Neuropsicólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que alia psicologia e neurologia no tratamento de pacientes

Profissional pode atuar na análise de como as estruturas cerebrais afetam funções cognitivas

neuropsicólogo

Sobre a profissão

O neuropsicólogo é um profissional da Psicologia que a conecta com a Medicina: seu trabalho é investigar, analisar e tratar pacientes com problemas relacionados à interação entre cérebro e funções cognitivas.


Em outras palavras, esse profissional é responsável por desenvolver relatórios que apoiam diagnósticos e auxiliar no tratamento de questões relacionadas à memória, ao comportamento, às emoções, ao raciocínio e à aprendizagem, entre outros.



Ele atua de forma multidisciplinar: seu trabalho comumente envolve outros profissionais de Psiquiatria, Neurologia e Psicologia também, uma vez que o neuropsicólogo serve como ponte para a interação entre esses diferentes ramos da área da saúde diante de casos mais ou menos complexos.

O trabalho do neuropsicólogo está fortemente vinculado à busca por profissionais que criem um plano de tratamento para pacientes que apresentem dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, necessidade de reabilitação física; casos em que se torne evidente que o problema está na relação entre questões cerebrais e as ações cognitivas.


Nesses casos, esse profissional realiza a avaliação neuropsicológica, investigação profunda a respeito de como se dão a memória, a linguagem e as funções executivas do paciente. A partir de uma série de etapas complexas, que envolvem entrevistas com o paciente e com os familiares, exames de imagem e laboratoriais de todos os tipos, bem como vários tipos de testes neuropsicológicos, o neuropsicólogo consegue elaborar um relatório que aponta os melhores caminhos para o tratamento do paciente. Com base nesses relatórios, o médico responsável pode, então, fechar um diagnóstico.



O salário médio de um neuropsicólogo no país é de R$ 3.231,11, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O neuropsicólogo pode trabalhar em hospitais, clínicas, instituições de saúde mental, clínicas de reabilitação.

Por que ser um Neuropsicólogo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Neuropsicólogo

    Como se tornar um Neuropsicólogo?

    Além de graduar-se em Psicologia e obter o registro profissional regularizado, o neuropsicólogo deve especializar-se na área de Neuropsicologia dentro da graduação ou posteriormente, em uma pós-graduação, para então conseguir atuar na área. Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Neuropsicologia, não deixe de ver as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.