tornou-se símbolo do processo de redemocratização nacional, após duas décadas de ditadura, e foi definido por Ulysses como Constituição Cidadã, pois ampliava os direitos e garantias individuais.

30 anos do SUS (Sistema Único de Saúde)

O Sistema Único de Saúde, conhecido por SUS, foi criado a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. No artigo 196, foi definido que a saúde é direito de todos e dever do Estado.

O Brasil é o maior país do mundo a manter um sistema público de saúde, apesar de seus muitos problemas.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54