logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Geração Y: perfil, características, idade e diferença para geração Z

por Luiz Fernando Miranda em 16/11/22 14 mil visualizações

Atualizado em 22/04/2024

Baby Boomers, Geração X, Y, Z e Alpha. Você provavelmente já viu essas palavras e letras sendo usadas para definir gerações ou quis saber em qual desses grupos geracionais se encaixa. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Conhecer as gerações pode te ajudar e muito já que elas nos dão um panorama de como os indivíduos agem em diversas situações do dia a dia. Uma das gerações com maior representatividade no mercado de trabalho e, consequentemente, com poder aquisitivo relevante, é Geração Y.

Mas, afinal, qual é esta geração? Por que ela tem esse nome? Qual é o perfil das pessoas que a compõem e suas principais características? Vem entender!

Qual é a Geração Y?

A geração Y, ou os Millennials, é composta pelos indivíduos que nasceram entre 1982 e 1994 e que hoje têm entre 27 e 42 anos. Esta geração é aquela que conviveu, desde o início de seu crescimento, com o aumento da velocidade da informação e a globalização. 

Como reflexo direto deste desenvolvimento acelerado, estes indivíduos possuem uma maior flexibilidade em relação às mudanças constantes, se preocupam com o futuro do planeta, estão conectados o tempo todo e procuram questionar parâmetros estabelecidos pelas gerações anteriores. 

Leia Mais: Atualidades Enem: aborto legal

Qual a diferença da geração Y para os Millennials?

Nenhuma. Os dois termos, Y e Millennials são usados para se referir à mesma geração, os nascidos entre 1980 e 1995. 

Outros nomes pelos quais essa geração é chamada são “Peter Pan” e “Boomerang Generation”, já que, entre outras características, os Millenials costumam ficar um maior período morando com seus pais, retardando a saída da casa deles ou retornando para ela após sua formação. 


Quais gerações existem?

Desde quando esses termos costumaram a ser definidos, as cinco principais gerações começaram a ser identificadas com indivíduos nascidos a partir de 1940. 

No entanto, existem outras gerações que abarcam os indivíduos nascidos antes dessa década, como a “Geração Perdida”, composta pelos nascidos entre 1880 e 1900, a “Geração Grandiosa”, com nascidos entre 1901 e 1924 e a “Geração Silenciosa”, composta pelos nascidos, aproximadamente, entre 1925 e 1945.

Conheça um pouco sobre cada uma das cinco principais gerações:

Baby Boomers

Nascidos entre 1940 e 1960, os indivíduos que compõem essa geração nasceram, em sua maioria, em um curto período após o fim da Segunda Guerra Mundial. É uma geração de idealistas, disciplinada, que costuma pensar no coletivo, priorizando a estabilidade. 

Além disso, os Baby Boomers fazem parte da primeira geração que viveu de fato a juventude, começando a questionar parâmetros geracionais anteriores.


Geração X

Nascidos entre 1960 e 1980, a Geração X ainda tem muitas características que são partilhadas com os Baby Boomers. Tendo convivido com a Guerra Fria e, no Brasil, com a Ditadura Militar, estes indivíduos têm uma relação menos otimista com o poder público, acreditando, contudo, na importância da liberdade e estabilidade financeira. 

Geração Y 

No Brasil, esses indivíduos nasceram com a redemocratização do país, entre 1980 e 1995. Como dito anteriormente, eles são reflexo da popularização da internet e do aumento do acesso à informação; por isso, costumam ser questionadores e tem outros ideais em relação às gerações anteriores.

Geração Z

Os “GenZ” são os nativos digitais, nascidos entre 1995 e 2010, e que já não tem, em sua maioria, experiências totalmente sem internet e tecnologias mais recentes. Esses indivíduos são ativistas engajados, se preocupando constantemente com questões como identidade de gênero e discutindo sobre todos os tabus estabelecidos anteriormente.

