Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Todos os segredos para preparar a tese de doutorado perfeita

* Texto escrito pelo colaborador Marcos Cardinalli

Você sabe o que é doutorado? Esse tipo de pós-graduação que titula o estudante como doutor em um determinado campo de conhecimento é muito almejado por aqueles que constroem uma carreira. Porém, para você atingir esse grau é necessário preparar uma tese de doutorado

aluno apresentando tese de doutorado
Todos os segredos para preparar a tese de doutorado perfeita

A tese de doutorado é o resultado de um trabalho de muita pesquisa e anos de pesquisa, produção e leitura. Diferentemente de uma dissertação de mestrado, a tese precisa abordar um ponto acadêmico e científico inédito. 

Nessa matéria da Revista Quero é possível entender totalmente qual é a diferença entre o mestrado e o doutorado, os quais, apesar de se encaixarem na categoria de pós-graduação stricto sensu, têm grande diferenciais. 

O que é o Doutorado?

O curso de Doutorado aprofunda conhecimentos em certa linha de pesquisa. Assim como o mestrado, é uma pós-graduação stricto sensu. Além dessa categoria também existem as pós-graduações lato sensu, que são as especializações e os cursos de MBA. Veja nessa matéria da Revista Quero quais são as outras diferenças entre as modalidades.

Falando em doutorado, ele é considerado como o nível de titularização mais alto entre as pós. Isso porque ele possui um campo de pesquisa e conhecimento mais aprofundado e com linhas específicas, de acordo com o interesse do estudante, sempre explorando sua capacidade de encontrar problemas e suas soluções.

Saiba mais:
Por que fazer uma pós-graduação deve ser sua prioridade?
É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?

Enquanto no mestrado o aluno conheceu os caminhos teóricos e as produções de sua linha de pesquisa, o doutorado se aprofunda na produção de conhecimento pelo próprio aluno, de forma a desenvolver ainda mais a linha de pesquisa em questão.

Por isso, geralmente o mestrado é, na maioria das vezes, obtido anteriormente ao doutorado. O título de doutor é conquistado depois da apresentação de uma tese de doutorado original, bem documentada e bem avaliada por uma banca composta por professores com titulação, no mínimo, de doutores. Confira nessa matéria publicada pela Revista Quero quem são as pessoas que podem ser chamadas de dotô "doutor".

Tese: entenda definitivamente!

Com uma duração que geralmente varia entre 24 a 48 meses, o estudante de doutorado mergulha num universo de leitura, produção de artigos e carga horária em sala de aula. Tudo isso é combinado ao trabalho na linha de pesquisa na qual o curso está inserido. 

Durante esse período, o aluno desenvolve uma tese de doutorado, que deverá ser apresentada ao final e sua avaliação para a obtenção do título de doutor. 

A tese de doutorado é o trabalho acadêmico que contém uma contribuição inédita e importante para a área de pesquisa do curso. Todo estudante que conclui essa pós-graduação deve ser capaz de produzir uma tese cuja proposição possa ser defendida e discutida com base em pressupostos, problematizações e hipóteses que resultam de leituras, observações e investigações aprofundadas. 

Projetando a tese de doutorado

Assim com o mestrado, o aluno, no início do curso, elabora um projeto de pesquisa que o orientará durante o curso. Esse projeto define os pilares da pesquisa que resultará numa dissertação, no mestrado, e numa tese, no doutorado

Saiba mais:
Como é a rotina de um estudante no doutorado?
Como é o curso de Doutorado?

A pesquisa científica deve sempre ser feita por meio de pressupostos que sejam bem embasados teoricamente. Alguns pontos devem ser bem pensados na elaboração da estrutura de uma tese de doutorado: 

  • Tema: precisa, antes de tudo, representar uma importante adição aos conhecimentos da linha de pesquisa em questão. Por isso ele deve ser inédito, ou seja, uma ideia diferente não debatida por outros pesquisadores. 

    Uma nova discussão, baseada em hipóteses e pressupostos coerentes, com embasamento teórico correto e único que resulta numa tese com potencial de contribuição para a ampliação dos conhecimentos da área. 

  • Referencial teórico: o embasamento científico é um elemento de extrema importância na composição da tese de doutorado. Buscar nos trabalhos teóricos já publicados por autores dentro da linha de pesquisa estudada, embasamento para desenvolver seu tema, é de essencial importância, pois, numa tese, estamos ampliando a gama de conhecimentos em um campo com novas hipóteses, pontos de vista e resultados.


  • Justificativa: todo trabalho científico deve ser justificado. É preciso ser convincente ao argumentar sobre os motivos de seu trabalho de pesquisa existir e de que forma seus resultados contribuirão para a academia.


  • Objetivo: é de extrema importância que se apresente de maneira clara e concisa os objetivos do trabalho. A tese precisa ter um resultado e aqui é necessário que o que se espera da pesquisa seja bem definido.


  • Hipóteses: ao apresentar os objetivos, também apresentamos as hipóteses, que são as possibilidades de resultados baseados nos caminhos e objetivos do trabalho acadêmico. Tanto no mestrado, quanto no doutorado, as hipóteses são partes importantes e essenciais da pesquisa.

A estrutura da tese de doutorado

A tese de doutorado, resultado do trabalho de pesquisa, leitura e indagações durante todo o período do curso, é um trabalho escrito composto de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

gif tese de doutorado
Tire suas dúvidas para fazer a tese de doutorado perfeita

Os elementos pré-textuais são, essencialmente, a capa, folhas de rosto e de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos em português e em uma língua estrangeira – quase sempre o inglês. Também é necessário conter sumário e listas de elementos, como ilustrações, tabelas, quadros, abreviaturas, siglas e símbolos. 

Os elementos textuais são os mais importantes do trabalho e se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por meio desse conteúdo, o aluno transportará as indagações, metodologias e resultados de sua pesquisa, explanando em texto a importância de seu trabalho para o campo científico da linha de pesquisa estudada. Estes elementos podem ser divididos em capítulos, de acordo com os tópicos distintos do texto. 

É preciso ter atenção no desenvolvimento, onde estarão os principais argumentos da discussão de sua pesquisa, depois de inseridos na introdução e, posteriormente, endossados com a conclusão do trabalho.

Ao fim do trabalho estarão os elementos pós-textuais. Estes são as referências, onde são elencadas as origens de todas as citações do trabalho. As referências devem ser enumeradas de acordo com as normas. Isso quer dizer que todo o trabalho deve ser muito bem referenciado!

Após as referências, também temos os apêndices e anexos, textos que se acrescentam ao trabalho e funcionam, por exemplo, como complemento e comprovação de informações. 

Saiba mais:
Como preparar uma tese de doutorado?
O que é doutorado profissional?

Tese aprovada e o título de doutor

A aprovação da tese de doutorado por uma banca especializada é componente essencial e indispensável para a obtenção do título de doutor. Uma pessoa com tal título é capaz de pesquisar e desenvolver conhecimento para um campo específico, resultado de um longo período de estudos e obtenção de meios.

Após a aprovação, a tese de doutorado pode ser publicada de algumas formas, como artigo, livros ou o que for da vontade do pesquisador. 

O título de doutor traz vantagens. Alguns cargos oferecem benefícios como aumento salarial e possibilidade de promoções. Outros exigem a titulação para que a função seja exercida. Ser um doutor também pode trazer algumas vantagens, como em resultados de concursos públicos.

Mas, mais importante é compreender que fazer um doutorado, elaborando uma tese bem escrita e resultando na obtenção do título de doutor, é mais um passo na formação de pensamento crítico e ampliação de conhecimentos.

Como iniciar meu doutorado?

Como dissemos, o doutorado é o nível mais alto da pós-graduação. Antes dele também existem as especializações, MBA e o mestrado. Como o doutorado é mais voltado para a área da pesquisa acadêmica, o estudante normalmente faz o mestrado anteriormente. Porém, nada impede que o profissional também tenha realizado uma pós-graduação lato sensu. 

Independentemente da sua decisão, uma pós-graduação pode mudar o seu futuro e realizar os seus sonhos: seja como pesquisador ou seja no meio corporativo. Afinal de contas, manter os estudos em dia é muito necessário!

Para isso, acredito que você esteja procurando a melhor oportunidade, certo? Então que tal dar uma olhada no site do Quero Bolsa? A plataforma online disponibiliza milhares de opções de bolsas para pós-graduação de diversos níveis - e com descontos que chegam a 80%. 

Veja abaixo algumas oportunidades do site e filtre, à esquerda da tela na nova janela, pelo tipo de pós-graduação que você está buscando:

Melhores pós-graduações


Onde fazer uma pós-graduação?

Para dar esse passo tão importante quanto escolher onde fazer a sua pós-graduação, inclusive um doutorado, é necessário focar nas melhores instituições. Para isso, deixamos aqui uma lista de instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de pós. Confira:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54