3. Novos materiais didáticos
Os materiais didáticos também mudaram com a transformação digital da educação. Se, antes, a tecnologia era apenas mais uma ferramenta usada pela turma para aprender, com frequência limitada ao ambiente doméstico e às leituras “extras”, hoje, ela é parte fundamental da sala de aula.
Neste sentido, palestras e artigos de fácil acesso online se tornaram parte do cotidiano acadêmico. Mais do que isso, não é incomum que alunos de instituições de educação superior (IES) tenham acesso a ferramentas como as bibliotecas digitais, que oferecem uma ampla variedade de materiais a serem consultados de qualquer lugar.
Deste modo, o uso de apostilas passou a ser complementado por outras ferramentas tecnológicas. Agora, quando pensamos em “materiais didáticos”, nos voltamos a muito mais do que folhas de papel.
Confira: Qual o papel das famílias na educação dos filhos atualmente?
+ Educação sexual: qual importância para crianças?
Qual a importância da transformação digital na educação?
A transformação digital na educação toma forma em um contexto em que também são observadas outras mudanças promovidas pela tecnologia. Neste sentido, ela caminha lado a lado com a transformação observada, por exemplo, no mercado de trabalho.
E, quando pensamos na importância dessas mudanças no setor educacional, vale ter em mente, em primeiro lugar, que é papel desse setor formar os alunos para a sua atuação também fora da sala de aula, tanto profissionalmente quanto na vida em sociedade. Assim, o uso da tecnologia como um alicerce da educação já era não só esperado, mas inevitável.
Portanto, o principal benefício desta transformação, e o motivo pelo qual ela se torna tão relevante hoje em dia, é a aproximação entre as expectativas do mundo fora da sala de aula e a educação dos alunos dentro deste ambiente.
Afinal, quanto mais a tecnologia, associada à educação, promove o desenvolvimento das habilidades e competências buscadas pelo mercado e pela sociedade, garantindo a empregabilidade, mais elas preparam corretamente os estudantes para atuar neste mundo — seu objetivo principal.
Veja mais: Poliedro abre inscrições para o simulado digital da Fuvest 2023
+ 12 melhores profissões para quem quer ser nômade digital e trabalhar por aí
No entanto, cabe destacar, também, outros pontos em que a transformação digital se torna importante, tanto para os estudantes quanto para as instituições de educação superior que aderem a ela. Veja alguns exemplos:
Importância da transformação digital na educação para estudantes
-
Aulas mais dinâmicas: a transformação digital promove a criação de salas de aula com alunos mais engajados, mais motivados e mais participativos, o que influencia positivamente na absorção de conteúdo.
-
Entrega de trabalhos e visualização de mensagens: com a tecnologia, o estudante tem a sua entrega de trabalhos de curso facilitada, a partir de ferramentas pensadas para esta submissão.
Da mesma forma, a visualização de recados e mensagens importantes se torna possível e mais simples com o uso de aplicativos de mensagens, por exemplo.
-
Novas formas de avaliação: as provas passam a ter diferentes formatos, deixando de ser apenas avaliações em papel e se tornando também avaliações online. Isso possibilita o exercício da criatividade e da resolução de problemas. Promove, para os estudantes, a construção de conhecimento real, a partir da prática.