O curso de Psicologia é um dos mais buscados no Brasil por estudantes de graduação. Segundo o Censo da Educação Superior de 2022, a formação teve 314.543 matrículas no ano da pesquisa. O número é inferior apenas aos estudantes matriculados nos cursos de Pedagogia (821.864), Direito (671.726), Administração (638.789), Enfermagem (457.968) e Contabilidade (327.499).
Encontre bolsas de estudo de até 90% para Psicologia

O estudante que segue o caminho profissional da Psicologia pode ter diversos motivos para trilhar a área psicológica, como, por exemplo, o interesse na compreensão do comportamento humano, fascínio pela mente humana, diversidade de áreas de atuação e potencial de carreira ou estabilidade profissional.
Pensando no aspecto financeiro, a Revista Quero divulga Quais áreas da Psicologia ganham mais? As informações foram veiculadas pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e são baseadas nas contratações que aconteceram em 2023, em todo o Brasil.
Leia mais:
Melhores faculdades privadas de Psicologia: veja quais são
Teste Vocacional de Psicologia
Psicólogo do Trabalho – R$ 6.769,69
O psicólogo do trabalho é um profissional que atua no ambiente corporativo, promovendo o bem-estar emocional e o desempenho eficiente dos colaboradores. Ele avalia questões como satisfação no trabalho, relações interpessoais e estresse, oferecendo suporte e desenvolvendo estratégias para melhorar o ambiente laboral.

Psicólogo Jurídico – R$ 6.603,30
O psicólogo jurídico é especializado na interface entre psicologia e direito, avaliando comportamentos, personalidades e relações em contextos legais. Ele atua em avaliações psicológicas de réus, testemunhas e vítimas, além de oferecer suporte em questões como guarda de crianças, violência doméstica e mediação de conflitos.