Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Caminhoneiro: tudo sobre a profissão

Aquele que transporta cargas para todo o país. O profissional pode atuar de forma autônoma, agregada ou como funcionário.
caminhoneiro

Sobre a profissão

O fluxo de produtos é garantindo por meio do transporte. É devido a esse meio de distribuição que alimentos e materiais podem ser fornecidos para diferentes regiões do país. Nesse cenário, entram as distribuidoras, responsáveis por organizar o deslocamento dos produtos, bem como a logística para a entrega das demandas.


Para efetuar os serviços, a distribuidora necessita da presença de profissionais aptos para conduzir os produtos até o destino final. Nesse caso, o serviço é realizado pelo caminhoneiro, que pode atuar de forma autônoma, prestando seus serviços livremente às diferentes transportadoras, ou como funcionário, possuindo registro em uma única empresa.


A rotina do caminhoneiro envolve as estradas. O profissional passa a maior parte de sua carga horária dirigindo o veículo em direção ao destinatário. Além disso, o também é de sua responsabilidade o auxilio no abastecimento das cargas, bem como no descarregamento dos produtos.


É comum que o profissional realize viagens para diferentes regiões do país, o que implica em longas estadias fora de sua região, além de muito tempo nas estradas.

O caminhoneiro atua no transporte de cargas para diversas regiões do país. Por esse motivo, sua atuação acontece, majoritariamente, nas estradas e rodovias. Como resultado, o profissional convive com viagens longas em um fluxo constante. Por vezes, os horários não permitem uma pausa pontual, implicando em percursos sem interrupções.

Em viagens duráveis, é comum a pausa para o descanso e alimentação em pontos habituais aos condutores.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), as principais atividades desenvolvidas pelo profissional são:


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O caminhoneiro presta seus serviços às transportadoras. As possibilidades são variadas, afinal, o transporte pode envolver a carga de alimentos, materiais, mercadorias, minérios, animais e, até mesmo, substâncias e líquidos. Nesse sentido, existem subdivisões que classificam os tipos de carregamentos:

  • Carga granel
  • Carga frigorífica
  • Carga viva
  • Carga conteinerizada
  • Carga perigosa
  • Cargas secas
  • Cargas indivisíveis
  • Cargas frágeis
  • Cargas de veículos automotivos
  • Cargas de minério e cimento

Em relação ao serviço prestado, é importante ressaltar que o profissional pode atuar de diferentes maneiras. Confira, a seguir, quais são.

Caminhoneiro autônomo

O caminhoneiro autônomo possui veículo próprio e presta seus serviços de forma livre para diferentes transportadoras. Por conta disso, o profissional pode optar por qual serviço será realizado, bem como cobrar um valor determinado para a realização da viagem. Em contraponto, os gastos de manutenção, combustível e estadia são de total responsabilidade do autônomo.

Caminhoneiro agregado

Assim como o caminhoneiro autônomo, o agregado possui veículo próprio. Entretanto, a transportadora fideliza o profissional em um vínculo de demandas. Nesse caso, o caminhoneiro não corre o risco de ficar sem oportunidades de transporte.

Ainda assim, o agregado não está contratado pela empresa em questão, possui apenas um vínculo com a mesma. Os gastos de transporte continuam a ser de total responsabilidade do profissional.

Caminhoneiro funcionário

Já o caminhoneiro funcionário é contratado por uma transportadora. O veículo conduzido pelo profissional, nesse caso, é de posse da empresa. Além disso, o caminhoneiro, dessa classe, não precisa se preocupar com os gastos de transporte, sendo apenas informado de qual é o próximo trabalho a ser realizado.

Por ser um funcionário fixo, o profissional conta com um salário pré-estabelecido, o que garante uma remuneração exata após o mês de serviço, cenário que não se repete na atuação agregada e autônoma.

Quanto ganha um Caminhoneiro?

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), disponibilizados no site Salário.com, o caminhoneiro ganha, em média, R$ 2.097,04. Entretanto, os valores podem variar de acordo com o serviço realizado pelo profissional, bem como a empresa contratante, em caso de vínculo empregatício.

Por que ser um Caminhoneiro?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Caminhoneiro?

    Para atuar como caminhoneiro, o profissional deve possuir, minimamente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C ou E. A CNH C permite que o condutor dirija veículos acima de 3,5 toneladas. Já a habilitação E está relaciona a condução de veículos que possuam cargas acima de 6 toneladas.

    Além da habilitação, o profissional deve possuir registro na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o que pode ser feito de forma online, no site da agência.

    Também é importante ter em mente qual veículo o profissional deseja conduzir. As possibilidades incluem o transporte de cargas vivas, indivisíveis ou de perigo. Nos casos apresentados, é necessário a realização de um curso especial para dotar o caminhoneiro dos conhecimentos prévios das formas de transporte.

    Possuir conhecimentos referentes à logística do transporte, bem como custos e fretes, pode ser um diferencial. Obtendo os conhecimentos destacados o caminhoneiro compreenderá o processo como um todo, adotando as melhores estratégicas para a realização do trabalho.

    Se você deseja obter conhecimentos da área da Logística, acesse o site da Quero Bolsa e encontre descontos de até 80% para a formação, seja em nível técnico ou superior.

    Qual curso fazer para ser Caminhoneiro?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.