Engenharia de Controle e Automação na UNIB
- 66 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 57,00

Como é o curso de Engenharia de Controle e Automação na UNIB?
Engenharia de Controle e Automação é uma área da engenharia voltada para o desenvolvimento de sistemas que permitem automatizar processos industriais, operacionais e produtivos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: em média, 5 anos
O que você vai aprender?
Bases Matemáticas Para Engenharia
Introdução À Engenharia
Cálculo Vetorial E Geometria Analítica
Física Teórica Experimental I
Como é a faculdade UNIB
Resumo da faculdade
- mais de 1.030 alunos matriculados
- mais de 100 docentes
- 50 cursos de graduação e 48 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
A Unib oferece um projeto pedagógico que trabalha a interdisciplinaridade e a formação humanística. Além das matérias de cada carreira, o aluno também tem contato com disciplinas de conteúdo generalista, como ética e empreendedorismo.
Nota MEC: De acordo com o sistema eMec, a instituição recebeu nota 4 (em escala máxima até 5) no indicador de Conceito Institucional EaD (CI-EaD - 2018), do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a Unib também foi avaliada com duas notas 3 (Índice Geral de Cursos - IGC 2021 e Conceito Institucional - CI 2011).
O curso de Engenharia de Controle e Automação é de nível superior, com duração média de cinco anos, e é oferecido na modalidade bacharelado.
A formação é bastante multidisciplinar, combinando conhecimentos de engenharia elétrica, mecânica, eletrônica, computação e sistemas de controle. Nos primeiros anos, os alunos estudam disciplinas básicas, como matemática, física, química e programação, que servem de base para as matérias mais específicas da área.
Ao longo do curso, os estudantes têm aulas teóricas e práticas sobre automação industrial, sistemas de controle, instrumentação, eletrônica digital e analógica, robótica, inteligência artificial, redes industriais, sensores e atuadores.
Também aprendem a desenvolver projetos e soluções que integram hardware e software para otimizar processos produtivos.
O curso inclui atividades em laboratórios, desenvolvimento de projetos, simulações, estágios supervisionados e, geralmente, exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A formação prepara o aluno tanto para projetar e programar sistemas automatizados quanto para fazer a manutenção, análise e melhoria contínua desses sistemas. É um curso alinhado com as demandas da Indústria 4.0, focando na modernização e digitalização dos processos industriais.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Engenharia de Controle e Automação é uma área da engenharia voltada para o desenvolvimento de sistemas que permitem automatizar processos industriais, operacionais e produtivos.
O engenheiro dessa área projeta, gerencia e implementa sistemas capazes de monitorar, controlar e otimizar máquinas, equipamentos e linhas de produção, com o objetivo de tornar os processos mais eficientes, seguros e precisos.
Essa engenharia combina conhecimentos de mecânica, eletrônica, elétrica, computação e controle, permitindo que os profissionais atuem no desenvolvimento de soluções como robôs, sensores, sistemas de supervisão e controle, além de softwares industriais.
É uma profissão muito ligada à Indústria 4.0, que envolve o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e automação inteligente, para transformar a indústria e diversos setores produtivos.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Engenharia de Controle e Automação