5 profissões que se aposentam mais cedo
Conheça as profissões que podem se aposentar mais cedo no Brasil e veja as regras para cada categoria
A aposentadoria especial é um benefício concedido a profissionais que enfrentam condições de trabalho adversas. Aqueles que se enquadram nas normas definidas pelo Governo, podem prestar um tempo inferior de contribuição e contar com a segurança de uma aposentadoria otimizada.
Veja cinco profissões que cumprem com as requisições e podem se aposentar mais cedo. Além disso, fique por dentro das regras que norteiam o benefício.
Veja também:
+ Veja as profissões que têm direito à insalubridade
+ 10 profissões que têm os maiores salários iniciais; confira já
O que é aposentadoria especial?
A aposentadoria especial é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores que realizam suas atividades em condições consideradas insalubres ou perigosas. Devido à exposição contínua a agentes físicos, químicos ou biológicos nocivos, esses profissionais têm o direito de reduzir o tempo necessário para se aposentar.
Entre as exigências para ter acesso ao benefício estão: comprovação da exposição aos agentes prejudiciais, tempo mínimo de contribuição e idade mínima, dependendo do nível de risco da atividade.
Os documentos exigidos incluem o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que deve ser fornecido pelo empregador, além de laudos técnicos que confirmem as condições do trabalho.
Quais são as regras da aposentadoria especial?
Com a Reforma da Previdência, as regras para a aposentadoria especial foram alteradas. Agora, além do tempo de contribuição, é necessário atingir uma idade mínima que varia conforme o grau de risco da profissão:
- Risco baixo: 25 anos de contribuição e 60 anos de idade.
- Risco médio: 20 anos de contribuição e 58 anos de idade.
- Risco alto: 15 anos de contribuição e 55 anos de idade.
É importante ressaltar que o benefício é calculado com base na média de 100% dos salários de contribuição a partir de 1994. Trabalhadores que já cumpriram as regras antes da Reforma podem solicitar a aposentadoria pelas normas anteriores, sem a exigência de idade mínima.
Profissões que se aposentam mais cedo
1. Médico
Os médicos estão entre os profissionais que podem solicitar a aposentadoria especial já que, frequentemente, lidam com agentes biológicos, como vírus e bactérias, especialmente em hospitais e laboratórios.
A legislação reconhece a necessidade de um regime diferenciado de aposentadoria para esses profissionais, que precisam comprovar o tempo de exposição por meio do PPP e laudos técnicos emitidos por especialistas em segurança do trabalho.
A Reforma da Previdência manteve os direitos daqueles que já tinham cumprido os requisitos. Assim, médicos que começaram a contribuir antes das mudanças podem se beneficiar das regras antigas, caso preencham os critérios.
2. Bombeiro
Os bombeiros são expostos a situações extremas, como combate a incêndios, resgates em áreas perigosas e contato com substâncias químicas. Essas condições de trabalho tornam a profissão elegível para a aposentadoria especial devido ao risco constante à saúde e à vida.
Para garantir o benefício, é necessário apresentar documentação que comprove o vínculo com atividades insalubres. A carência mínima de 180 meses de contribuição também se aplica, além do cumprimento das novas exigências de idade mínima, caso o profissional tenha começado a contribuir após a Reforma.
3. Eletricista
Eletricistas que trabalham com tensão superior a 250 volts têm direito à aposentadoria especial devido ao risco constante de acidentes elétricos. Além dos riscos físicos, os eletricistas enfrentam condições ambientais adversas, como trabalho em altura e exposição a intempéries.
A comprovação do tempo de atividade especial é necessária para ter acesso ao benefício. O PPP e o laudo técnico são documentos requisitados no processo de solicitação.
Os eletricistas que começaram a trabalhar antes da Reforma podem se beneficiar das regras antigas, enquanto os novos profissionais precisam seguir as normas atuais, que incluem idade mínima e tempo de contribuição.
4. Operador de Raios-X
Operadores de raios-X trabalham expostos a radiações ionizantes, que podem afetar a saúde ao longo do tempo. Apesar do uso de equipamentos de proteção, a exposição constante torna essa profissão elegível para a aposentadoria especial.
Esses profissionais precisam comprovar a exposição por meio de laudos e do PPP, garantindo que desempenharam atividades em condições que oferecem risco à saúde. O tempo mínimo para a aposentadoria é de 25 anos, mas as regras de idade mínima se aplicam para quem começou a contribuir após a Reforma.
5. Motorista de Caminhão de Grande Porte
Motoristas de caminhão com mais de 4.000 toneladas têm direito à aposentadoria especial devido às condições de trabalho que envolvem vibrações constantes, desgaste físico e longas jornadas. Esses fatores podem gerar problemas de saúde, como lesões na coluna e fadiga.
Para ter acesso ao benefício, é necessário apresentar os documentos que comprovem a exposição contínua às condições insalubres ou perigosas.
Os motoristas que estavam no mercado antes da Reforma podem aproveitar as regras anteriores, desde que preencham os requisitos mínimos de tempo de contribuição.
Como alavancar a carreira?
Se você está em busca de novas oportunidades profissionais, saiba que optar pelo ensino superior pode alavancar a sua carreira. Colaboradores com formação acadêmica podem ascender a cargos proeminentes com mais agilidade e conquistar remunerações superiores.
Para te ajudar nesse processo, a Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em cursos de graduação e pós-graduação em todo o Brasil. São mais de 1.000 instituições de ensino superior parceiras, com opções presenciais e à distância.
Clique no botão abaixo e veja as melhores ofertas em sua região.
Veja algumas de nossas instituições parceiras:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.