Gabarito Extraoficial do Enem 2024 é liberado; acesse já
Se você fez a prova do Enem 2024 e está curioso para saber quantas questões acertou no primeiro dia do exame, veja o gabarito extraoficial produzido pelo Curso Anglo!
Se você fez a prova do Enem 2024 e está curioso para saber quantas questões acertou no primeiro dia do exame, veja o gabarito extraoficial produzido pelo Curso Anglo!
Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 neste domingo (03/11), deve estar ansioso para conferir o gabarito do primeiro dia de provas, certo?
Para ajudar os aqueles que querem saber se foram bem no exame antes da divulgação do gabarito oficial, a Revista Quero, juntamente com os professores do Curso Anglo, disponibiliza o gabarito extraoficial do Enem 2024.
A correção da prova já começou, então, se você quiser saber qual foi o seu desempenho com o número de acertos e ter uma ideia se foi bem no Enem 2024, acesse abaixo:
Veja: Enem 2024: o que os candidatos poderiam ter abordado na redação?
+ O tema da redação do Enem 2024 foi difícil? Especialistas comentam!
De acordo com o coordenador do Colégio e Sistema pH, Diogo D’ipolito, de maneira geral, a prova do Enem 2024 teve um nível de dificuldade médio, mantendo o padrão dos anos anteriores, com a prevalência de textos na estrutura da prova e exigindo dos candidatos habilidade de interpretação e gestão do tempo.
O coordenador explica que o exame apresentou temáticas extremamente relevantes pro público jovem brasileiro, abordando assuntos como meio ambiente, cultura, arte, identidade e língua.
“Para acertar essas questões era fundamental que os candidatos não apenas interpretassem os textos apresentados, mas também aplicassem esses conceitos de forma contextualizada, demonstrando um conhecimento técnico que vai além da leitura”, reforça.
Não fui bem ou não fiz o Enem. E agora?
Se você não conseguiu fazer a prova do Enem neste domingo ou percebeu que acertou poucas questões, fique tranquilo!
Existe outra forma de você começar a fazer uma faculdade sem precisar da nota do Enem: pela Quero Bolsa!
No site da Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos. Basta acessar o site para ver as ofertas disponíveis:
Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Leia também: O que acontece se não for fazer a prova do Enem 2024?
+ Quais repertórios davam para usar na redação do Enem 2024?
Comentários sobre a prova do Enem 2024 – 1º dia
O diretor geral do Curso Anglo, Viktor Lemos, explica que a prova do primeiro dia do Enem 2024, de Linguagens e Ciências Humanas, teve um nível de dificuldade médio e foi bastante moderna e abrangente, exigindo a interpretação de texto de diferentes gêneros, como charge, letra de música, citações, carta e outros.
Segundo o diretor, na prova de português, chamam a atenção temas sensíveis que ao longo da prova poderiam ajudar o candidato a resolver a questão e escrever a redação, como as questões sobre o texto dos racionais e o texto da Júlia Lopes, romancista do século XIX, que tratava de questões raciais.
“Na prova de humanidades, em história chama a atenção a inexistência de questões de Brasil colonial e de história antiga. Além disso, sentimos falta de imagens, tabelas, gráficos ou mapas: de todas as 45 questões de humanidades, apenas uma questão teve imagem e uma outra teve gráfico”, destaca.
Prova de Linguagens
Segundo o professor de Literatura do Colégio Oficina do Estudante, Vinicius Teixeira, a prova de linguagens do Enem 2024 manteve o nível de dificuldade quando comparada aos anos anteriores.
Ele ressaltou a presença de autores mais tradicionais como José de Alencar, Machado de Assis e Vinícius de Moraes, além de personalidades mais contemporâneas, como Tati Bernardi e Rita Lee, que recentemente faleceu.
“Questões relativas à variação linguística, temática social aparecendo junto aos racionais, setores minoritários da sociedade, produção artística afro-brasileira e vários outros temas estavam presentes, o que confere à prova um caráter contemporâneo e exigia dos alunos uma capacidade de verificação de leitura e articulação com uma perspectiva social”, afirma.
