Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

5 possíveis temas de redação para o Encceja 2020

por Giovana Murça em 17/08/21

Em poucos dias acontece a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, adiada para este ano por conta da pandemia. Com a proximidade do exame, uma das maiores preocupações dos candidatos é com a redação do Encceja.

+ Inep divulga gabarito oficial do Encceja 2020

temas de redação encceja 2020

A redação do Encceja compõe a prova de Língua Portuguesa, no caso do Encceja nível fundamental, ou de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no nível médio. Ela vale 10 pontos, sendo que a nota mínima para ser aprovado é 5.

Leia mais: Calendário do Encceja 2020
Encceja 2020: o que você precisa saber antes da prova?
Saiba o que estudar para o Encceja 2020

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como é a redação do Encceja?

A prova do Encceja é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo órgão que faz as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso significa que as provas têm estruturas bem semelhantes.

No caso da redação, o modelo de texto exigido no Encceja é o mesmo do Enem: o estilo dissertativo-argumentativo. Nesse estilo de texto, o candidato deve defender seu ponto de vista em relação ao tema proposto por meio de argumentos.

A estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo contém introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, é feita a contextualização do tema e a apresentação da ideia central do texto. Já no desenvolvimento, há a argumentação baseada em fatos e dados que sustentem a tese apresentada na introdução.

Veja mais: Passo a passo da Redação do Encceja
Veja os temas de redação do Encceja dos anos anteriores

Os temas de redação do Encceja e do Enem costumam trazer problemas que afetam a sociedade brasileira como um todo. Por isso, na conclusão da redação, o estudante ainda precisa apresentar uma proposta de intervenção.

“Vai se esperar do candidato que ele apresente uma linha argumentativa de oposição ao problema, o apresentando de fato como uma mazela, e que ele apresente uma proposta de intervenção, demonstrando a capacidade de entender o problema e identificar o que poderia fazer para amenizá-lo ou solucioná-lo”, explica Thiago Braga, professor e autor do Sistema de Ensino pH.

Baixar Guia sobre Encceja

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

5 possíveis temas de redação para o Encceja 2020

A redação do Encceja, assim como a do Enem, aborda temas atuais e com problemáticas que afetam a maioria da população. Por isso, além de se garantir na estrutura da redação, também é importante ficar de olho nos assuntos atuais e buscar repertório para argumentar e apresentar soluções.

temas de redação encceja 2020

Para te ajudar a mandar bem na redação no exame deste ano, o professor Thiago Braga listou 5 temas de redação que podem cair no Encceja 2020. Confira!

1) O problema do sistema carcerário brasileiro

A crise do sistema penitenciário brasileiro é um problema que tem sido cada vez mais discutido. Hoje, 54,9% das penitenciárias estão acima da capacidade, de acordo com o Monitor da Violência. Além da superlotação, outros fatores que compõem essa crise, como a má condição das cadeias, a lentidão da justiça e a repressão violenta aos detentos. 

Leia mais: Crise do sistema penitenciário brasileiro

2) A questão da obesidade no Brasil

As taxas de obesidade do Brasil e do mundo dispararam nos últimos anos. Atualmente, um em cada quatro adultos brasileiros apresenta obesidade, isto é, excesso de gordura corporal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.

Veja também: 13 citações sobre saúde para usar na redação

3) A necessidade de preservação ambiental

O Brasil enfrenta uma crise ambiental, sobretudo por conta do aumento do desmatamento. A falta de preservação ambiental no país já afeta milhares de brasileiros com problemas como crise hídrica, poluição do ar, queimadas e mudanças climáticas. Diante desse cenário, o professor Thiago acredita que é possível que o Encceja aborde um tema verde na redação deste ano.

Confira mais: Desmatamento da Amazônia
Atualidades: Queimadas no Brasil
13 citações sobre meio ambiente para usar na redação

4)  Questões ligadas à acessibilidade

Outro assunto atual que pode aparecer na redação do Encceja é relacionado à falta de acessibilidade que afeta 45,6 milhões de brasileiros com deficiência. “É importante ficar atento tanto à questão de mobilidade urbana quanto à de acessibilidade nas redes sociais”, exemplifica Thiago.

Leia também: Atualidades: Capacitismo

5) A questão da proteção de dados e privacidade dos usuários

Desde que entrou em vigor em 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem gerado muitas discussões. O professor Thiago acredita que o tema possa motivar uma redação sobre a necessidade de proteção de dados e de privacidade dos usuários na internet e nas redes sociais.

Veja mais: Atualidades: Ciberativismo
12 citações sobre tecnologia para usar na redação

Guia completo do Encceja

Quer saber tudo sobre o Encceja? Neste guia, você entende o que é o exame, o que estudar, como estudar de graça para a prova e aprende a fazer a redação do Encceja. Para baixar o Guia completo do Encceja gratuitamente é só clicar no botão abaixo.

Baixar Guia sobre Encceja

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54