
Enem 2025: prazo para pedir isenção termina nesta sexta (25)
Isabella Baliana | 25/04/25Resultado será divulgado em 12 de maio e quem tiver o pedido negado poderá solicitar recurso; veja datas
Alma mater de três ex-presidentes brasileiros, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundada em 1934 e é considerada a quinta melhor universidade brasileira, segundo o Guia da Faculdade.
A instituição possui cinco campi, com mais de 300 prédios, incluindo a construção histórica da Escola de Engenharia da UFRGS, levantado em 1896 por engenheiros mililares, e que agora pertence à universidade. Atualmente, são mais de 29 mil alunos de graduação matriculados em 84 cursos, além dos 12 mil pós-graduandos e os 1.300 estudantes do Ensino Médio.
Saiba também: Veja qual é a faculdade dos ex-presidentes da República
Para fazer a seleção dos alunos do Ensino Superior, a universidade conta com suas formas de ingresso: vestibular tradicional e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Se você pretende ingressar na UFRGS, veja abaixo como funciona os processos seletivos da instituição:
Com fase única, a seleção possui nove provas objetivas de múltipla-escolha, sendo aplicadas em quatro dias, com 4h30 de duração cada. Cerca de 70% das vagas oferecidas anualmente são selecionadas pelo vestibular tradicional.
O candidato deverá responder as questões objetivas de Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna.
Além das questões de Língua Portuguesa, o participante também deverá produzir uma redação dissertativa-argumentativa.
As provas são voltadas para as disciplinas de Biologia, Química e Geografia.
Para finalizar os quatro dias de provas, o estudante deverá responder as questões objetivas de História e Matemática
Cada prova é composta por uma disciplina, sendo 25 questões para cada matéria. Além disso, aqueles que concorrem às vagas do curso de Música também devem realizar a prova de Habilitação Específica.
Por conta da pandemia de Covid-19, a edição do vestibular UFRGS 2021 a prova foi reduzida para apenas dois dias e o número de questões diminuiu de 25 para 15 por disciplina. Essas medidas são válidas apenas para essa edição do exame.
Assim como em outros processos seletivos, o gênero da redação é o dissertativo.
“Na prova de Redação são pressupostas habilidades que vão da compreensão à expressão articulada das ideias acerca do tema formulado. O propósito, aqui, é o de aferir a competência comunicativa do candidato, manifestada através de uma redação de caráter dissertativo”, aponta o edital mais recente da prova.
Ainda de acordo com o documento, são avaliados na correção os seguintes tópicos:
Saiba mais:
+ Como é o trote e recepção da UFRGS?
+ Veja o passo a passo de uma redação dissertativa-argumentativa
No vestibular da Federal do Rio Grande do Sul, são cobradas questões sobre obras específicas. Nessa edição, os livros cobrados são:
Graciliano Ramos
Atenção: O item 13 (o soneto Súplica) está disponível neste link.
A universidade reserva cerca de 30% das vagas disponíveis para ingresso via Sisu. O número de vagas por curso é divulgado próximo ao início do processo seletivo.
Porém, os pré-requisitos para poder participar da seleção é ter participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Veja também: Como usar a nota do Enem para ingressar na UFRGS?
Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação.
Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!
Saiba mais: Listão de matérias do Enem