Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular

Qual faculdade fazer? Cursos promissores para 2020

por Gustavo Stein em 22/03/16 120 mil visualizações

Indecisos do Vestibular - Esse era o nome de uma das mais famosas comunidades do falecido Orkut. Em meados dos anos 2000, milhares de estudantes de ensino médio compartilhavam as frustrações em relação à indecisão na hora de decidir qual curso e qual faculdade fazer.

Quase 10 anos se passaram e a situação continua a mesma, só a rede social que mudou. Se você se identifica com esse problema e também está em dúvida sobre qual curso escolher, continue lendo! Esse post pode ser a sua salvação. 

Um dos maiores motivos para esse problema é a incerteza em relação ao retorno financeiro do curso pretendido. É verdade que na hora de escolher qual faculdade fazer, deve-se escolher um curso que tenha a ver com a sua personalidade e que vai te deixar feliz (a gente falou sobre isso aqui), mas com certeza ganhar um salário bom te ajudará a alcançar a realização pessoal. Ainda mais quando o país se encontra em um período de crise intensa, com projeções nada animadoras para os próximos anos. 

Por isso decidimos reunir uma lista de cursos com expectativas muito promissoras para 2020.

Tecnologia
Seja em período de crise ou mesmo na prosperidade, profissões que reinventam processos e otimizam tarefas sempre terão lugar privilegiado no mercado de trabalho. Se você procura qual faculdade fazer, saiba que a área de tecnologia não é só para aqueles que procuram arranjar um emprego ao se formar. 

Quem quer ter um negócio próprio também deve ficar de olho nesse setor. O site americano INC recentemente listou os oito setores mais promissores para se começar um negócio nos próximos anos. Dentre eles, seis são da área de tecnologia: fabricação de drones, realidade virtual, inteligência artificial, leitura biométrica, software de detecção de fraude e análise & tecnologia de alimentos.

Outro argumento a favor da área de tecnologia é que com essa tendência crescente de substituição de pessoas por máquinas na maioria das profissões tradicionais, a única forma de garantir que você não será substituído por um robô é se você estiver produzindo esses robôs. 

Então já sabe né? Quer escolher um curso que vai te dar a certeza de oportunidades profissionais e empreendedoras, escolha a área de tecnologia.

Cursos com destaque:

Ciência da Computação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Engenharia da Computação

 
 

Sustentabilidade

Outra área muito promissora é a de sustentabilidade. Se, ao falar sobre sustentabilidade, a imagem que vem à sua cabeça é de ativistas do Greenpeace, vamos desmitificar esse conceito. 

Além do aspecto ambiental - que claramente é muito importante - as principais carreiras que estão em processo de ascensão são as que conciliam a sustentabilidade com os interesses financeiros das empresas. Com a intensificação do espírito social e empático das novas gerações, cada vez mais as empresas buscam dar atenção à responsabilidade social e ao papel que desempenham na organização social. 

Antigamente o que se esperava de um designer de produto, por exemplo, era que criasse algo útil, bonito e ergonômico. Hoje em dia, um profissional que consegue incorporar esses aspectos em um produto que além de tudo é ecoeficiente, ganha uma vantagem enorme no mercado de trabalho. Carreiras que lidam com fontes de energia alternativa, petróleo e derivados, biotecnologia, urbanismo e mobilidade ganharão destaque ao longo dos próximos anos.

Cursos com destaque:

Engenharia Ambiental
Engenharia Química
Engenharia Agronômica
Engenharia Florestal
Engenharia de Petróleo
Design de Produtos

 
 

Vendas Online

Um setor que cresce 15% durante uma das maiores crises econômicas do país não poderia passar despercebido nessa nossa lista. O mercado de e-commerce tem uma ótima perspectiva de crescimento para os próximos anos. Gigantes do varejo como Marisa e C&A já estão fechando lojas físicas e focando investimentos no comércio virtual. 

Mas então, quais os cursos indicados para entrar nesse mercado? Além das áreas tecnológicas, presentes nos processos de criação e manutenção dos sites de vendas, também teremos um crescimento na busca por profissionais ligados à área de marketing e geração de conteúdo. Profissionais que se especializam em mercados digitais, terão uma enorme gama de possibilidades profissionais num futuro próximo.

Cursos com destaque:

Administração
Design
Marketing
Publicidade e Propaganda
Ciência da Computação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 


E aí, esse post te ajudou a ter uma ideia melhor do curso que pretende fazer? Agora tá em dúvida qual Universidade escolher? Dá uma olhada aqui: Saiba como escolher a melhor Universidade para você.


Tags

Carreiras

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2017 CNPJ: 10.542.212/0001-54