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O que é coesão e coerência na redação?

Os dois recursos textuais são avaliados no Enem. Veja como usá-los para mandar bem na redação!

A coesão e coerência são elementos essenciais para trazer sentido à sua redação. Em todas as dicas de redação para o Enem e outros vestibulares, sempre nos falam para não esquecermos da coesão e coerência. Mas, afinal, o que significam esses conceitos e como eles devem aparecer no seu texto?

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A coesão e coerência têm significados muitos parecidos e as duas competências dão unidade ao texto, mas na prática há algumas diferenças. Segundo o Manual de Redação do Enem 2018, a coerência se relaciona à estrutura mais profunda do texto e a coesão atua na superfície textual, com elementos linguísticos que ajudam a compreender o texto de forma profunda.

Coesão

A coesão se refere ao encadeamento do seu texto, à ordem sequencial e ligação harmoniosa entre as frases e os parágrafos. Essa ligação deve ser feita com mecanismos linguísticos como os artigos, advérbios, pronomes, conjunções e preposições.

Exemplo de frase sem coesão: Eu gostaria de tirar uma boa nota na redação do Enem. Eu ainda não sei escrever um texto coeso.

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Repare que não há o uso de conectivos para fazer a ligação entre as frases. Em todo seu texto, os períodos e parágrafos devem ter os conectivos, elementos que fazem uma ponte entre o que já foi escrito e as próximas palavras. O certo seria usar um conectivo de oposição. Assim, a frase ficaria: “Eu gostaria de tirar uma boa nota na redação do Enem, mas ainda não sei escrever um texto coeso”.

Coerência

Já a coerência diz respeito à lógica interna do texto. Não adianta um texto estar gramaticalmente correto e coeso se a mensagem transmitida por ele não for lógica. Em seu texto não podem haver argumentos sem explicação, contradições ou frases soltas sem sentido.

Exemplo de frase sem coerência: Gostaria de tirar uma boa nota na redação do Enem, então vou faltar no dia da prova e ficar estudando em casa.

Perceba que a frase está correta gramaticalmente e tem os conectivos necessários, porém não tem lógica. Não faz sentido querer um bom desempenho na redação do Enem sem nem comparecer à prova.

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Como são avaliadas na redação do Enem

A coerência e coesão são aspectos analisados pelos avaliadores das redações do Enem, nas competências 3 e 4, respectivamente. De acordo com o Manual de Redação do Enem 2018, a Competência 3 avalia a coerência do texto e se as ideias apresentadas são válidas. Já a Competência 4 irá analisar o uso dos recursos linguísticos para sequenciar as partes do texto.

coesão coerência enem redação
Imagem: Divulgação/Inep

Veja o exemplo de uma redação nota mil de 2017, publicada no Manual de Redação de 2018, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A redação é coesa pois a autora utiliza vários recursos coesivos, grifados no texto, para emendar as frases e parágrafos. 

redação enem 2017
Redação divulgada na Cartilha do Participante para a Redação do Enem 2018

Imagine se ela escrevesse: “Na contemporaneidade, tal barbárie não ocorre mais, por isso há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação”. A troca do conectivo de oposição “porém” pelo conectivo de conclusão “por isso” mudou todo o sentido da frase e da proposta da aluna, dando a entender até que ela seria favorável ao que acontecia na Antiguidade.

Leia também: O que são conectivos e por que são essenciais na redação do Enem?

A candidata também mantém sua coerência na redação ao defender que “há grandes dificuldades para garantir aos deficientes o acesso à educação”. Ela justifica sua posição por dois pontos: o “preconceito ainda existente na sociedade” e a “falta de atenção do Estado à questão”, itens que ela argumenta no segundo e terceiro parágrafo, respectivamente. Por fim, ela apresenta uma proposta de intervenção que aponta soluções para os dois sujeitos citados, o Estado e a sociedade.

A redação se tornaria incoerente e sem sentido se a candidata defendesse argumentos que não foram citados na introdução, que não tivessem base que os comprovem ou que fossem sem sentido lógico. O mesmo vale para a conclusão, que deve trazer ideias possíveis e que resolvam as questões apresentadas durante o texto.

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