Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia no notebook
Duração: em média, 5 anos
Ver bolsas

Sobre o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Última atualização: 09/11/2023

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é um programa acadêmico que integra princípios da Biologia, Química e Engenharia, formando profissionais que desenvolvem produtos e tecnologias por meio de componentes biológicos.

O curso é interdisciplinar e abrange uma variedade de áreas, desde a manipulação genética de organismos para a produção de substâncias de interesse até o escalonamento de processos biotecnológicos para a indústria.

A grade curricular aborda as bases teóricas das Ciências Biológicas e Exatas, como biologia molecular, microbiologia, bioquímica, matemática e física, além de conhecimentos específicos da Engenharia, tais como termodinâmica, cinética de processos e operações unitárias.

O curso possui duração média de 5 anos, período em que o aluno desenvolve estudos práticos e teóricos, além de participar de estágios supervisionados e projetos de pesquisa.

O tipo de formação para o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é: bacharelado .

Como é o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é caracterizado pela união entre teoria e prática. Laboratórios bem equipados são utilizados para que os estudantes realizem experimentos e se familiarizem com as técnicas e equipamentos da área.

As metodologias de ensino incluem aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo e individuais, além de projetos interdisciplinares que estimulam a colaboração e a aplicação de conhecimentos.

A avaliação do desempenho dos alunos ao decorrer do curso pode incluir provas escritas, relatórios de laboratório, apresentações orais e projetos de pesquisa.

Algumas instituições de ensino oferecem programas de dupla diplomação e intercâmbio internacional, que permitem aos estudantes uma experiência educacional em um contexto global.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Qual a grade curricular de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia em uma de nossas faculdades parceiras:

    Ver a grade curricular

    O que se aprende na faculdade de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

    No curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, os estudantes compreendem a funcionalidade e desenvolvimento das tecnologias aplicadas para a criação de produtos e serviços, bem como dos processos usados na modificação de sistemas biológicos.

    Eles aprendem, ainda, sobre o DNA recombinante, cultivo de células e tecidos, fermentação e purificação de produtos biológicos.

    Os alunos são instruídos a aplicar princípios de análise de engenharia para resolver dilemas relacionados a processos biotecnológicos, como a otimização de sistemas para aumentar a eficiência e a produtividade.

    Disciplinas como bioestatística e design experimental também são abordadas para que os futuros engenheiros saibam como realizar experimentos de forma rigorosa e interpretar dados científicos corretamente.

    Além das disciplinas específicas, os alunos analisam aspectos éticos e regulatórios relacionados à biotecnologia. O enfoque em inovação e desenvolvimento sustentável também é um pilar do curso.

    Quanto custa uma faculdade de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

    No site da Quero Bolsa, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 1.342,80. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.

    Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.

    Procure o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia ideal para você!

    Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

    Veja como é simples começar a estudar

    1. Encontre seu curso
    2. Garanta sua bolsa
    3. Economize até se formar

    Sobre a carreira de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    Onde o profissional de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pode trabalhar?

    O profissional formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pode atuar em diversos setores, incluindo a indústria farmacêutica, alimentícia, agrícola, química e de biocombustíveis.

    Empresas que se dedicam ao desenvolvimento de produtos biotecnológicos, como vacinas, enzimas e bioinsumos, são locais comuns de atuação. O setor de pesquisa e desenvolvimento também é um campo vasto, englobando instituições acadêmicas, centros de pesquisa e o desenvolvimento de startups biotecnológicas.

    Além disso, os profissionais podem adentrar o setor público, trabalhando em agências reguladoras, órgãos de fomento à pesquisa ou na gestão de políticas públicas relacionadas à biotecnologia.

    Sino de ofertas
    Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

    Como ingressar na profissão de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

    Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

    O mercado de trabalho para o engenheiro de bioprocessos e biotecnologia busca profissionais com sólida formação técnica e capacidade de inovação. É necessário que o profissional mantenha uma atualização contínua, dado o rápido avanço das tecnologias biotecnológicas.

    Habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, liderança e comunicação são valorizadas, assim como a capacidade de trabalhar em ambientes multidisciplinares e multiculturais.

    Conhecimentos em gestão de projetos, noções de empreendedorismo e entendimento de normas regulatórias são considerados diferenciais.

    Nota de corte para Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

    Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

    No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia foram:

    Balões de Conversa - Dúvidas sobre Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
    Está com dúvidas sobre Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

    Perguntas e Respostas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    Tipo de Pergunta
    Recentes