Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2024 provavelmente já está especulando qual vai ser o tema da redação. Essa parte da prova costuma interessar bastante os candidatos, porque é responsável por uma parcela significativa da pontuação final.
Em 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em 2024, ainda não é possível saber qual será o assunto abordado, porém, já dá para fazer apostas.
Veja a seguir 5 possibilidades de temas para a redação do Enem 2024, de acordo com o analista de monitoramento e treinamento de corretores de redação da plataforma Redação Nota 1000, Leonardo Baroni.
A redação do Enem exige preparação e prática constante. Entender qual é o modelo exigido pode fazer a diferença no desempenho final.
Estrutura da redação Enem
A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve defender um ponto de vista sobre um tema proposto. A estrutura básica inclui:
Introdução: apresentação do tema e da tese que será defendida ao longo do texto.
Desenvolvimento: dois ou três parágrafos que apresentam argumentos e evidências que sustentam a tese.
Conclusão: retomada da tese e proposta de intervenção para resolver o problema discutido, conforme exigido pela prova.
Se você vai fazer o Enem 2024 é bom estar por dentro dos temas que podem cair na redação.
O analista de monitoramento e treinamento de corretores de redação da plataforma Redação Nota 1000, Leonardo Baroni, explica que o Enem costuma escolher um assunto dentro de algum ‘arco temático’, ou seja, uma grande área, como saúde, educação, política, cultura, entre outros.
Na edição de 2023, cujo tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, o eixo temático explorado foi questões sociais. Já no ano de 2022, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil”, o que se enquadra no arco temático de cultura e questões sociais.
“Levando em consideração os eixos temáticos que costumam aparecer na prova e a atual realidade brasileira, propostas relacionadas à saúde, ao meio ambiente, à tecnologia ou à educação são prováveis para serem exploradas no Enem 2024”, sugere Baroni
Veja abaixo 5 temas que Baroni aposta para a redação do Enem 2024:
1. O uso excessivo de telas atrelado à saúde mental dos brasileiros
É comum que mexer no celular seja a primeira e a última coisa que as pessoas façam no dia. Esse uso excessivo pode contribuir para o desenvolvimento de estresse, ansiedade e depressão.
“A solidão, decorrente da falta de contato direto com pessoas, é cada vez mais recorrente e o transtorno dismórfico corporal, gerado pelos filtros de redes sociais, está crescendo entre crianças e jovens”, justifica o profissional do Redação Nota 1000.
2. O papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas
Outro tema considerado promissor pelo Leonardo Baroni é a emergência climática. Ele explica que as enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 escancaram a necessidade de falar sobre o assunto.
3. A importância da regulamentação da Inteligência Artificial
Com a popularização do Chat GPT e outras inteligências artificiais, ficou difícil encontrar quem não se rendeu às novas tecnologias.
Porém, apesar de amplamente utilizada, “ainda não existem diretrizes para uma regulamentação relacionada aos direitos autorais de quem produz um texto gerado por IA, por exemplo”, destaca Leonardo Baroni
4. Desafios para a promoção da leitura e da alfabetização como ferramentas para o desenvolvimento social e cultural
A leitura e a alfabetização são ferramentas essenciais para o desenvolvimento social e cultural de indivíduos e sociedades. Elas permitem o acesso ao conhecimento, à informação e à cultura, e são fundamentais para o exercício da cidadania, da crítica e da criatividade.
No entanto, apesar da importância reconhecida da leitura e da alfabetização, ainda existem diversos desafios para a sua promoção em todo o Brasil.
De acordo com o especialista da plataforma Redação Nota 1000, uma alternativa para desenvolver o tema seria abordar a valorização dos docentes. Ele ainda acrescenta: “é importante reforçar a necessidade de uma leitura crítica em tempos de hiperconexão e recebimento de muitas informações instantâneas”.
5. Desafios para a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos setores da sociedade
Na edição de 2017, o Enem trabalhou um tema relacionado à inclusão de pessoas com deficiência: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Devido a importância do assunto, Baroni acredita que ele pode voltar a cair na prova.
Vale destacar que, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda existem diversas barreiras que impedem a plena participação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social.