14 datas importantes que podem cair no Enem e em vestibulares de 2018
Muitos eventos históricos fazem aniversário redondo em 2018 e podem cair no Enem e no vestibular. Conheça essas datas.
No ano de 2018, diversos eventos históricos, nacionais e internacionais, completarão aniversários redondos – ou seja, alcançarão 50, 70, 100 anos, entre outros números cheios.
Por conta disso, estes assuntos tornam-se destaques e podem ser fontes de informações para as questões do Enem e de outros vestibulares.
Pensando nisso, a Revista Quero preparou um resumo com os aniversários mais importantes deste ano, no Brasil e no mundo.
Mundo
100 anos do fim da Primeira Guerra
A Grande Guerra, conhecida como Primeira Guerra Mundial, aconteceu no período entre 1914 e 1918. O conflito envolveu, principalmente, grandes potências imperialistas europeias, mas também teve a participação de países de outros continentes.
Durantes os confrontos, cerca de 10 milhões de soldados morreram, 21 milhões foram feridos e 13 milhões de civis perderam suas vidas.
100 anos do nascimento de Nelson Mandela
Nelson Mandela foi um líder rebelde e um dos principais representantes do movimento contra o apartheid, um regime de segregação racial, adotado de 1948 a 1994, na África do Sul.
Mandela nasceu em 1918, atuou como presidente do país de 1994 a 1999 e foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz no ano de 1993. Era considerado um terrorista pelo governo sul-africano e, por conta disso, viveu 30 anos na cadeia.
70 anos do Estado de Israel
Devido à perseguição aos judeus durante a ascensão do nazismo e às atrocidades cometidas no holocausto ao longo da Segunda Guerra Mundial, o povo judeu passou a migrar para a Palestina.
Com a migração, os conflitos entre judeus e árabes-palestinos foram intensificados e houve uma pressão internacional para a criação de um Estado judaico.
Em 1947, um comitê especial da ONU foi montado para discutir a divisão da Palestina e, ao final da votação, 33 países se posicionaram a favor. Apesar da rejeição dos árabes, o projeto foi proclamado no ano seguinte.
Veja também: 75 dicas de como estudar para o Enem: todas as disciplinas
70 anos da Independência da Coreia do Norte
No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as forças japonesas se renderam aos soviéticos, que ocuparam o norte da Coreia (atual Coreia do Norte), e aos Estados Unidos, que ocuparam a parte sul do país (atual Coreia do Sul).
Foram criados dois países distintos, cada um com um legítimo representante. Alguns anos depois, em 1948, foi declarada a independência da Coreia do Norte.
50 anos da morte de Martin Luther King
Martin Luther King Jr. é um símbolo da luta contra o racismo nos Estados Unidos. Foi assassinado aos 39 anos, em 1968, por James Earl Ray, que o considerava um traidor da pátria – Earl acreditava que Martin enfraquecia o país politicamente e economicamente.
Antes de morrer, King se manifestou para 250 mil pessoas na Marcha de Washington por Empregos e Liberdade. Lá, proferiu o famoso discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”), referindo-se à possibilidade de vivermos em sociedade sem nos julgarmos pela cor da pele.
50 anos da Ofensiva de Tet, na Guerra do Vietnã
No contexto da Guerra Fria, ocorreu a Guerra do Vietnã, um conflito entre o Vietnã do Norte (apoiado pela União Soviética) e os Estados Unidos, no período de 1959 a 1975.
Em 1968, um ataque surpresa das milícias vietcongues chamado de Ofensiva de Tet enfraqueceu as forças americanas e mudou o rumo da guerra.
Quando os EUA se preparavam para deixar o confronto, os vietcongues deram uma última investida e derrotaram os americanos.
50 anos da Revolta de Maio de 1968 na França
O mês de maio de 1968 marcou uma revolta estudantil que paralisou a França. Foi uma grande onda de protestos que reivindicou reformas no setor educacional. Apesar de ter sido iniciado por estudantes, o movimento envolveu trabalhadores e outros setores e tornou-se a maior greve geral da Europa.
A revolta enfraqueceu o governo do general Charles de Gaulle, presidente do país na época, que acabou renunciando um ano depois.
50 anos da Primavera de Praga
A Primavera de Praga foi resultado da insatisfação da sociedade da Tchecoslováquia com o autoritarismo do regime comunista imposto no país pelos soviéticos. Em 1968, tanques da União Soviética invadiram o território checoslovaco para tentar conter o movimento.
Percebendo que não iriam vencer, os soviéticos decidiram assinar os Acordos de Moscou, visando a normalização da situação e das relações entre URSS e Tchecoslováquia.
10 anos da renúncia de Fidel Castro
Fidel Castro foi uma importante figura da esquerda latino-americana. Decidiu renunciar a presidência de Cuba após quase 50 anos no poder, deixando como legado um dos últimos regimes comunistas do mundo.
Após sua saída, quem passou a comandar o país foi seu irmão, Raúl, sucedido por Miguel Díaz-Canel em abril deste ano.
Brasil
130 anos da Lei Áurea
A Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em 1888, colocou um ponto final na escravidão em território nacional.
O Brasil foi o último país americano independente a acabar com a prática dos trabalhos escravos.
110 anos da imigração japonesa
Há 110 anos, chegava aos portos brasileiros a primeira embarcação com imigrantes japoneses. Mais de 700 pessoas desembarcaram do navio Kasato Maru para trabalhar em cafezais paulistas.
Atualmente, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão fica no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
50 anos do AI nº 5 (Ditadura Militar brasileira pós-1964)
Sob o pretexto de uma ameaça comunista, os militares deram o golpe de 1964, que pôs fim ao governo de João Goulart e instaurou uma ditadura militar no Brasil.
Ao longo do regime, ocorrido entre 1964 e 1985, os militares definiram diversos atos institucionais que modificaram a constituição e anularam direitos políticos.
Em 1968, houve o decreto do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o mais severo dos atos institucionais estabelecidos pelo presidente da época, Artur da Costa e Silva.
Durante onze anos, o AI-5 estabeleceu forte censura aos meios de comunicação no país, além de ter repreendido e torturado estudantes, intelectuais e religiosos.
30 anos da Constituição Cidadã de 1988
A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 1988, na Assembleia Nacional Constituinte, convocada pelo deputado Ulysses Guimarães.
O documento tornou-se símbolo do processo de redemocratização nacional, após duas décadas de ditadura, e foi definido por Ulysses como Constituição Cidadã, pois ampliava os direitos e garantias individuais.
30 anos do SUS (Sistema Único de Saúde)
O Sistema Único de Saúde, conhecido por SUS, foi criado a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. No artigo 196, foi definido que a saúde é direito de todos e dever do Estado.
O Brasil é o maior país do mundo a manter um sistema público de saúde, apesar de seus muitos problemas.