Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

O que é coesão e coerência na redação?

por Giovana Murça em 10/06/19 8,5 mil visualizações

A coesão e coerência são elementos essenciais para trazer sentido à sua redação. Em todas as dicas de redação para o Enem e outros vestibulares, sempre nos falam para não esquecermos da coesão e coerência. Mas, afinal, o que significam esses conceitos e como eles devem aparecer no seu texto?


A coesão e coerência têm significados muitos parecidos e as duas competências dão unidade ao texto, mas na prática há algumas diferenças. Segundo o Manual de Redação do Enem 2018, a coerência se relaciona à estrutura mais profunda do texto e a coesão atua na superfície textual, com elementos linguísticos que ajudam a compreender o texto de forma profunda.

Coesão

A coesão se refere ao encadeamento do seu texto, à ordem sequencial e ligação harmoniosa entre as frases e os parágrafos. Essa ligação deve ser feita com mecanismos linguísticos como os artigos, advérbios, pronomes, conjunções e preposições.

Exemplo de frase sem coesão: Eu gostaria de tirar uma boa nota na redação do Enem. Eu ainda não sei escrever um texto coeso.

Repare que não há o uso de conectivos para fazer a ligação entre as frases. Em todo seu texto, os períodos e parágrafos devem ter os conectivos, elementos que fazem uma ponte entre o que já foi escrito e as próximas palavras. O certo seria usar um conectivo de oposição. Assim, a frase ficaria: “Eu gostaria de tirar uma boa nota na redação do Enem, mas ainda não sei escrever um texto coeso”.

Coerência

Já a coerência diz respeito à lógica interna do texto. Não adianta um texto estar gramaticalmente correto e coeso se a mensagem transmitida por ele não for lógica. Em seu texto não podem haver argumentos sem explicação, contradições ou frases soltas sem sentido.

Exemplo de frase sem coerência: Gostaria de tirar uma boa nota na redação do Enem, então vou faltar no dia da prova e ficar estudando em casa.

Perceba que a frase está correta gramaticalmente e tem os conectivos necessários, porém não tem lógica. Não faz sentido querer um bom desempenho na redação do Enem sem nem comparecer à prova.

Como são avaliadas na redação do Enem

A coerência e coesão são aspectos analisados pelos avaliadores das redações do Enem, nas competências 3 e 4, respectivamente. De acordo com o Manual de Redação do Enem 2018, a Competência 3 avalia a coerência do texto e se as ideias apresentadas são válidas. Já a Competência 4 irá analisar o uso dos recursos linguísticos para sequenciar as partes do texto.

coesão coerência enem redação
Imagem: Divulgação/Inep

Veja o exemplo de uma redação nota mil de 2017, publicada no Manual de Redação de 2018, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A redação é coesa pois a autora utiliza vários recursos coesivos, grifados no texto, para emendar as frases e parágrafos. 

redação enem 2017
Redação divulgada na Cartilha do Participante para a Redação do Enem 2018

Imagine se ela escrevesse: “Na contemporaneidade, tal barbárie não ocorre mais, por isso há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação”. A troca do conectivo de oposição "porém” pelo conectivo de conclusão “por isso” mudou todo o sentido da frase e da proposta da aluna, dando a entender até que ela seria favorável ao que acontecia na Antiguidade.

Leia também: O que são conectivos e por que são essenciais na redação do Enem?

A candidata também mantém sua coerência na redação ao defender que “há grandes dificuldades para garantir aos deficientes o acesso à educação”. Ela justifica sua posição por dois pontos: o “preconceito ainda existente na sociedade” e a “falta de atenção do Estado à questão”, itens que ela argumenta no segundo e terceiro parágrafo, respectivamente. Por fim, ela apresenta uma proposta de intervenção que aponta soluções para os dois sujeitos citados, o Estado e a sociedade.

A redação se tornaria incoerente e sem sentido se a candidata defendesse argumentos que não foram citados na introdução, que não tivessem base que os comprovem ou que fossem sem sentido lógico. O mesmo vale para a conclusão, que deve trazer ideias possíveis e que resolvam as questões apresentadas durante o texto.

Manual do Enem

Quer estudar para o Enem e outros vestibulares sem sair de casa e de graça? Acesse a plataforma Manual do Enem! Você vai encontrar conteúdos sobre redação e de todas disciplinas cobradas no Enem, com exercícios para treinar. Bons estudos ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54