Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

7 temas de redação que podem cair no Encceja 2019

por Giovana Murça em 05/08/19 50 mil visualizações

Uma das grandes preocupações das pessoas que irão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é qual será o tema da redação.

temas redação encceja

A redação no Encceja segue o modelo do Enem: um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deve defender um ponto de vista e propor uma solução para um problema de determinado assunto.

Eduardo Severino, professor de Linguagens e Redação da Super Supletivo, enfatiza que dificilmente o tema da prova neste ano será muito polêmico ou uma crítica direta ao governo. “Ano passado, por exemplo, uns dos temas foi sobre trabalho noturno, algo relativamente ‘neutro’ em relação à política e a temas que costumamos ver nos jornais”, explica Eduardo. Assuntos destacados muito recente pela mídia também são descartados, pois a prova é preparada com bastante antecedência, segundo o professor.  

Leia: Veja os temas de redação do Encceja

Ter conhecimento desses possíveis temas antes da prova é um diferencial, pois assim você pode se inteirar do assunto, conhecer seus problemas, estatísticas e já pensar possíveis soluções. Por isso, o professor Eduardo elencou 7 possíveis temas de redação para as provas do Encceja 2019. Confira!

1. Mobilidade urbana

O trânsito do Brasil já chegou a marca de um carro a cada quatro habitantes, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a frota de veículos pode dobrar até 2025, segundo o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), com o aumento do uso de serviços de transportes particulares e falta de investimentos no transporte público.

temas redação encceja

Nessa perspectiva, teremos o aumento de problemas já existentes como congestionamentos, ônibus lotados, aumento da poluição do ar e sonora, mais acidentes, perda de tempo, estresse, queda na qualidade de vida, dificuldade no acesso à cidade, entre outros.

2. Acessibilidade

Ainda dentro de mobilidade urbana, a prova pode utilizar o recorte das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, que contabilizam cerca de 46 milhões de brasileiros, em média 24% da população, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Baixe: Guia Completo do Encceja: saiba tudo sobre a prova

Existem leis que garantem o acesso à cidade, com transporte público adaptado, calçadas em boas condições e estabelecimentos adaptados, mas que não são respeitadas em sua integralidade, fazendo com que essas pessoas enfrentem uma série de dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia. 

3. Desafios em relação ao envelhecimento da população 

A população brasileira está ficando mais velha. De acordo com o IBGE, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará de 9,2% em 2018 para 25,5% em 2060. Com mais idosos, novas demandas surgem e o Estado precisa fazer reformas para atender a essa categoria.

temas redação encceja

Um exemplo dessa mudança é a crise no sistema previdenciário, sobre o qual discute-se uma reforma. Falta de atenção na área da saúde, negligência de direitos básicos, discriminação e violências também são problemas enfrentados pela população mais velha. 

4. Importância de campanhas de conscientização na área da saúde

O professor Eduardo acredita que a prova pode enfatizar a importância das campanhas de conscientização, principalmente as de combate a dengue e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A dengue ainda causa muitas doenças e mortes, e o combate ao seu mosquito transmissor se tornou ainda mais necessária com o surgimento de outros doenças como a Zika e Chikungunya. As DST também causam preocupação, principalmente com o aumento do número de jovens com HIV e surto de sífilis. 

5. Sedentarismo

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividades físicas e é uma consequência direta da correria da vida moderna. É considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Em 2017, três em cada 100 mortes no país podem ter relação com o sedentarismo, segundo o Ministério da Saúde. Ele está associado a outros problemas como obesidade, diabetes e hipertensão. 

temas redação encceja

O professor também sugeriu alguns temas mais polêmicos, mas que podem ser desdobrados em pautas mais específicas. 

6. Questões ambientais

As chamadas pautas verdes podem ser abordadas de diversas formas. Algumas consequências da não preservação do meio ambiente que podem ser abordadas são: desastres naturais, aquecimento global, desmatamento, crise hídrica, poluição do ar, e mudanças climáticas.

temas redação encceja
Avanço do desmatamento na Amazônia

A prova pode focar em situações mais recentes, como os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho ou o aumento de 88% no desmatamento na Floresta Amazônica, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Leia: Desmatamento da Amazônia: Tudo o que você precisa saber

7. Violência na sociedade brasileira

Violência é outro grave no país e cheio de desdobramentos. O Encceja pode abordar sobre “violência urbana, de gênero (feminicídio) ou violência doméstica”, pontua Eduardo. Em 2017, o Brasil atingiu o maior número histórico de mortes violentas e intencionais, em 2017, com a taxa de 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes. O tema violência também envolve a falta de investimento em segurança do Estado, a situação da polícia, a flexibilização do porte e posse de armas, por exemplo. 

Leia também: Posse e porte de arma de fogo no Brasil: saiba como argumentar na redação

E você? Gostou dos temas? Está estudando para o Encceja? Na Revista Quero sempre publicamos várias dicas e atualidades, fique de olho e bons estudos ;)

Guia completo do Encceja

Quer saber tudo sobre o Encceja? Neste Guia, você entende o que é o exame, o que estudar, como estudar de graça para a prova e aprende a fazer a redação do Encceja. Para baixar o Guia completo do Encceja gratuitamente é só clicar no botão abaixo.

Baixar Guia sobre Encceja

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54