Grupo multicultural de jovens amigos se unindo ao ar livre e se divertindo; entenda quem é geração X ou Y e qual o seu perfil

Geração Alpha

A mais recente das gerações, composta pelos nascidos a partir de 2010, a Geração Alpha surgiu junto a um período de recessão e de extremismos no mundo. Esses indivíduos têm sua vida totalmente integrada à tecnologia, aprendendo desde cedo a lidar com sua constante evolução, em níveis ainda não vistos. 

Confira: Entenda porque essas 3 universidades são as mais sustentáveis do Brasil

Por que a Geração Y tem esse nome?

O termo Geração Y é o resultado de uma sequência de letras que teve início na geração anterior, a Geração X, e que continuou na geração seguinte, a Geração Z. 

O termo Geração X, que deu início a nomenclatura a partir das letras, foi primeiramente empregado pelo fotógrafo Robert Capa como título de um de seus ensaios, com mulheres e homens que cresceram após o fim da Segunda Guerra Mundial, datado de 1950.

Outro momento que ajudou a popularizar o termo foi quando, em 1964, Jane Deverson escreveu uma matéria sobre a cultura da juventude britânica daquela época, e que, posteriormente, seria publicada, em formato de livro, escrito em conjunto com o jornalista Charles Hamblett.


A obra recebeu o título de “Generation X – Perfect hits 1975 – 1981”. Outra publicação que ajudou a popularizar o termo foi o romance do escritor canadense Douglas Coupland, chamado “Geração X: contos para uma cultura acelerada”, sobre características dessa geração.


Qual o perfil da Geração Y?

O perfil da Geração Y é marcado por indivíduos com maior facilidade para o desenvolvimento de ações multitarefa, influenciadores e líderes natos, flexíveis, questionadores, que prezam pelo bem-estar e altamente ansiosos.  

Principais características da Geração Y

Algumas das principais características dos Millennials estão relacionadas às maneiras como esses indivíduos consomem e trabalham. 

De maneira geral, esta geração costuma mudar mais de emprego que as gerações anteriores, reflexo direto da falta de apego à estabilidade pela estabilidade e da procura por um lugar onde o trabalho por eles desenvolvido seja mais que uma simples tarefa cotidiana. 

Os indivíduos que pertencem à Geração Y ainda costumam ser proativos, com muita força de vontade e engajados, sendo fiéis aos seus propósitos, buscando constantemente a definição daquilo que são hoje e do que serão amanhã.  

Preocupações comuns às gerações anteriores, como o casamento, a propriedade privada e ter filhos, não costumam tirar o sono dos Millennials. Em relação às finanças, os Millennials possuem uma relação com o dinheiro diferente das outras gerações, já que eles costumam poupar menos, gastando mais com novas experiências. 

Como nem tudo é positivo, os indivíduos da Geração Y costumam ter entre suas principais características certa instabilidade emocional, na vida pessoal e profissional, além de marcante tendência ao imediatismo e ansiedade, podendo ser, certas vezes, resultado de um receio em criar raízes e a monotonia. 

Leia Ainda: Medicina na Unicamp: saiba como foi a preparação do jovem aprovado no vestibular

Principais diferenças da Geração Y para a Geração Z


As principais diferenças entre a Geração Y e a Geração Z são definidas pelo avanço da tecnologia, da popularização do acesso à internet e do emprego da inteligência artificial em nosso dia a dia. 

Enquanto a maioria dos indivíduos que compõe a Geração Y aprenderam a conviver com essas tecnologias conforme cresceram, os nascidos no período abarcado pela Geração Z são nativos digitais, não precisando se adaptar a uma realidade que já era imposta desde o seu nascimento. 

Questões que são alvo de preocupação da Geração Y são ainda mais atacadas pela Geração Z. A preocupação com a sustentabilidade e com o futuro do planeta e o restrito às individualidades e as diferenças culturais são exemplos destes temas. 

Além disso, a busca por um vida com propósitos mais claros e independência também são outras características presentes na Geração Y e que são acentuadas na Geração Z.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54