Gastronomia na Unisuam

  • Bolsas a partir de R$ 39,90
4,4

Boa

(11)

Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Gastronomia na Unisuam?

A Gastronomia é o campo do conhecimento que engloba a culinária, bebidas e aspectos culturais relacionados à alimentação. Ele é aplicado em contextos culinários para a preparação de pratos.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: de 2 a 4 anos

O que você vai aprender?

  • Antropologia Da Alimentação Humana

  • Higiene E Segurança De Alimentos

  • Língua Portuguesa

  • Nutrição Básica

Como é a faculdade Unisuam

Avaliação dos Alunos

4,4

Boa

11 avaliações

  • Empregabilidade
    3,6
  • Estrutura
    4,7
  • Professores
    4,6
  • localização
    4,8

Resumo da faculdade

  • mais de 25.000 alunos matriculados
  • mais de 590 docentes
  • 72 cursos de graduação e 146 de pós-graduação
  • 27 unidades

Dúvidas mais frequentes

A UNISUAM possui serviços acadêmicos complementares, desenvolvidos em núcleos de Prática Jurídica, Práticas de Projetos, Apoio ao Empreendedorismo, Relações Internacionais, Apoio Psicopedagógico e Psicologia Aplicada.

A instituição também disponibiliza aos egressos o programa Alumni Unisuam. O serviço oferece descontos em uma nova graduação ou em cursos de especialização, vagas de emprego, direcionamento para estruturação de negócios e programas de divulgação.

São mais de 40 opções, distribuídos entre as modalidades presencial e EAD, nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Engenharias e Saúde,

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gastronomia deve preparar o profissional para, entre outros itens:

  • Conceber planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;

  • Criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes;

  • Diferenciar e coordenar técnicas culinárias;

  • Validar a segurança alimentar;

  • Identificar novas perspectivas do mercado alimentício;

  • Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Caso queira dar prosseguimento aos estudos, o aluno pode ingressar numa pós-graduação na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, por exemplo.

A duração da faculdade de Gastronomia é de, em média, 2 anos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do MEC. Entretanto, em grau de bacharelado, a extensão pode ser maior, chegando a 4 anos de formação.

Vale ressaltar que as instituições de ensino superior ofertam, majoritariamente, a formação em Gastronomia em nível tecnológico, resultando em uma carga horária reduzida, de, em média, 1.600 horas.

Ao final do curso, o estudante deve realizar o TCC em Gastronomia (Trabalho de Conclusão de Curso). A atividade é desenvolvida por meio da escolha prévia de um tema por parte do aluno, que deve esmiuçar o conteúdo por meio de uma apresentação oral e textual.

Vale destacar que a disponibilização do TCC por parte da instituição de ensino é opcional. Cabe às faculdades, universidades e centros universitários a categorização da grade curricular e metodologia adotada.

O curso de Gastronomia é disponibilizado em diferentes níveis de formação, como tecnológico, bacharelado e técnico. Em nível tecnológico, o curso possui viés prático, preparando o aluno para uma inserção profissional. Já o bacharelado, com cerca de 4 anos de duração, oferece uma formação mais ampla e aprofundada, abrangendo desde as técnicas culinárias até a gestão de negócios na área de alimentação. Por fim, o curso técnico é mais curto, ideal para quem busca uma rápida capacitação profissional específica na área de cozinha e serviços relacionados à gastronomia.

Qual é a diferença entre gastronomia e culinária?

Gastronomia e culinária são termos relacionados, mas têm significados ligeiramente diferentes:

Gastronomia

: É um campo mais amplo que abrange não apenas a preparação e o consumo de alimentos, mas também aspectos culturais, históricos, sociais, econômicos e científicos relacionados à comida. A gastronomia inclui o estudo dos ingredientes, técnicas de preparação, apresentação dos pratos, tradições culinárias, influências regionais e internacionais, além de aspectos como nutrição, sustentabilidade, marketing e gestão de negócios na área de alimentos e bebidas.

Culinária

: Refere-se especificamente à arte de cozinhar e preparar alimentos. Envolve o conhecimento e a prática das técnicas de preparação, combinação de ingredientes, métodos de cozimento e apresentação dos pratos. A culinária está mais focada na execução prática da preparação de alimentos, enquanto a gastronomia abrange uma compreensão mais ampla e abrangente da comida e de todos os elementos que a envolvem.

Veja, também, ofertas para o curso técnico de Gastronomia.

A Gastronomia é o campo do conhecimento que engloba a culinária, bebidas e aspectos culturais relacionados à alimentação. Ele é aplicado em contextos culinários para a preparação de pratos.

O curso de Gastronomia tem o objetivo de formar profissionais capazes de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias em diferentes contextos de serviços de alimentação. Os alunos aprendem a montar pratos, aplicar técnicas culinárias diversas e a valorizar a ciência dos ingredientes.

A grade curricular inclui disciplinas que abordam planejamento, controle de custos, coordenação de equipes, segurança alimentar e projetos de montagem de cozinha. Além disso, os estudantes aprendem a utilizar os utensílios, equipamentos e matéria-prima presentes em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Eles também desenvolvem habilidades para articular e coordenar empreendimentos gastronômicos e avaliar as perspectivas do mercado alimentício.

Para o desenvolvimento do curso, é requerida uma infraestrutura mínima por parte da instituição, que inclui biblioteca com acervo específico, laboratório de informática, cozinhas para prática, laboratórios de análise sensorial de alimentos e de bebidas, laboratório de panificação e confeitaria, além de restaurante didático.

Após concluírem o curso, os profissionais de Gastronomia podem trabalhar em centros gastronômicos, embaixadas, empresas de hospedagem e lazer, hospitais, indústria alimentícia, parques temáticos, restaurantes comerciais, institucionais e industriais, entre outros. Também podem atuar como chefes de cozinha.

O programa também oferece a possibilidade de prosseguimento de estudos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos por meio de uma pós-graduação. A duração do curso é de 1.600 horas, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação (MEC).

Qual a principal função da gastronomia?

A principal função da gastronomia é estudar e explorar a comida de maneira abrangente, envolvendo não apenas a preparação e o consumo de alimentos, mas também aspectos culturais, sociais, históricos, econômicos e científicos relacionados à comida. Algumas das funções específicas da gastronomia incluem:

Exploração Cultural: A gastronomia ajuda a entender as tradições culinárias de diferentes regiões e culturas ao redor do mundo, incluindo ingredientes típicos, técnicas de preparação e pratos tradicionais.

Desenvolvimento de Paladar: Ela promove a apreciação da diversidade de sabores, texturas e aromas dos alimentos, incentivando a experimentação e a descoberta de novos ingredientes e combinações.

Nutrição: A gastronomia pode ser usada para promover uma alimentação saudável e equilibrada, explorando ingredientes nutritivos e técnicas de preparação que preservam os valores nutricionais dos alimentos.

Inovação: Ela estimula a criatividade na cozinha, encorajando a experimentação com novos ingredientes, técnicas de preparação e estilos culinários, contribuindo para o desenvolvimento de novos pratos e tendências gastronômicas.

Sustentabilidade: A gastronomia pode promover práticas sustentáveis na produção, distribuição e consumo de alimentos, incluindo o uso de ingredientes locais e sazonais, o combate ao desperdício de alimentos e a adoção de práticas agrícolas eculinárias ambientalmente responsáveis.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade