
Profissões que não exigem faculdade: quais carreiras seguir sem um diploma?
Isabella Baliana | 03/04/25Quer trabalhar e ganhar bem sem fazer faculdade? Confira as melhores profissões sem diploma e cursos para começar rápido.
Se você está de olho nas oportunidades de emprego e quer saber mais sobre as tendências de recrutamento, deve estar curioso para descobrir quais serão as profissões em alta para 2021, certo?
Para dar uma mãozinha com essas informações, a Robert Half, empresa de recrutamento especializado, fez um levantamento com alguns indicadores que podem ser muito úteis nessa análise de mercado.
Com a pandemia mundial vivida em 2020, os profissionais de tecnologia passaram a ser muito demandados e valorizados no mercado de trabalho. A urgência de uma transformação digital fez com que a área ganhasse destaque e aumentasse o número de contratações. Outros impactos significativos no setor foram a disputa pelos melhores talentos e as remunerações desses profissionais, que tiveram uma inflação salarial.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
Cursos que você pode fazer para trabalhar na área de Tecnologia.
Depois dos desafios de 2020, a saúde financeira das empresas também vai precisar de atenção. A melhor alocação de recursos deve ser uma preocupação para quem trabalha na área, assim como a redução de custos e a geração de receita com negócios secundários.
Cargos de destaque
Áreas em alta
A crise econômica causada pelo coronavírus também fez com que a demanda por profissionais especializados em fusões e aquisições crescesse. Outro grande segmento que acabou se desenvolvendo com o isolamento social foi o de operações de compra com o uso da tecnologia, por isso profissionais que trabalham em bancos com reestruturação digital passaram a ser mais demandados.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
Cursos que você pode fazer para atuar no Mercado Financeiro.
Para quem atua nessa área, o grande desafio envolve o enfrentamento de um mercado competitivo. O profissional vai precisar pensar em produtos e serviços que englobem necessidades do momento, como riscos financeiros e segurança cibernética no trabalho remoto. A tendência do segmento chama-se know your customer (KYC) e permite que exista uma precificação mais justa e de acordo com as necessidades do cliente.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
A sustentabilidade e a área de Engenharia Civil são as áreas que mais se destacam quando o assunto é Engenharia em 2021. A eficiência energética e uma possível retomada da construção civil podem ser as grandes promessas do setor. As compras online, impulsionadas pela pandemia, também alimentaram uma transformação logística, portanto, acompanhar tendências de logística inteligente é primordial.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
Cursos que você pode fazer para atuar na área de Engenharia.
A tecnologia também impacta cada vez as áreas de Marketing. Ela torna possível a otimização de campanhas e de estratégias de comunicação. Certamente, com um mercado mais fragilizado por conta da pandemia e da crise econômica, os profissionais vão enfrentar grandes desafios.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
Cursos que você pode fazer para atuar em Vendas e Marketing.
Quem atua na área de RH teve um papel fundamental durante a pandemia. Além de administrar o grande corte de funcionários em algumas empresas, esses profissionais tiveram pela frente a adaptação de equipes ao home office, os cuidados com o bem-estar das pessoas de uma forma remota e a manutenção da produtividade e do engajamento dos colaboradores. Para 2021, ficam os desafios de ser estratégico sem perder o lado humano. A área de Treinamento e Desenvolvimento também é promissora.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
Um novo termo que surge na área por causa dos avanços da tecnologia: é o legal design. Ele tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes em relação a assuntos jurídicos e é um conceito que tende a ganhar espaço nos escritórios. A ideia é que as barreiras de comunicação sejam quebradas e que as necessidades de clientes e empresas sejam atendidas. A área cível também apresenta uma tendência de alta, já que muitas empresas planejam uma retomada de atividades e viveram um cenário de renegociação de contratos e reestruturação de dívidas.
Cargos de destaque
Carreiras promissoras
Áreas em alta
Segundo o levantamento, 53% dos empregadores afirmaram que os salários não devem passar por grandes alterações em 2021. A pesquisa Robert Half englobou 300 líderes brasileiros e foi realizada em julho de 2020.