Leia mais: Sisu: 5 erros mais comuns que os estudantes cometem no programa
+ Calendário Sisu 2023; veja todas as datas
Assim, aqueles candidatos que tiraram as melhores notas no exame costumam alcançar as melhores colocações e são selecionados para estudar nessas instituições.
Diferente de outros programas do governo, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Sisu é destinado apenas às universidades públicas.
Todos os anos, são abertas vagas no começo e no meio do ano, para que os estudantes se inscrevam e concorram a vagas em universidades e faculdades da rede pública de todo o país.
Simulador de notas de corte do Enem
Quem pode se inscrever no Sisu?
Segundo o edital oficial do Sisu 2023, para poder participar do programa é necessário ter feito a última prova do Enem, nesse caso, o Enem 2022, ter conseguido uma nota maior que zero na redação e não ser considerado treineiro, ou seja, aqueles que fizeram o exame mas ainda não haviam concluído o ensino médio:
É importante destacar que as universidades e faculdades possuem autonomia para estabelecer uma nota mínima para ingresso em seus cursos e um peso na nota dos diferentes cadernos do exame. Por isso, o estudante deve conferir qual a nota mínima para “passar” no Sisu de acordo com o curso de graduação escolhido.
Leia mais: Sisu: veja as menores notas de corte do último ano
+ Sisu: veja as maiores notas de corte do último ano
Como funciona o Sisu do segundo semestre?
Todo ano, o Sisu abre as inscrições duas vezes por ano: uma no começo do semestre e outra no meio do ano, no 2º semestre. As datas das inscrições, assim como todo o calendário daquela edição são divulgados pelo MEC.
Quando são abertas as inscrições, os interessados devem se inscrever de forma totalmente on-line, por meio do site oficial do programa: https://sisu.mec.gov.br/. É necessário fazer o login com seus dados pessoais para acessar a plataforma.
Após a inscrição, o candidato deverá escolher até dois cursos que desejar para concorrer a uma bolsa. A primeira opção é prioritária sobre a segunda, por isso, é indicado definir corretamente qual curso vai em qual opção.
Uma vez já definidos os cursos, a tela “Minha inscrição”, presente no site, apontará as opções previamente escolhidas pelo candidato. Além disso, o participante do Sisu deve ficar atento com a variação das notas de corte dos cursos escolhidos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
Veja também: Nota de corte Sisu: veja o que é e como funciona
+ Veja 5 estratégias para se inscrever no Sisu
Teste vocacional grátis
Quando abrem as inscrições para o Sisu 2023 do segundo semestre?
As inscrições para o Sisu do meio do ano de 2023 começam no dia 19 de junho. O prazo máximo para os interessados participarem do programa é o dia 22 de junho. Dessa forma, os estudantes terão quatro dias para participar do programa. Já o resultado da chamada regular será divulgado em 27 de junho.
Confira: Sisu 2023: veja as notas de corte médias dos cursos mais buscados
Onde posso estudar com a nota do Sisu?
Uma dúvida recorrente entre aqueles que se inscrevem no Sisu é em qual instituição de ensino superior estudar. Atualmente o Sisu conta com faculdades e universidades participantes praticamente de todos os estados brasileiros.
A lista de instituições costuma sofrer algumas alterações a cada edição, então é indicado ao candidato sempre ficar atento às instituição participantes no ano em que ele fará a prova. Na edição do segundo semestre de 2023, a consulta de vagas pode ser feita no site oficial do Sisu, neste link.
Leia mais: 10 faculdades de Pedagogia com menor nota de corte no Sisu
+ 30 faculdades de Enfermagem com menor nota de corte no Sisu
Além do Sisu, existem outras formas de entrar na faculdade?
Sim! Além do Sisu, existem outras opções de ingressar em um curso superior, como os outros programas do governo, Prouni e Fies, o vestibular próprio das faculdades e ainda pelo Quero Bolsa. Os requisitos e condições necessárias para inscrição são diferentes em cada um dos casos, veja abaixo:
Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% para instituições de ensino superior privadas, com base no desempenho dos candidatos no Enem e na renda familiar por pessoa.
Para participar do processo seletivo do Prouni, é preciso comprovar que a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que a compõem, seja de até três salários mínimos. Também é preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Assim, quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de ser chamado.
Saiba mais: Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal no qual o estudante faz um financiamento do curso de faculdade. Assim, o governo paga o curso para o aluno durante a sua formação e, depois de formado, o estudante paga a dívida ao governo.
O financiamento pode variar de 10% a 100% do valor das mensalidades. O pagamento da dívida deverá ser iniciado logo após a formatura do estudante. Para poder participar do Fies, é necessário que o candidato tenha feito no mínimo 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação.
Além disso, ele deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, na modalidade sem juros, ou comprovar renda familiar de até 5 salários por pessoa, na modalidade com juros.