Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

6 informações para conhecer o trabalho do sociólogo

por Patrícia Carvalho em 11/12/20

Impulsionada por transformações sociais como a Revolução Francesa e Industrial, a Sociologia surge no final do século XIX e, a partir de então, abre seu caminho até se consolidar como ciência por meio dos métodos de Émile Durkheim. No Brasil, desde 1933, quando o primeiro curso de Sociologia foi criado na Escola Livre de Sociologia e Política, além de ciência, essa área do conhecimento também passou a formar profissionais, conhecidos como sociólogos.

Embora a profissão exista há mais de 80 anos, é comum surgirem dúvidas sobre as funções, objetivos e possibilidades de atuação para esses profissionais. 

A Revista Quero reuniu seis principais informações sobre a profissão de sociólogo. É importante destacar que trata-se de uma atividade abrangente e, portanto, seis tópicos não são o suficiente para explorar toda a sua dimensão e complexidade.

O objetivo do texto é informar, de forma descontraída e objetiva, além de instigar os leitores à se aprofundar sobre a profissão. Boa leitura!

Veja também: Teste vocacional gratuito: descubra a sua profissão ideal

lupa em direção a um grupo de pessoas

Confira seis informações para conhecer a profissão de sociólogo:

  1. Para se tornar sociólogo, é preciso passar pelo curso de Ciências Sociais. Em algumas instituições, a graduação pode ser chamada de Sociologia. A principal diferença entre ambos, é que Sociologia é uma área das Ciências Sociais, um amplo campo que também inclui Antropologia e Ciência Política
  2. O profissional dessa área pode atuar como bacharel ou licenciado, a depender de sua escolha no momento de ingresso na formação. A licenciatura forma professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já o bacharelado capacita profissionais para atuarem como pesquisador na área acadêmica ou fora dela ou com planejamento, consultoria e assessoria em empresas públicas e privadas, organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais e partidos políticos.

    Veja também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você
  3. O objeto de estudo do sociólogo é a sociedade. Por meio de análises e estudos, a Sociologia busca explicar fenômenos e comportamentos sociais, como a globalização, relações de trabalho, classes sociais e cidadania. O profissional também leva em consideração aspectos culturais e políticos.
  4. Habilidades como capacidade analítica; de articulação entre teoria, pesquisa e prática social e autonomia intelectual são exigidas desse profissional. Para os licenciados, além das competências já mencionadas é importante dominar conteúdos e métodos pedagógicos que possibilitam o ensino a estudantes de diferentes níveis.
  5. A Reforma do Ensino Médio de 2017 estabeleceu o fim da obrigatoriedade do ensino de Sociologia em escolas regulares, o que impacta diretamente o mercado de trabalho para os licenciados. Por outro lado, como é um conteúdo cobrado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresenta grande relevância.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

     


  6. O trabalho do sociólogo é fundamental para antecipar possíveis consequências sociais e, portanto, contribuir com tomadas de decisões que afetam diferentes comunidades. No ensino, o profissional de Sociologia contribui para que os alunos desenvolvam pensamento crítico e reflexões sobre os diferentes acontecimentos sociais, com base em estudos científicos.
Leia também: Quais são os assuntos de Sociologia que mais caem no Enem?

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião conosco, pelos comentários abaixo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54