Profissões em alta na área de Transportes
Confira oito profissões para quem quer trabalhar com Transportes. Veja também as informações sobre cursos e o mercado de trabalho no site da Quero Bolsa.
A Revista Quero veicula nesta quinta-feira (02/06) mais uma publicação da série textual sobre Profissões em Alta. Nesta semana, o tema abordado é a área de Transportes, e as possibilidades de atuação, formação e o mercado para os respectivos profissionais.
Antes de iniciar o texto de hoje, confira o texto veiculado na Revista Quero sobre Profissões na área de Transportes que talvez você não conheça. Ao todo, 10 profissões foram listadas e algumas delas pertencem às áreas das Engenharias e da Logística. Além disso, todas as 10 possibilidades de carreiras estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Boa leitura!
1- Tecnólogo em Estradas
O curso superior de tecnologia em Estradas possui duração média entre três anos ou três anos e meio de para conclusão. Este profissional poderá atuar com diversas etapas de processo de pavimentação, sistemas de drenagem, consultoria e validação de documentos técnicos, elaboração de orçamentos ou atuação em licitações, podendo coordenar equipes que protagonizam trabalho em campo.
O tecnólogo em Estradas está apto ao trabalho com ações que permitam/otimizem/possibilitem o deslocamento de pessoas e/ou cargas através das diversas vias. Além da conexão entre cidades, a atuação deste profissional poderá contemplar direta ou indiretamente outros setores pertencentes aos vieses sociopolíticos e econômicos.
2- Engenheiro hídrico
Conhecido pela atuação com os recursos hídricos, este profissional também poderá trabalhar com transportes fluviais e, um dos exemplos, é o estudo da hidráulica fluvial para análise do escoamento dos rios. O engenheiro hídrico está apto a realizar estudos e análises sobre as hidrovias, bem como identificar locais que sejam propícios – ou inadequados – à navegação. Além disso, este profissional poderá trabalhar com sistemas e circuitos hidráulicos dentro de questões referentes aos transportes.
3- Mecânico de carro
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, apenas três das 27 unidades federativas do Brasil (26 estados do país e o Distrito Federal) não apresentaram crescimento nos índices de contratação desta profissão.
O mecânico de carro (ou mecânico de automóveis) é capaz de desmontar o automóvel, reparar e substituir qualquer peça, ajustar e lubrificar o motor de um veículo. Para isso, o profissional utiliza ferramentas e instrumentos apropriados. Além disso, este profissional pode atuar na manutenção de veículos para garantir uma maior vida útil ao veículo.
Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
4- Motorista
Em 2021, 17 unidades federativas do país apontaram números positivos sobre a criação de vagas para motoristas. Esse dado foi mencionado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que também apontou crescimento do número de contratações nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina para este profissional.
De acordo com a página da profissão, o motorista realiza o transporte de pessoas, cargas, documentos ou produtos para um destino estabelecido. Ele possui conhecimento em leis de trânsito e normas de segurança, itinerários e poderá inspecionar as condições do veículo, como a parte elétrica, pneus e abastecimento de combustível.
5- Piloto de avião
A profissão de piloto de avião é regulamentada desde 1984 e este profissional realiza uma formação bastante extensa, com muitas etapas de preparação. Além disso, os custos envolvidos costumam ser altos e dependem do tipo de aeronave que se pretende pilotar.
De acordo com a página da profissão, o mercado está em alta para a maioria dos estados no país. Segundo o Anuário Brasileiro de Recursos Humanos para Aviação Civil 2019, do Instituto Brasileiro de Aviação, o salário médio dos pilotos de aeronaves da aviação civil é de R$ 16.470,00.
6- Mecânico
A lista contempla mecânico de carros e mecânico? Sim! Vale destacar que o mecânico é o profissional responsável por realizar reparação de problemas em motores e maquinaria, como automóveis e outros veículos de transporte, assim como os equipamentos industriais e outros.
O estado de São Paulo teve mais de 5 mil vagas novas (5.069) para mecânicos em 2021, de acordo com o CAGED. Outros estados do país também apresentaram índices de crescimento, como as 2.663 vagas na Bahia, 3.223 vagas em Goiás, 3.342 em Mato Grosso, 4.217 vagas em Santa Catarina e as 9.929 vagas em Minas Gerais.
Você poderá conferir mais informações sobre contratações de mecânicos na página da profissão da Quero Bolsa.
Confira as avaliações de cursos de graduação na área de Transportes do Guia da Faculdade 2021
7- Comissário de bordo
O comissário de bordo costuma não ter muita rotina, afinal, seu trabalho envolve cruzar os mais variados lugares do país e do mundo. Este profissional tem atuação direta na organização, segurança e conforto dos passageiros em uma viagem aérea. O profissional poderá atuar em diversos cenários, como:
-
recebimento dos passageiros,
-
direcionar as pessoas para suas poltronas,
-
auxílio na disposição das bagagens de mão dentro da aeronave,
-
servir alimentos e bebidas aos passageiros,
-
veicular informações e verificar condições de segurança
8- Engenheiro de mobilidade
O engenheiro de mobilidade é um profissional versátil e apto ao trabalho em vários cenários como, por exemplo, a infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária. Uma das possibilidades de atuação é trabalhar com a realidade dos centros urbanos e, diante deste cenário, sua função é zelar pela sinalização viária e pela organização e planejamento do transporte urbano.
Veja também:
10 profissões que estão em alta na área de Engenharia
10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça