No dia 17 de janeiro começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025.
Então, se você prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e pretende se matricular em uma instituição pública de ensino superior, veja quais são as menores notas de corte das últimas edições do Sisu!
Em primeiro lugar, é válido destacar que, pelo site do Sisu, é possível conferir as vagas oferecidas de acordo com o município, o curso ou a instituição de ensino.
Além disso, o processo de inscrição no Sisu é on-line e 100% gratuito. Para participar, basta ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado na redação. Quem se inscreveu para a prova do Enem na condição de “treineiro” fica impedido de participar do Sisu.
A princípio, o programa não estabelece uma nota de corte para a aprovação dos candidatos. No entanto, como há mais candidatos do que vagas, entram os que obtiverem a maior pontuação, sendo que a pontuação do último inscrito é tida como “nota de corte”.
Embora a plataforma do Sisu não estabeleça uma nota de corte, algumas faculdades estabelecem uma nota mínima para que o candidato possa se inscrever no curso.
Essa nota também pode ser considerada “nota de corte”, já que candidatos com desempenho abaixo do valor estabelecido não podem efetuar a matrícula. No Sisu, as instituições de ensino possuem autonomia para definir pesos diferentes para as notas dos cadernos e da redação do Enem, além de uma nota mínima para a matrícula do candidato.
Como vimos, ainda não é possível saber quais serão as notas mínimas exigidas neste ano. Ainda assim, saber qual foi a nota de corte dos anos anteriores serve como uma estimativa do desempenho do candidato para saber qual é a nota necessária para ser aprovado.
Assim, listamos quais são os cursos com as menores notas de corte do Sisu 2024 e 2023/1.A listagem está dividida por vagas de ampla concorrência. Os dados são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Confira!
A nota do Enem pode ser utilizada para entrar na graduação de diversos modos, já que vários programas do governo federal e mesmo algumas universidades particulares aceitam a nota do exame como vestibular.
Entre os programa do governo federal, além do Sisu, há o Programa Universidade para Todos (Prouni) e oFundo de Financiamento Estudantil (Fies), que também utilizam a nota do exame para conceder bolsas de estudo ou o financiamento estudantil, caso o estudante opte por uma faculdade particular.
Também é possível estudar em Portugal e até mesmo conseguir uma bolsa de estudo diretamente com a faculdade.
Se você deseja conferir qual pontuação do Enem será necessária para ingressar no curso e instituição de seu interesse, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa!
Na plataforma você poderá simular sua nota e conferir em quais faculdades e programas você terá mais chances de ingresso. Clique no botão abaixo e confira.
Se você não obteve a pontuação do Enem necessária para ingressar em uma universidade pelo Sisu, não se preocupe!
Por meio do site da Quero Bolsa você poderá estudar em uma faculdade particular com desconto de até 80%. Para garantir a sua bolsa, clique no botão abaixo e procure pelo curso ou instituição de seu interesse.