Conheça opções para entrar na faculdade sem vestibular
Já faz algum tempo que os vestibulares deixaram de ser a única maneira de se ingressar no ensino superior
Atualizado em 27/02/2020
Depois da 3ª série do Ensino Médio, quem não passou no vestibular ainda tem os cursinhos pré-vestibulares on-line e os cursinhos presenciais preparatórios para o vestibular, além da opção de estudar sozinho em casa.
O problema é que muita gente que parou de estudar há um tempo já não tem mais pique nem tempo disponível para conciliar trabalho, família e estudos a fim de se preparar para um exame vestibular. Isso pode fazer com que algumas pessoas acabem desistindo antes mesmo de tentar.
Se esse é seu caso, sabia que existem formas de entrar na faculdade, sem prestar vestibular? Vamos enumerar algumas delas aqui para você, confira!
Formas de ingresso na faculdade sem vestibular
Programas de avaliação seriada ou continuada
Nesta modalidade de seleção, o candidato é avaliado em diferentes momentos da sua formação no Ensino Médio, uma prova a cada ano. O curso superior a ser seguido é escolhido antes da última prova. É feita uma média das três notas e as vagas são distribuídas de acordo com a classificação dos candidatos. É o caso, por exemplo, de instituições como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Universidade de Pernambuco (UPE).
Histórico escolar
Algumas instituições de Ensino Superior permitem o ingresso dos candidatos via análise do histórico escolar durante o Ensino Médio. É o caso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que classifica os candidatos por meio das notas do Ensino Médio e do currículo profissional.
Enem
Fazendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) você pode se livrar de muitos vestibulares em faculdades particulares também. Muitas usam a nota do Sisu dos candidatos como uma das opções para autorizar o ingresso dos alunos. Algumas ainda oferecem bons descontos para aqueles candidatos que mandarem muito bem no Enem.
Sisu
Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é possível entrar em faculdades públicas de todo o Brasil sem passar pelo vestibular. O sistema utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos e distribui-los nas vagas disponíveis na instituição escolhida pelo aluno. Muitas faculdades públicas limitaram o acesso apenas ao Sisu, eliminando os exames vestibulares de seus calendários.
Veja: Notas de corte Sisu
+ Como funciona o Sisu
+ Sisu: 7 dúvidas frequentes sobre o Sistema de Seleção Unificada
Prouni
A nota alcançada no Enem também é importante porque ela serve para classificação no Prouni (Programa Universidade para Todos), um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas. Quanto maior a nota, maiores são as chances de conseguir o benefício.
Veja: Notas de corte Prouni
+ Requisitos Prouni: quem pode participar do Prouni?
Prova agendada
Muitas faculdades privadas optam por oferecer aos candidatos a opção de marcar um dia e horário para fazerem as provas. Não deixa de ser um processo seletivo, mas, diferente dos vestibulares tradicionais, acontecem ao longo do período de captação, e não em um ou dois dias específicos – e tensos – nos quais todos os candidatos àquelas vagas comparecem para fazerem as provas ao mesmo tempo. Assim, se você não estiver se sentindo bem no dia agendado, pode remarcar e aproveitar o máximo do seu potencial.
Entrevista
Bastante comum nos Estados Unidos, essa forma de ingresso é geralmente associada a alguma outra forma de avaliação, que pode ser, inclusive, a nota no Enem, uma redação e/ou a avaliação do histórico escolar do candidato.
Quero Bolsa
Com a nota do Enem, vestibular agendado na instituição e até mesmo pelo vestibular online Nota Quero, você pode garantir uma vaga com desconto de até 75% no Quero Bolsa. O Quero Bolsa oferece bolsa em mais de mil instituições, veja algumas:
No Quero Bolsa é possível visualizar informações sobre diversos cursos superiores e instituições de ensino. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.
Embora seja tentador tomar uma decisão tendo como base em qual tipo de processo seletivo você se encaixa melhor, é importante lembrar que existem muito mais coisas em jogo. Na hora de escolher o caminho a seguir no Ensino Superior, verifique as opções de curso e a melhor instituição para você.
Já falamos aqui na Revista Quero sobre o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira e sobre como escolher uma faculdade. Veja as dicas e não deixe que as dificuldades mudem seus rumos, escolha você o seu caminho!
Veja também: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
*Matéria atualizada, originalmente publicada em 29/07/2015.