O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Estudo. Inicialmente, o Instituto vai oferecer vagas para quatro cursos de graduação presenciais: Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, todos com duração de quatro anos.

Os interessados devem realizar a inscrição pelo site do Processo Seletivo até o dia 1 de novembro. O início do ano letivo está previsto para fevereiro de 2022 e a expectativa do Instituto é ter pelo menos 40% dos alunos como bolsistas.
Perfil dos bolsistas
O foco do projeto é atrair estudantes de todo país que estejam ou tenham concluído recentemente o terceiro ano do ensino médio, sejam apaixonados por tecnologia e gostem de se envolver em projetos. Para incentivar a presença feminina na área de tecnologia, 10 bolsas serão destinadas exclusivamente para mulheres.
Segundo André Esteves, co-fundador do Inteli: “O grande legado do projeto é oferecer oportunidades a todos aqueles que queiram e mereçam uma chance. Nosso objetivo é ter recursos para garantir os estudos de todo jovem talento aprovado no processo seletivo e que não tenha condição financeira, inspirado no modelo need-based americano”, comenta.
Metodologia
A proposta do Instituto é trabalhar três conjuntos de competências: computação, aprofundando em inteligência artificial, ciência de dados, segurança cibernética; negócios, abordando áreas como finanças corporativas, inteligência de mercado, marketing digital, people analytics e sustentabilidade; e em aspectos comportamentais como comunicação, ética e resiliência.
O objetivo é que os alunos aprendam, desde a primeira semana de aula, a causar impacto real na sociedade, orientados todo o tempo para buscar soluções para as ineficiências do mundo de forma prática.
Processo seletivo do Inteli
O processo seletivo é baseado em três eixos: perfil, provas e projeto. O objetivo é conhecer o aluno além das notas.
Perfil: etapa para conhecer a história dos participantes, seus desafios, conquistas e planos para o futuro. Maíra Habimorad, CEO do Inteli, afirma que “não há certo ou errado. Buscamos respostas autênticas para entender quem é a pessoa por trás do candidato”;
Prova: é composta por questões de matemática e lógica. O intuito é medir a agilidade mental e os conhecimentos importantes das duas áreas;
Projetos: nesta etapa o candidato desenvolverá em grupo uma solução tecnológica dentro de um tema a sua escolha.
Leia mais: Saiba quais são as principais fórmulas de matemática
Conheça o Inteli
O Inteli é a primeira faculdade de tecnologia orientada a projetos do país, em construção no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
A faculdade é resultado da união de André Esteves, Roberto Sallouti e sócios do BTG Pactual com a proposta de oferecer ensino de ponta. O projeto foi criado a partir da doação de R$ 200 milhões pela família Esteves, e com apoio institucional do BTG Pactual.
O Instituto contará com 2 prédios que vão abrigar o centro acadêmico, com 14 salas de aula, 1 auditório, 16 salas de reuniões, biblioteca, laboratórios, áreas coletivas de estudo e de trabalho em grupo; e o centro de convivência com restaurante, área de jogos, alimentação ao ar livre, um lago, sala de yoga e mindfulness, área de apoio psicoemocional e academia aberta.
Veja também:
Enem 2021: quando será divulgado o local de prova?
1 mês para o Enem 2021: confira as principais dicas para a reta final