
Enem 2025: quem pediu isenção precisa fazer a inscrição?
Isabella Baliana | 01/04/25Entenda se quem pediu isenção no Enem 2025 precisa também fazer a inscrição para participar
Logo que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é divulgado, todo mundo fica ansioso para ver se com o desempenho alcançado vai ser suficiente para atingir os objetivos pretendido.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O que muita gente não sabe é que existe uma diferença entre nota do Enem e média do Enem que pode influenciar nas escolhas e nas decisões tomadas.
Quem faz o Enem recebe cinco notas na prova, ou seja, uma para cada área do conhecimento:
Somente o Inep (órgão responsável pela aplicação da prova) consegue fazer o cálculo dessas notas. A metodologia de correção utilizada nas quatro áreas do conhecimento com as provas objetivas é a da TRI (Teoria de Resposta ao Item), um método que basicamente busca verificar o conhecimento do candidato e evitar os famosos “chutes”.
A redação segue uma linha de correção diferente, com dois professores avaliando inicialmente os textos ou até mesmo mais pessoas se as notas dadas forem muito diferentes. Ao todo, cinco competências (valendo de 0 a 200) são consideradas.
Veja mais: Como é corrigida a redação do Enem?
A média do Enem é o valor obtido quando se soma as notas individuais de cada área e divide por 5. O que acaba gerando muito dúvida nas pessoas é como calcular a média do Enem. A seguir, você aprenderá como fazer isso!
A média simples do Enem é calculada somando as notas das cinco provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação) e dividindo por cinco. Por exemplo, se você tirou as seguintes notas no Enem:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias= 658
Ciências Humanas e suas Tecnologias= 670
Ciências da Natureza e suas Tecnologias=520
Matemática e suas Tecnologias= 550
Redação= 660
Você precisa fazer a seguinte conta: (658 + 670 + 520 + 550 + 660)/5= 611,6. Isso quer dizer que a sua média no Enem é 611,6.
Programas como o Prouni, Fies e Sisu exigem esse cálculo de média do Enem. No Prouni, para conseguir bolsas de 50% ou até mesmo 100%, é preciso que o candidato obtenha média nas provas do Enem de, no mínimo, 450 pontos e não tenha zerado a redação, além de requisitos de renda familiar.
Para o Fies e conseguir o financiamento das mensalidades, a média do Enem exigida é de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além, disso, são considerados outros requisitos de renda familiar.
No Sisu, a média é por pesos. As universidades estabelecem pesos específicos para cada prova do Enem de acordo com o curso. Eles podem ter variações até mesmo em relação ao curso concorrido. Por exemplo, se o curso é mais voltado para a parte de Humanas, o peso na área de Linguagens pode ser maior que um curso de Exatas.
Veja mais: Guia completo do Sisu, Prouni e Fies
Os pesos das provas do Enem podem ser encontrados nos sites das universidades, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao Sisu.
Para Prouni e Fies, considere peso 1 em todas as provas.
Leia também: Como estimar sua nota do Enem?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Depois de todas essas informações, chegou a hora de calcular. A média simples do Enem é encontrada ao somar as notas das cinco provas e dividir isso por cinco.
O cálculo pode ser mais complexo (mas nada muito difícil, fique tranquilo) quando são colocados pesos para cada uma das provas do Enem, de acordo com o que for estabelecido pela instituição de ensino superior. Desta forma, a média será obtida somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos.
Leia mais: Como calcular a nota do Enem?
Se você ainda está achando um pouco difícil, utilize o Simulador de Notas do Quero Bolsa, para ter uma ideia melhor da sua nota.
A média do Enem também pode ser usada como processo seletivo para entrar em várias faculdades.
Com a Quero Bolsa isso é possível, afinal, você pode garantir uma vaga com desconto de até 80% em mais de mil faculdades em todo Brasil com a plataforma.
Diferentemente dos programas do governo, na Quero Bolsa não é preciso comprovar renda. Você acessa o site, escolhe a bolsa de estudo que se encaixa no seu perfil e consegue o desconto até o fim do curso. Veja as bolsas disponíveis:
São mais de 1.000 faculdades parceiras. Confira:
No site, ainda é possível visualizar informações sobre diversas instituições de ensino e cursos superiores. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.
Veja também: Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade
+ Como ver minha nota no Enem
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.