Mas, afinal, qual é esta geração? Por que ela tem esse nome? Qual é o perfil das pessoas que a compõem e suas principais características? Vem entender!
Qual é a Geração Y?
A geração Y, ou os Millennials, é composta pelos indivíduos que nasceram entre 1982 e 1994 e que hoje têm entre 27 e 42 anos. Esta geração é aquela que conviveu, desde o início de seu crescimento, com o aumento da velocidade da informação e a globalização.
Como reflexo direto deste desenvolvimento acelerado, estes indivíduos possuem uma maior flexibilidade em relação às mudanças constantes, se preocupam com o futuro do planeta, estão conectados o tempo todo e procuram questionar parâmetros estabelecidos pelas gerações anteriores.
Leia Mais: Atualidades Enem: aborto legal
Qual a diferença da geração Y para os Millennials?
Nenhuma. Os dois termos, Y e Millennials são usados para se referir à mesma geração, os nascidos entre 1980 e 1995.
Outros nomes pelos quais essa geração é chamada são “Peter Pan” e “Boomerang Generation”, já que, entre outras características, os Millenials costumam ficar um maior período morando com seus pais, retardando a saída da casa deles ou retornando para ela após sua formação.

Quais gerações existem?
Desde quando esses termos costumaram a ser definidos, as cinco principais gerações começaram a ser identificadas com indivíduos nascidos a partir de 1940.
No entanto, existem outras gerações que abarcam os indivíduos nascidos antes dessa década, como a “Geração Perdida”, composta pelos nascidos entre 1880 e 1900, a “Geração Grandiosa”, com nascidos entre 1901 e 1924 e a “Geração Silenciosa”, composta pelos nascidos, aproximadamente, entre 1925 e 1945.
Conheça um pouco sobre cada uma das cinco principais gerações:
Baby Boomers
Nascidos entre 1940 e 1960, os indivíduos que compõem essa geração nasceram, em sua maioria, em um curto período após o fim da Segunda Guerra Mundial. É uma geração de idealistas, disciplinada, que costuma pensar no coletivo, priorizando a estabilidade.
Além disso, os Baby Boomers fazem parte da primeira geração que viveu de fato a juventude, começando a questionar parâmetros geracionais anteriores.

Geração X
Nascidos entre 1960 e 1980, a Geração X ainda tem muitas características que são partilhadas com os Baby Boomers. Tendo convivido com a Guerra Fria e, no Brasil, com a Ditadura Militar, estes indivíduos têm uma relação menos otimista com o poder público, acreditando, contudo, na importância da liberdade e estabilidade financeira.
Geração Y
No Brasil, esses indivíduos nasceram com a redemocratização do país, entre 1980 e 1995. Como dito anteriormente, eles são reflexo da popularização da internet e do aumento do acesso à informação; por isso, costumam ser questionadores e tem outros ideais em relação às gerações anteriores.