Prova de Inglês
O professor de Inglês do Colégio Oficina do Estudante, Marcio Pantoja, destacou que a prova de inglês do Enem 2024 estava com dificuldade média, apesar de ter seguido o padrão dos anos anteriores.
“A habilidade 7 apareceu nas citações de Bob Marley e Einstein, já que a função dos textos era mostrar que dificuldades são oportunidades para novas ideias. A habilidade 7 foi exigida também na questão envolvendo a imagem da internet alertando sobre a destruição rápida do meio ambiente. Finalmente, um dos textos abordava o preconceito linguístico”, relata.
Prova de Filosofia e Sociologia
Para o professor de filosofia e sociologia do Colégio Oficina do Estudante, Herinque Morele, filosofia e sociologia tiveram provas com nível de dificuldade entre fácil e médio. Segundo ele, os temas não mudaram muito em relação aos outros anos, mas a prova exigiu conhecimento dos clássicos e colocou os candidatos para refletir.
“Em sociologia, na verdade, foi absolutamente dentro do esperado. Em filosofia, surpreendeu um pouco o fato de termos mais de uma questão sobre modalidades de pensamento (lógica filosófica)”, assinala.
Prova de Artes
Conforme explica o professor de Artes do Colégio Oficina do Estudante, Rafael Coutinho, a prova de artes dessa edição teve um nível médio e exigiu dos candidatos a interpretação de imagens como elemento importante.
“Em arte, o Enem tem por característica ser mais interpretativa do que conteudista, exigindo do candidato um mínimo de repertório, especialmente das obras e dos movimentos oriundos do século XX e também de produções brasileiras. Não é raro o exame inserir questões que referenciem povos indígenas e de matriz africana”, pontua.
Prova de Geografia
O professor de Geografia e Atualidade do Colégio Oficina do Estudante, Luis Felipe Valle, analisa que a prova da matéria foi bastante diversificada com assuntos que englobaram desde questões socioambientais, envolvendo o COP26, escoamento da água, efeitos climáticos, e também questões envolvendo crises de refugiados, as telecomunicações, internet e meios de comunicação.
“Foi uma prova de geografia sem mapas. Os textos dos anunciados não tão longos como costumam ser, várias questões mais diretas, possivelmente para tentar equilibrar o tempo do candidato que está fazendo a prova, e questões que, como sempre, exigem uma interpretação, uma conexão entre a teoria e os acontecimentos mais contemporâneos”, salienta.
Prova de História
O professor de História do Colégio Oficina do Estudante, Renato Alves, explica que a prova apresentou um nível fácil a médio e não estava conteudista, mas que era preciso focar na interpretação, leitura e identificação dos períodos históricos:
“A prova de História foi plural e exigiu do candidato contextualização histórica e identificação de períodos. Houve questões sobre a colonização da América, o ideal republicano, a Era Vargas e o abolicionismo – tema que, inclusive, também apareceu na redação”, ressalta.
Prova de Espanhol
Na visão do professor de Espanhol do colégio Oficina do Estudante, Hernan Veloso, a prova dessa edição estava mais difícil do que nos anos anteriores, além de contar com a presença de poemas.
“É bem interessante, falando um pouco sobre os cancelamentos das redes sociais, da história de Tenochtitlã, do Império Asteca, do aproveitamento da vida, das pessoas que devem aproveitar as suas etapas ano após ano, a prova está um pouco mais conteúdo que os outros anos também”, enfatiza.
Quando sai o gabarito oficial do Enem 2024?
De acordo com o edital do Enem, o gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado no dia 20 de novembro (feriado nacional de Dia da Consciência Negra).
Logo que for liberado, os candidatos que desejarem verificar suas respostas devem acessar o site do Inep, dentro da área “provas e gabaritos”, neste link.
Nessa página é possível conferir o gabarito de todas as cores de prova do Enem, e até mesmo o gabarito das versões em Libras e em Braile.